sábado, 7 de janeiro de 2012

Alimentos indispensáveis para uma vida saudável


Comer bem e manter uma dieta balanceada garantem funcionalidade do organismo e longevidade

Os alimentos contribuem de forma significativa para a manutenção de uma vida saudável. Se queremos ficar longe dos problemas que afetam o desempenho das nossas atividades, a dica é manter uma alimentação equilibrada e adequada, aliado à prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Para Vladimir Schraibman, cirurgião geral e gastrocirurgião, uma boa alimentação tem relação direta com o fortalecimento das defesas do nosso corpo. ”Um programa nutricional adequado é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor”, salienta. Para isso, ele conta quais são os tipos de alimentos indispensáveis e seus benefícios para a saúde:

Probióticos: atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias, além de ajudar a reduzir o risco de câncer. É importante que a ingestão desses alimentos seja diária e constante.
Onde encontrar: leites fermentados e iogurtes

Vitaminas e Minerais: as vitaminas A, C, E, o ácido fólico e os minerais zinco e selênio ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O zinco colabora para a diminuição de resfriados e gripes.
Onde encontrar: abacate, abacaxi, ameixa, abóbora, acelga, alface, agrião, arroz integral, soja, aveia, dentre outros alimentos ricos desse nutriente.

Fibras alimentares: são importantes porque mantêm o intestino regulado e também desempenham um papel vital na ativação do sistema imune, evitando doenças como o câncer de intestino.
Onde encontrar: frutas, cereais integrais, pães (principalmente os integrais), legumes, vegetais, nozes e farelos.

Peixes: rico em proteínas, esse tipo de carne branca contêm ômega 3, que ajuda na diminuição do risco cardiovascular. Além disso, o peixe também é fonte das vitaminas A, D e B e contêm boas concentrações de minerais, como o cálcio, sódio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.
Onde encontrar: peixes em geral. Atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão possuem grande quantidade de ômega 3.

Aveia e cereais integrais: O consumo desses alimentos auxilia na diminuição do colesterol LDL, que é nocivo ao organismo.

Consultoria: Vladimir Schraibman, Cirurgião Geral e Gastrocirurgia do Portal Minha Vida
Foto: Thinkstock/Getty Images

Fonte: http://papofeminino.uol.com.br/2011/mulher/saude/alimentos-indispensaveis-para-uma-vida-saudavel/ - Larissa Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário