sábado, 14 de maio de 2016

Oito passos para escolher o sutiã certo

Modele os seios e evite dores nas costas com estas dicas

Quando tem uma noite especial em vista, você passa horas escolhendo o modelo que vai usar. No dia a dia, entretanto, o cuidado acaba ficando de lado e você mal repara na cor do sutiã que usa. O que falar das características como alças, bojo e faixa de sustentação então? Certamente passam despercebidas. Mas vale mudar de atitude, já que não é apenas o prejuízo estético que surge como consequência do desleixo na hora de escolher o melhor sutiã. "Também podem aparecer dor nas costas, arranhões, alergia e até prejuízos à circulação", conta a mastologista Mônica Travassos, diretora da Sociedade Brasileira de Mastologia. Veja a seguir como optar pela roupa íntima sem se arrepender depois. 

Um tamanho para as costas, outro para os seios
Além dos números, que medem as costas, muitas marcas oferecem variação no tamanho das taças em A, B e C, de acordo com o tamanho dos seios propriamente ditos. "Isso traz mais conforto, por exemplo, para mulheres que têm as costas largas e os seios pequenos", conta o consultor de moda Gustavo Sarti, da Outlet Lingerie. "É possível comprar um modelo de número maior sem que haja folga de tecido ou espaço na frente". O mesmo vale para uma mulher com as costas estreitas e seios volumosos.

O melhor tecido
A mastologista Mônica Travassos conta que os sutiãs de algodão são sempre a melhor escolha, já que o tecido dificilmente causa reações alérgicas e deixa a pele respirar. "Existem alguns sutiãs de elastano que podem causar alergia na região mamária", conta a especialista. O melhor a fazer é experimentar diferentes tecidos e ver qual se adapta melhor a você, e então sempre optar por ele.  

Aros metálicos
Os aros metálicos de sustentação oferecem um risco: podem romper a costura, machucando sua pele. Por isso, prefira marcas de boa qualidade que, além de acabamento reforçado, dispõem de pontas arredondadas, evitando que arranhões, furos e até cortes na pele da região dos seios, que é muito sensível.  

Apertados demais
"Modelos com bojos e bolhas de enchimento são a melhor pedida para quem deseja aumentar os seios", conta o consultor Gustavo. Só não queira turbinar o efeito comprando um modelo mais apertado do que seu corpo pede. Com isso, além de sentir dores nas costas e nos ombros, você prejudica a circulação sanguínea (como acontece com roupas apertadas demais). A falta de oxigenação prejudica a pele, que envelhece mais cedo.

Alças no lugar certo
Nada de colocar as alças de qualquer jeito, posicionadas de qualquer maneira. A mastologista Mônica explica que elas devem fazer um triângulo de ponta cabeça, a partir dos ombros, onde a pontinha do triângulo é o fecho do sutiã. Manter o sutiã nessa posição vai garantir seios firmes sem prejudicar a coluna vertebral. 

Faixa no tórax
Você mal repara, mas é ela quem dá sustentação para os seus seios (as alças apenas mantêm o sutiã na posição adequada). Por isso, dê preferência a modelos mais reforçados e com uma faixa de tecido mais largo nesta região. Assim, você evita um erro comum: comprar um modelo apertado demais, achando que ele traz mais segurança.  

Renove o armário
"Como qualquer outra peça íntima, os sutiãs devem ser repostos depois de certo tempo de uso", conta Mônica Travassos. Isso porque o uso contínuo deteriora a elasticidade da peça, o que prejudica a sustentação. O tempo de troca depende muito de quanto o sutiã foi usado, repare na sustentação que a peça está dando e não ultrapasse seis meses de uso.  

Alças reforçadas para o esporte
O cuidado com as alças não vale apenas para as mulheres que têm seios volumosos. Mesmo que não seja o seu caso, prefira um modelo mais resistente na hora de praticar esportes. Isso porque, durante os movimentos, há risco de romper as fibras elásticas da região torácica. Isso aceleraria a flacidez dos seios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário