segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Esportes de praia oferecem riscos aos olhos? Oftalmologista explica


O auxílio não restringe apenas para execução da atividade

 

Não importa se é o tempo do verão, ou seja, os esportes de praia atraíram vários adeptos, haja visto o aumento do número de arenas no Brasil nos últimos anos. Ainda assim, a questão médica precisa ser trabalhada para que não haja nenhum imprevisto.

 

Conselhos para os amantes dos esportes de praia

“Acidentes com areia acabam aumentando com o verão. É muito comum nessa época chegar pessoas no pronto-atendimento com areia nos olhos. A lavagem tem que ser adequada com água corrente. A córnea é extremamente sensível e qualquer corpo estranho por menor que seja acaba machucando. Algumas situações podem levar para lesões sérias e infecções secundárias”, disse com exclusividade para o Sport Life o oftalmologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo Carlos Moreira.

 

Quem encaixa-se nesse tipo de situação é quem joga beach tennis, futevôlei, futebol e vôlei de praia, ou seja, sujeita-se a longo tempo de exposição ao sol.

 

“O uso de óculos escuro com filtro ultravioleta (UV) se torna extremamente recomendado. O sol por si só pode causar danos na região periorbital e, também, dentro do olho. Aumenta as chances de umas doenças da retina, como a degeneração macular, aumento da intensidade da catarata, além de desenvolver tumores de pálpebra e conjuntiva”, alerta o profissional.

 

Dados

Orientações com intuito de diminuírem as estatísticas relacionadas a esse assunto. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) emitiu comunicado no primeiro semestre de 2022 que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos computados.

 

Mas, quando detectado em estágio inicial existe um alto percentual de chance de cura. Há a disponibilidade da Cartilha Instituto Vencer o Câncer sobre Câncer de Pele com informações sucintas sobre um dos tipos comuns dessa doença.

 

O “boom” dos esportes de praia não é nenhuma novidade no Brasil. Afinal, quem é o líder do nosso território é o beach tennis. A CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis) divulgou que na pandemia do coronavírus aconteceu o “pulo” de 2.500 atletas cadastrados para mais de 5.000. Fato que faz com que exista a estimativa de 200 mil praticantes amadores espalhados pelo país.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/esportes-de-praia-oferecem-riscos-aos-olhos-oftalmologista-explica/ - By Guilherme Faber - Shutterstock


No entanto, vou trazer saúde e cura para ele; vou curar meu povo e deixá-los desfrutar de paz e segurança abundantes. (Jeremias 33: 6)


Um comentário:

  1. seu site é muito bom que Deus abençoe , deixo aqui o convite para nos visitar https://utilisite.blogspot.com/

    ResponderExcluir