sábado, 24 de maio de 2014

Handebol: história, regras e curiosidades

Handebol

Esporte olímpico e popular em todo o mundo, e de fácil aprendizagem. Esporte completo, podendo-se alinhar corridas, saltos e arremessos.
O handebol caracteriza-se por ser um esporte de quadra, proporciona excelente condicionamento físico muscular e cardiorrespiratório; desenvolve a agilidade, a força, a velocidade e o raciocínio rápido.

A história do  handebol

O handebol foi idealizado na Alemanha por duas versões, uma do alemão Max Heiser, em 1916 e outra do alemão Karl Schellenz, em 1919. No início era praticado por 11 jogadores em cada equipe no campo de futebol. Em 1936, o handebol de campo foi introduzido nas Olimpíadas de Berlim como esporte de demonstração. Em 1972, o handebol de salão foi incluído nos Jogos olímpicos de Munique no masculino e em 1976 em Montreal no feminino.
O handebol chegou ao Brasil em 1930 por imigrantes alemães na região sul e depois a São Paulo onde o esporte difundiu-se.
A International Handball Federation foi fundada em 1927 e a Confederação Brasileira de Handebol foi em 1º de junho de 1979. Atualmente a sede da CBHb é em Aracaju-SE e tem como presidente da entidade o  professor Manoel Luiz Oliveira.

Nomes do handebol no mundo

A palavra handball é oriunda da Alemanha e significa hand-mão e ball-bola. No Brasil é conhecido como handebol, nos Estados Unidos de handball, na Dinamarca de handebold, na Espanha de balonmano e em Portugal de andebol.

 A prática do handebol

O objetivo do jogo de handebol é marcar gol usando as mãos, sendo praticado entre duas equipes com 7 jogadores cada, com 6 na linha e 1 no gol. A equipe é orientada por um técnico e composta por 12 ou 14 jogadores. A arbitragem é formada por quatro profissionais: dois árbitros com igual grau de autoridade, denominados de primeiro e segundo árbitros, um secretário e um cronometrista. O tempo de jogo para homens e mulheres a partir dos 16 anos é de dois tempos de 30 minutos, para os jovens entre 12 e 16 anos serão dois tempos de 25 minutos e para crianças entre 8 e 12 anos, serão dois tempos de 20 minutos, o intervalo será sempre de 10 minutos. A quadra é retangular e mede 40 m de comprimento por 20 m de largura. Os gols têm 3 m de largura por 2 m de altura. Para os homens na categoria adulto, júnior e juvenil, a bola tem entre 58 cm e 60 cm de circunferência e pesa entre 425 e 475 gramas; já as moças do adulto, júnior, juvenil e cadete, além dos meninos das categorias cadete e infantil, utilizam bola com medidas entre 54 cm e 56 cm de circunferência e peso entre 325  e 375 gramas.

Brasil: campeão mundial de handebol feminino 2014

O Brasil sagrou-se campeão mundial de handebol feminino, ao vencer na final a Sérvia por 22 a 20. Foi o primeiro título mundial do handebol brasileiro. Anteriormente, a melhor posição da equipe havia sido o quinto lugar no Mundial do Brasil, em 2011. Além disso, garantiu a sexta colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A armadora brasileira Duda foi eleita a melhor jogadora do campeonato. A seleção brasileira é formada por: Babi, Dara, Duda, Deonise, Alê, Fernanda, Ana Paula, Dani Piedade, Mayara, Déborah Hannah, Samira, Dani Piedade e o técnico Morten Soubak.

As posições de ataque do handebol

- Pivô – é o jogador que atua mais avançado, jogando junto á linha de defesa da equipe adversária, procurando abrir espaços para os companheiros penetrarem dentro da defesa adversária ou criar situações que possa arremessar mais próximo ao gol, na linha dos 6 metros.
- Armadores – são em número de três, tendo a função de preparar as jogadas ofensivas da equipe, criando, também, situações de arremesso a gol.
- Pontas – jogam pelas laterais da quadra, um pelo lado direito e o outro pelo lado esquerdo; têm como função abrir as jogadas, dificultando, deste modo, a marcação da equipe adversária.
- Goleiro – tem função de defender o gol e pode atuar como um jogador de linha.
                     
Curiosidades do handebol ...

- Há mais de 31 milhões de pessoas praticando o handebol no mundo.
- A International Handball Federation tem 180 países filiados, entre eles o Brasil.
- O Brasil tem 230 mil atletas federados.
- Os atletas que praticam handebol são chamados de handebolistas.
- O sergipano Ronaldo participou das olimpíadas de 1992, 19996 e 2004 como capitão da seleção brasileira.
- O handebol é o esporte mais praticado nas escolas do Brasil

As principais regras do handebol

- O jogo é iniciado no meio da quadra com o tiro de saída.
- O jogador só pode dar três passos com a bola na mão.
- Nenhum jogador pode permanecer dentro das áreas de seis metros que circundam os gols, com exceção dos goleiros.
- O goleiro pode atuar como qualquer outro jogador, desde que não saia da sua área conduzindo a bola.
- O jogador pode segurar a bola por até três segundos.
- Ao cometer falta desleal, o jogador pode ser punido com exclusão por 2 minutos ou até cartão vermelho, que elimina do jogo.
- Só existem escanteios se o último jogador a tocar na bola não tenha sido o goleiro.
- Se um jogador está em posição para fazer um gol e sofre falta por trás ou é agarrado, o infrator é punido com um tiro de 7 metros.
- Quando a bola sai pela linha lateral, é cobrado o arremesso lateral, no qual o jogador deve ter um dos pés em cima da linha e o outro fora da quadra.

“O handebol alia a paixão brasileira por fazer gols, só que com as mãos.”

Por Professor José Costa 

3 comentários: