sábado, 28 de janeiro de 2012

Volta às aulas – atenção ao peso da mochila escolar


Pois é, as crianças passaram de ano e, agora, terão mais livros e cadernos para levar à escola. A volta às aulas está chegando, e todo esse material terá de ser carregado dentro da mochila escolar. Haja peso… e haja coluna! Por isso, mamães, é hora de tomar certos cuidados para evitar sérios problemas de saúde nas crianças e adolescentes que já não querem mais saber das mochilas com rodinhas!

“Devemos nos atentar ao peso corporal da criança ou adolescente, modelo da mochila e seu peso. Para níveis adequados de segurança contra problemas futuros da coluna vertebral e suas estruturas deve-se estipular que, no máximo, o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso do aluno. Por exemplo, se o peso corporal é de 30 quilos, devemos permitir que a criança transporte uma mochila com até três quilos”, explica Samantha Sanches, fisioterapeuta e diretora da Master Fisio.

Outra dica importante é sempre transportar a carga de maneira simétrica. Para isso, o modelo mais indicado é o de costas com duas alças, que não sobrecarrega as estruturas da coluna, nunca ultrapassando o limite de peso indicado.

“Observamos uma grande incidência de queixas dos alunos quanto a dores nas diversas regiões da coluna, podendo evoluir para outros problemas estruturais onde a coluna poderá ter suas estruturas comprometidas pelo sobrepeso, desgastando-se num processo evolutivo e não regenerativo. Portanto, todo cuidado é pouco”, complementa a fisioterapeuta.

Ela ressalta que a mochila deve ser transportada bilateralmente, ou seja, nos dois ombros e, em caso de dores, é preciso procurar um médico.

Fonte: http://maesefilhos.com/volta-as-aulas-atencao-ao-peso-da-mochila-escolar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário