domingo, 29 de maio de 2016

7 cuidados que você deve ter com a sua pele nos dias mais frios

A dermatologista Teresa Noviello, de Belo Horizonte, ensina como evitar a sensibilidade e o ressecamento excessivo

Basta a temperatura cair um pouco para a sua pele começar a repuxar aqui, ressecar ali e ficar toda sensível? Saiba que isso é uma consequência direta do frio (e vento) em contato com a pele. “As baixas temperaturas relacionadas com a baixa umidade do ar, levam à diminuição da produção da oleosidade natural da pele e da sudorese,  provocando ressecamento e podendo deixá-la com aspecto esbranquiçado e sem viço“, diz a dermatologistaTeresa Noviello,de Belo Horizonte (MG). Esses sintomas indicam desnaturação de proteínas. Confira os cuidados essenciais para manter a pele saudável mesmo no inverno:

1)Beba bastante água
De preferência dois litros por dia. A água que ingerimos é responsável pela hidratação natural da pele, que fica ainda mais prejudicada no inverno.

2)Prefira banhos mornos
Sabemos que uma das melhores coisas quando está frio lá fora é tomar um banho bem quentinho. Mas o ideal é que a água seja morna e o banho, o mais rápido possível, já que a alta temperatura também acaba removendo a oleosidade natural da pele. “A oleosidade natural é muito importante para proteger o corpo do frio, da penetração das bactérias, fungos, vírus, de poluentes do ar e do contato com alergenos, como poeira, mofo e fibras de tecidos”, diz a dermatologista.

3)Evite o uso (excessivo) de sabonete
Principalmente nos braços e pernas. O ideal são as versões mais hidratantes e suaves, livres de detergentes os agentes irritantes. “Evite usar bucha e sabonetes com grânulos grosseiros, a não ser em locais de pele mais espessa como cotovelos, joelhos e pés”. Caso contrário, a pele perde o revestimento natural de proteção, tornando-se sem brilho e seca.

4)Use e abuse do hidratante
Tanto corporal quanto facial. “É importante manter a barreira cutânea, o manto hidrolipídico e evitar a evaporação da água, o que causa ressecamento e rachaduras cutâneas”.  Os hidratantes devem ser usados diariamente, de preferência, após banho ou limpeza da pele.

5)Inclua a máscara hidratante na sua rotina de beleza
Máscaras devem ser integradas ao programa de beleza de todos os tipos de pele. Uma das principais causas de envelhecimento da pele é a falta de elasticidade, que pode ser causada por desidratação. “As máscaras repõem a umidade para as camadas mais profundas, devolvendo a elasticidade”.

6)Use cremes calmantes
Cremes com agentes calmantes, como água termal, alantoina e nicotinamida também são indicados para a pele sensibilizada pelo inverno. Uma pele hidratada apresenta-se macia e elástica.

7)Não esqueça do protetor solar
Mesmo com o sol mais tímido, é  imprescindível o uso durante o inverno pois, apesar do clima frio, ele continua emitindo radiações ultravioletas capazes de danificar a pele. Se for oleosa e acneica evite cremes com veículos oleosos, dando preferência às versões oil-free, com toque seco. Consulte seu dermatologista sobre a melhor opção para sua pele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário