quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Conheça as dez marcas mais valiosas do mundo da tecnologia

As marcas mais valiosas não precisam ser necessariamente as empresas mais ricas do mundo. A lista abaixo, com essa filosofia, é baseada no ranking das cem marcas mais valiosas do mundo feito pelo portal da empresa Milward Brown, líder mundial em propaganda, marca e marketing. Nessa seleção, as marcas escolhidas são aquelas que poderão mudar o futuro a partir de suas ações e criações. Não se levam em conta o faturamento, o patrimônio, o valor de mercado e outros fatores que poderiam influenciar no valor da marca.

Apple

A empresa da maçã é a marca mais valiosa do mundo, segundo a Milward Brown. Isso porque seus produtos inovadores -- caso do iPod, iPhone e iPad -- revolucionaram o mercado e mostraram que a empresa tem ainda muito para oferecer. Quando a empresa foi criada, era especializada em computadores: os primeiros foram feitos na garagem de Steve Jobs. O primeiro computador com interface gráfica e mouse, o Lisa, também foi obra da Apple.

IBM

Fundada em 1890, esta empresa americana é uma das mais consistentes e antigas no ramo da informática -- o nome de IBM foi adotado só em 1924. Enquanto a Apple trouxe o primeiro computador com mouse, a IBM introduziu no mercado o primeiro computador pessoal. A IBM tem cinco funcionários que receberam o Prêmio Nobel. Além disso, ainda possui vários laboratórios de pesquisas e recordes em registro de patentes.

Google

O BackRub era uma ferramenta utilizada por alunos da Universidade de Stanford para rastrear links da internet. Deu origem em 1998 ao Google, que atualmente vai muito além de um site de busca. Ele possui e-mail, bate-papo, mapas, biblioteca, tradutor e até criou - em parceira com o sistema operacional Android - uma linha com tablet e smartphone, chamada de Google Nexus.

Microsoft

Mais nova que a IBM, porém mais influente em termos de usuários finais, a Microsoft está no mercado desde 1975. Hoje, a empresa não representa apenas software de computador, mas também videogame e tablet. Em outubro de 2012, a empresa lançou o sistema operacional Windows 8, plataforma que pode rodar em PCs, smartphones e tablets -- ele funciona da forma tradicional e também em eletrônicos com telas touch.

Facebook

Criado em 2004 dentro de um dormitório da Universidade de Harvard por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes, Andrew McCollum e Eduardo Saverin - sendo este último brasileiro -, a rede social atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em outubro de 2012. Todos os dias, o Facebook recebe mais de 300 milhões de fotos. A rede também é o site mais acessado nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura.

SAP

Criadora de softwares empresariais, a SAP foi fundada por cinco ex-funcionários da IBM em 1972. A empresa chegou ao Brasil apenas em 1995 e possui um laboratório de desenvolvimento em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apesar de seu nome ser originalmente em alemão, hoje a abreviação é mais utilizada em inglês, que significa Systems Applications and Products in Data Processing (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados).

Baidu

Terceiro maior site de busca do mundo e o mais utilizado pelo seu país de origem, a China, foi criado em 1999 por Robin Li. Em 2010, Li foi eleito uma das cem personalidades mais influentes do mundo pela ''Time''. No mesmo ano, era o 8º homem mais rico da China, segundo a ''Forbes''. Mas muitos chineses ainda preferem o Google, porque seus resultados não possuem tanta censura como os do Baidu. Ironicamente, essas sansões só ocorrem na China.

HP

A HP surgiu em 1938 na parceira de dois engenheiros eletrônicos da Universidade de Stanford. Bill Hewlett e Dave Packard tiveram como um de seus primeiros clientes a Walt Disney Pictures, que queriam nove osciladores de áudio de baixa frequência -- primeiro produto da marca -- para utilizar nos testes de som do filme ''Fantasia''. Em 2010, a HP faturou mais de US$ 2,7 bilhões somente no Brasil.

Oracle

Foi criada em 1977 por Larry Ellison e Robert ''Bob'' Miner, que se conheceram na empresa Ampex Corporation, onde trabalharam como consultores de projetos da CIA. Em 2010, a SAP (sexta colocada deste ranking) foi condenada a pagar US$ 1,3 bilhão à Oracle em um caso de roubo corporativo: a SAP admitiu responsabilidade por downloads ilegais de software da Oracle e acesso indevido a materiais de apoio da concorrente.

Tencent Holdings

Terceira maior companhia de internet do mundo, foi criada em 1998 na China. É mais conhecida pelo seu serviço de mensagens instantâneas e comunidade de jogos online, o Tencent QQ. Em 2011, porta-vozes da empresa deram uma declaração que mostra onde a companhia deseja chegar. A Tencent quer ser o equivalente a sites como Facebook, Twitter e Google. A diferença é que ela deseja se tornar todas essas plataformas ao mesmo tempo.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/listas/conheca-as-dez-marcas-mais-valiosas-do-mundo-da-tecnologia.htm

2 comentários:

  1. Muito bacana este artigo, com informações bastantes precisas e objetivas dos gigantes do mundo tecnológico.

    ResponderExcluir