terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

O que comer para se recuperar de gripes e resfriados? Dicas de alimentos que melhoram a imunidade


Algumas substâncias podem reforçar as defesas do organismo e ajudar no alívio de sintomas

 

Se você passou pelos últimos meses sem precisar consultar o médico, sem remédio antigripal e antialérgico, sua imunidade está fazendo um ótimo trabalho. Mas essa, infelizmente, não é a realidade de muitos gaúchos.

 

Essa inconstância climática desestabiliza qualquer sistema imunológico e, frequentemente, em consultório, sou questionada sobre os alimentos que podem reforçar essa nossa defesa e quais elementos consumir para ajudar a recuperação de gripes e resfriados. Se você também quer saber mais sobre este tema, confira as dicas a seguir.

 

Itens poderosos

Na lista de alimentos que devem ser consumidos estão o alho e os que são fontes de vitamina C, pois amenizam os sintomas gripais e reforçam a imunidade. O alho tem um composto sulfurado chamado alicina, considerada antimicrobiana. Ela inibe o crescimento e a proliferação de bactérias, vírus e fungos.

 

Folhas verde escuras, como couve, rúcula, e espinafre também são ótimas para o sistema imunológico, pois são ricas em vitaminas C e E. O gengibre é rico em B6 e C, além de conter uma substância anti-inflamatória, imunomoduladora e bactericida, podendo ajudar a aliviar incômodos como dores de garganta. A sardinha, o salmão, o atum e a linhaça são ricos em ômega 3, importante na regulação das células.

 

Mantenha a hidratação

Além de darmos mais atenção ao que comemos, devemos cuidar da hidratação. No inverno, consumimos menos água do que no verão: por questões climáticas, no frio demoramos mais para identificar a sede do que no calor.

 

Por isso, devemos apostar em estratégias para não esquecer de beber água (colocar despertador no celular pode ajudar, além de andar sempre com uma garrafinha cheia por perto). Essa preocupação deve ser ainda maior se estiver com sintomas gripais, uma vez que a gripe favorece a desidratação.

 

Neste sentido, entende-se que alimentos que estimulam a desidratação devem ser evitados, como os que contêm cafeína e as bebidas alcoólicas. Quando estamos doentes ou com alguma inflamação, também é indicado manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, para auxiliar a recuperação, evitando ultraprocessados e ricos em açúcares.

 

Ajustando sua alimentação

De forma direta e resumida: frutas, verduras e legumes, grãos integrais, iogurte, peixes e sementes são aliados. Também é fundamental uma boa saúde intestinal – sem ela, sua absorção de vitaminas pode ser prejudicada.

 

Os iogurtes e o leite fermentado trazem probióticos que aumentam a atividade e a produção de células de defesa do organismo, e ainda são ótimos aliados da saúde do seu intestino. O ovo também ajuda a fortalecer a imunidade, pois é rico em vitaminas do tipo A e E, e em carotenóides, que são poderosos antioxidantes.

 

Comece o dia com ovos e frutas, coma peixe ao menos uma vez na semana nos pratos principais e capriche nas verduras e legumes. Além disso, use alho, gengibre e cúcuma para temperar a comida. Nos lanches intermediários, você pode inserir o iogurte acompanhado de linhaça (fonte de ômega 3).

 

Lembre-se de procurar o auxílio de um nutricionista para adequar as quantidades e alimentos às suas necessidades nutricionais.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2022/07/o-que-comer-para-se-recuperar-de-gripes-e-resfriados-dicas-de-alimentos-que-melhoram-a-imunidade-cl5v0cngt0019014sghz15rs7.html - Paula Pinto


Minha carne e meu coração podem desfalecer, mas Deus é a força do meu coração e minha porção para sempre. (Salmos 73:26)


Nenhum comentário:

Postar um comentário