quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Erros cometidos ao executar o uso dos aparelhos na academia

Postura correta, posicionamento das pernas, braços e cotovelos são importante para evitar lesões graves no treino

Dicas na hora do treino na academia são sempre bem-vindas, afinal todos presentes possuem o objetivo de tonificar o corpo, perder peso e assegurar o ganho de massa magra. Vale lembrar a importância de executar os exercícios em cada aparelho de modo correto para não implicar futuramente em complicações lombares e dificuldades para o alcance do propósito.

De que forma portar-se em cada aparelho e como podemos executá-lo sem agredir a coluna e os tendões. Além da orientação do seu personal na academia você também pode conferir as informações no artigo. Leia:

Leg Press
O leg press é indicado para tonificar os músculos da perna. Este aparelho é utilizado por pessoas que desejam tornar os músculos inferiores mais rígidos e garantir o ganho de massa muscular. Cuidados na hora da prática evitam contorções no joelho e dores na região das pernas.
Modo errado: executar o exercício com a coluna mal apoiada. Quando a coluna não está apoiada por completo os músculos da região não irão ser trabalhados corretamente. O exercício possui o objetivo de trabalhar a região das pernas e não atingir a coluna. Esticar os joelhos para dentro também é outro hábito prejudicial e muito comum quando estamos exagerando na quantidade de peso.
Modo correto: A coluna precisa estar completamente encostada no apoio para as costas. Ao flexionar as pernas não mexa a coluna do lugar e apoie bem os pés no local indicado. É importante alinhar os pés em direção aos quadris e manter os joelhos levemente flexionados ao realizar os movimentos.

Supino reto
Este aparelho pode lesionar quando não executado corretamente. Afeta a região da coluna, ombros e punhos.
Modo errado: para realizar o treino com este aparelho use o auxilio dos espelhos e direcione a barra na altura dos olhos. De acordo com professores de educação física quando a barra é direcionada ao ombro ou mamilo não propicia benefícios eficazes para os músculos
Modo correto: ao levantar a barra atente-se na direção da linha da clavícula (ossos junto ao peito). Os cotovelos devem estar dirigidos na altura dos ombros.

Agachamento
Ótimo para fortalecer as pernas e os glúteos, mas quando mal executado acarreta em problemas na região da coluna.
Modo errado: o modo errado de realizar é entortar a coluna. É importante direcionar o peso para região das pernas e evitar dores lombares.
Modo correto: Aponte os joelhos para frente em direção aos pés e empine o glúteo para trás. Com este posicionamento o peso do equipamento será dirigido para região das pernas.

Para ter segurança na hora do treino é indispensável o acompanhamento do profissional de educação física. Mesmo com experiência na malhação há riscos de executarmos algum aparelho de forma errada, portanto, o auxílio do profissional na rotina da atividade será importante para o alcance de resultados positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário