segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dormir sem roupa íntima faz mal?

Na hora de dormir, há quem prefira usar um pijama, outros usam shorts e camiseta, e há quem durma sem nada no corpo.

Para quem escolhe dormir vestido, sempre tem aquela dúvida: ficar com a roupa de baixo (calcinha, cuecas) ou não? Alguma destas alternativas é mais saudável que a outra?

A primeira coisa a notar é que, como as regiões que estamos falando são diferentes, homens e mulheres têm diferentes benefícios de usar ou não roupa de baixo ao dormir.

Algumas mulheres deveriam dormir sem nada
Em geral, a região genital e outras partes da mulher não precisam ficar totalmente despidas enquanto ela dorme, segundo a Dra. Alyssa Dweck, obstetra e ginecóloga de Mount Kisko, Nova Iorque, e professora de obstetrícia e ginecologia da Escola de Medicina Icahn em Monte Sinai, Cidade de Nova Iorque.

Qual posição de dormir é a melhor para você?
Segundo ela, a maioria das mulheres podem dormir com a roupa de baixo sem qualquer risco para a saúde, mas existe um grupo de mulheres cuja saúde vai se beneficiar se elas dormirem sem calcinha.
Neste grupo estão as mulheres que sofrem de vulvite crônica (uma inflamação das dobras da pele fora da vagina), ou vaginite crônica (inflamação da vagina). Estas mulheres têm mais chances de desenvolver infecções micóticas, coceira e irritações, e, para elas, é melhor dormir sem a roupa de baixo.
A razão é simples: bactérias e fungos gostam de lugares úmidos, mornos e escuros. Dormir sem a roupa de baixo ajuda a ventilar a região, e a diminuir a umidade e também a temperatura. Para as mulheres que sofrem com frequência de infecções vaginais, coceiras e irritação, aeração e o desnudamento podem fazer parte de um regime higiênico – com exceção do período da menstruação. E durante o dia, roupas íntimas de algodão são a melhor escolha.

Homens: cuecas, samba-canção, boxer ou nada?
O médico consultado, o urologista Dr. Michael Eisenberg, diretor de medicina reprodutiva e cirurgia no Centro Médico da Universidade Stanford em Palo Alto, Califórnia, afirma que não há vantagem ou desvantagem em dormir nu.
Para os homens que estão tentando engravidar suas parceiras e gostam de dormir com roupa de baixo, não há diferença significativa entre usar cuecas ou boxers. Ou mesmo dormir sem roupas.
O Dr. Eisenberg fez parte da equipe que investigou se há alguma diferença entre usar ou não alguma coisa à noite e a taxa de fertilidade masculina.
A única surpresa do estudo foi que existem muitos homens que mudam o tipo de roupa de baixo entre dia e noite quando estão tentando engravidar a parceira. Mas não há efeito notável ou correlação entre fertilidade e a roupa de baixo masculina. [LiveScience]


Um comentário: