sábado, 21 de junho de 2014

5 estratégias para melhorar a memória

Especialista explica como funciona a memória e como usá-la a seu favor

Nem sempre a memória funciona como gostaríamos. Informações importantes às vezes são esquecidas e coisas que deveriam ficar para trás martelam na cabeça. Paulo Ribeiro, especialista em Aprendizado e autor do livro "Os 7 Pilares do Aprendizado: Usando a Ciência Para Aprender Mais e Melhor", afirma que é possível melhorar a memória

Como funciona 

Segundo o especialista, os seres humanos possuem alguns tipos de memória diferentes. O primeiro nível é a memória sensorial. “Ela é a nossa conexão com a realidade, uma pequena região em que os nossos sentidos mantêm um grande volume de informações. Essa memória é relacionada com a transformação dos estímulos externos”, explica. A segunda forma de memória é a “memória de trabalho”, que está diretamente ligada a nossa consciência sobre as coisas e ao nosso foco de atenção.

O lugar responsável pelo armazenamento permanente de informações é chamado dememória de longo prazo. “Tudo o que você já vivenciou, fez ou pensou na vida está guardado lá. Não só conteúdo relacionado a estudos, mas experiências de vida também. Não há limitações conhecidas à capacidade de armazenamento de informações nessa memória”, ensina ele. 

Como melhorar a memória

De acordo com Ribeiro, o esquecimento é resultado de uma falha no aprendizado ou no processo de armazenamento das informações. O especialista ensina cinco dicas para transferir o conhecimento para a memória de longo prazo.

Esquema: agrupe as informações de uma maneira original de modo que o todo a faça sentido;

Repetição: repetição é uma das maneiras de transferir os conhecimentos da memória de trabalho para a de longo prazo;

Imagens: criar imagens mentais envolvendo a informação a ser guardada também é uma ótima estratégia; 

Métodos: qualquer metodologia que aplicamos de modo consciente a formar memórias de melhor qualidade, como criação de músicas ou uso de siglas.;

Elaboração: explanar, explicar e abordar o mesmo tópico por vários ângulos, aprofundando o entendimento a respeito.

Fonte: http://itodas.uol.com.br/9657/5-estrategias-para-melhorar-memoria - Por Redação - Crédito: Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário