sexta-feira, 20 de maio de 2016

14 truques de beleza da vovó que ainda funcionam

Troque seus cuidados de beleza tradicionais com cosméticos pelos truques práticos da época da vovó

Desde levar o guarda-chuva porque vai chover até os segredos mais inusitados de beleza, nossas avós sempre nos ensinaram dicas infalíveis para sobrevivermos ao dia a dia. Não à toa, elas viveram muito e sabem o que é certo ou errado só pela experiência.

A beleza e a moda mudaram muito desde o tempo das nossas avós até hoje. Com isso, o comportamento das mulheres também. Porém, existem quebra-galhos que toda mulher precisa saber para tornar a vida mais prática.

Além disso, hoje, somos acostumadas a termos tudo em nossas mãos: existem produtos especiais, aparelhos próprios e tratamentos que nos oferecem os resultados esperados, enquanto, naquela época, era tudo na base do improviso.

Acompanhe as dicas abaixo e tenha a solução da sua vida para os dias que não puder carregar a chapinha ou seus cremes com você:

1. Legumes como tônico para hidratar o rosto
Além do pepino para combater as olheiras, existem outros benefícios que podemos obter com produtos da nossa geladeira. Por exemplo, a água de cozimento do repolho, espinafre, couve ou brócolis, pode servir como um excelente tônico para a pele.
Segundo a dermatologista Gabriella Vasconcellos, da Clínica Goa Health Club, “esses vegetais contêm ácidos que diminuem o inchaço e a retenção de líquido na região dos olhos, melhorando e muito as olheiras”. De acordo com a especialista, a eficácia é maior com a união de uma noite bem dormida e de uma alimentação balanceada.
Como fazer: Após cozinhar os vegetais, leve a água de cozimento à geladeira. Quanto atingir uma temperatura baixa o suficiente, aplique o líquido na pele.

2. Elimine suas olheiras com batatas
Quer evitar o corretivo e amenizar as olheiras de forma natural? As batatas são ótimas aliadas. Elas possuem propriedades calmantes que vão diminuir as olheiras e melhorar o aspecto do rosto, principalmente quando geladas, já que os “vasinhos” da região ficarão diminuídos, melhorando seu visual.
Como fazer: Amasse uma ou duas batatas inglesas, até formar uma papa, gele-as e aplique na região por cerca de 15 minutos. Ela em fatias também funciona, mas vale trocar o pedaço a cada 5 minutos.

3. Chás para cuidar da região dos olhos
Os chás também são ótimos para amenizarem os efeitos das noites de sono mal dormidas, principalmente os de camomila. Isso porque ele possui ação calmante e antiinflamatória, ajudando a diminuir a pigmentação escura das olheiras. “Compressas frias deste chá contraem os vasos sanguíneos, tendo efeito clareador sobre a região”, indica a dermatologista.
Como fazer: Coloque dois saquinhos de chá na água fervente e deixe o chá ser preparado. Quando pronto, leve-o à geladeira. Aplique os saquinhos na região das olheiras por cerca de dez minutos e experimente ter seu rosto com uma aparência mais relaxada e menos inchada.

4. Troque as fronhas para ter uma pele jovem e sem rugas
Há quem diga que, quando dormimos, o algodão das fronhas faz com que nosso rosto seja repuxado, o que ocasiona rugas. Já Gabriella sugere que a informação é um mito: “rugas são ocasionadas apenas pela idade ou por manchinhas de sol excessivas”.
Como fazer: Use fronhas com tecidos mais suaves, como a seda ou cetim.

5. Fixe a maquiagem com água de flor de laranjeira
Fixar a maquiagem é sempre um desafio, e de nada adianta sair de casa linda sabendo que tudo aquilo vai derreter em poucas horas. Pode-se resolver esse problema com produtos da geladeira, como a água de flor de laranjeira ou um cubo de gelo. Nesse caso, a médica sugere que seja usado com cautela, para evitar queimaduras no rosto
Como fazer: Passe água de flor de laranjeira no rosto e deixe secar. Com o gelo, basta passar o cubo no rosto todo antes da maquiagem, enxugando com um papel absorvente.

6. Vaselina para ter a pele lisinha
A vaselina é um hidratante eficaz, pois forma uma espécie de camada protetora por cima da pele. Segundo a Gabriella, “ela auxilia na recuperação da hidratação da pele, devido ao seu grande teor de antioxidantes e minerais, como magnésio e potássio”. A dermatologista ainda dá a dica: use o produto nos joelhos e cotovelos, por serem regiões mais secas.
Como fazer: Passe o produto nas mãos e nos pés antes de dormir e acorde com a pele lisinha e hidratada. Para evitar manchas nos lençóis, invista nas meias e luvas de silicone.

7. Diminua os poros com água gelada
Os poros revelam quando o rosto está cansado. Aplicando água gelada no rosto, ela ‘apertará’ a pele e os poros temporariamente, isso porque contrairá os vasos sanguíneos. “O mais importante é saber que a água gelada deve ser aplicada ao rosto depois que ele estiver 100% limpo, com sabonete facial e os tônicos de limpeza”, indica a especialista.
Como fazer: Encha uma bacia com água gelada e cubos de gelo. Coloque o rosto na bacia, mantendo-o no lugar de 8 a 10 segundos. O frio é suportável, basta pensar nos resultados!

8. Pele saudável com vinagre de maçã
Muitos são os benefícios do vinagre de maçã, seus resultados na pele são incríveis, já que pode ajudar no tratamento da acne. Gabriella Vasconcellos pontua “em caso de alergia ao vinagre, não se deve utilizá-lo de jeito nenhum. Fora isso, por ser rico em ácidos, ele fecha os poros da pele, diminuindo a incidência de acne”.
Como fazer: Misture uma parte do vinagre de maçã para quatro partes de água e aplique no rosto antes de dormir, depois de lavá-lo. Caso não veja resultados, experimente aumentar a proporção do produto na água.

9. Livre-se das peles mortas
O melhor jeito de eliminar as peles mortas é com um bom esfoliante. E uma opção é fazê-lo em casa, com ingredientes da cozinha, como açúcar e azeite de oliva. A médica sugere que “ingredientes como açúcar, azeite de oliva e fubá podem ser utilizados como esfoliantes caseiros para o corpo, por possuírem poderosos antioxidantes e minerais, mas é preciso que a paciente consulte seu dermatologista para saber a necessidade de cada caso”.
Como fazer: Faça uma mistura de açúcar e azeite de oliva ou de coco, na proporção de 2 para 1. Aplique no rosto fazendo movimentos circulares suaves, lavando com água morna no final do processo.

10. Tenha a pele hidratada com abacate
Sabe aquele abacate que já está aberto na sua geladeira? Aproveite-o para fazer uma máscara facial que deixará seu rosto hidratado e sem vermelhidão. A dermatologista confirma a eficácia: “Por ser rico em vitaminas A e C, o abacate ajuda a hidratar e a nutrir a pele. Ele é ótimo para estimular a produção de colágeno no rosto, atuando no antienvelhecimento”.
Como fazer: Amasse bem o abacate e espalhe-o pelo rosto, deixando por cerca de 20 minutos. Ao final do processo, enxágue a pele com água morna.

11. Pele sem vermelhidão com colírio
Isso mesmo, colírio. O medicamento é feito para reduzir a vermelhidão dos olhos, mas o efeito pode ser obtido em outras partes do corpo também. Está com uma espinha vermelha que nem o corretivo é capaz de esconder? O colírio pode ser a solução! Porém, atente-se aos riscos: “Por conter um alto nível de ácidos e substâncias químicas, pode manchar a pele”, atesta Gabriella.
Como fazer: Aplique colírio em um algodão e coloque sobre a região afetada, deixando por alguns minutos. No final, a espinha continuará em seu rosto, mas sua cor estará mais uniforme.

12. Dê vida às pontas do seu cabelo com azeite
Com o passar do tempo, após cortar, as pontas dos fios começam a ficar ressecadas e sem vida. Esse problema pode ser facilmente resolvido com azeite de oliva. Quanto aos riscos, o ideal é que o produto não seja usado sozinho, pois “pode causar um caimento pesado ao cabelo, criando uma espécie de ‘engorduramento’ do fio”, sugere a especialista.
Como fazer: Em um copo, coloque metade do conteúdo de azeite de oliva e leve ao micro-ondas por cerca de 10 segundos. Após levemente aquecido, aplique-o no cabelo, deixando-o por 20 minutos. No final do processo seus fios estarão brilhantes e maleáveis.

13. Cílios lindos com curvex
O curvex é o melhor amigo daquelas mulheres que não têm cílios muito grandes e curvados, mas existe uma forma de otimizar mais ainda seu uso. Assim como nosso cabelo, que modela com mais facilidade quando quente, nossos cílios podem ficar mais curvados quando modelados a partir de uma temperatura maior. Mas cuidado: a dermatologista indica que, devido à alta temperatura, a técnica pode causar queimaduras nos fios e na região dos olhos.
Como fazer: Passe o secador de cabelo pelo curvex, aquecendo-o. Teste a temperatura em sua mão para ter certeza de que não está quente a ponto de queimar e use-o nos cílios, com muito cuidado para não queimar ou machucar os olhos. Seus cílios ficarão como se fossem postiços!

14. Aumente a potência de seu lápis de olho
Esquentar o lápis de olho também pode ser uma boa ideia. O material do lápis, quando em contato com uma temperatura mais alta, derrete. O que facilita a aplicação e deixa o traço mais forte. Porém, da mesma forma que o anterior, existe o risco de queimaduras. “Um bom lápis de olho à prova d’água é o mais indicado”, conclui Gabriella.
Como fazer: Com um isqueiro, coloque a chama próxima à ponta do lápis por um ou dois segundos. Certifique-se de que não está muito quente antes de passar no olho. Tenha muito cuidado para não se queimar ao experimentar esta técnica.
Use e abuse das dicas da vovó para ficar sempre em dia com o visual. Vale lembrar que a eficácia das técnicas pode variar de acordo com o tipo de pele ou de cabelo de cada mulher. Além disso, não dispense a ida a um especialista para ter orientações mais específicas ao seu caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário