terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Quais são as causas da enxaqueca?


A enxaqueca é uma dor de cabeça de intensidade variável que na maioria dos casos causa uma forte dor de cabeça latejante em um dos lados da cabeça ou uma sensação de pulsação dentro da cabeça.

 

Ela pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

 

A enxaqueca pode ser desencadeada por vários fatores, alguns dele são:

 

Falta de sono;

Mudanças bruscas no clima;

Fome;

Má alimentação;

Excesso de estimulação dos sentidos;

Estresse;

Ansiedade;

Falta de exercícios físicos;

Obesidade;

Alterações hormonais;

Alguns medicamentos, como por exemplo, o uso de contraceptivos ou outros medicamentos em excesso;

Ingestão de bebidas alcoólicas, como por exemplo, vinho tinto;

Adoçantes e conservantes;

Queijos e chocolate;

Cafeína;

Odores fortes, como os de alguns perfumes;

Barulho alto, como aqueles escutado em baladas;

Luzes brilhantes ou os próprios raios de sol;

Fatores genéticos.

As enxaquecas podem ter uma piora no quadro devido a atividade física, as luzes do ambiente, sons ou odores, por isso, geralmente quem está com enxaqueca não consegue abrir os olhos ou não tem vontade de sair do quarto.

A enxaqueca também pode ser confundida com crises de sinusite, por isso, é importante procurar um médico alergista no RJ para avaliar se o paciente está tendo um caso de sinusite ou um caso de enxaqueca mesmo.

Outro fator que pode agravar também são os tratamentos estéticos faciais malsucedidos, que como reação pode levar o paciente a ter crises de enxaquecas.

 

Diagnóstico da enxaqueca

O diagnóstico é feito pelo médico especialista, que pode ser encontrado na clínica de neurocirurgia em Nova Iguaçu, e é feito com base nos sintomas que o paciente relata e em alguns casos pode ser solicitado uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

As enxaquecas são a causa mais comum de cefaléia (comumente conhecida como “dor de cabeça”) moderadas a graves recorrentes.

Essa doença pode acometer qualquer idade, mas geralmente começam na puberdade ou no início da idade adulta. Para a maioria dos pacientes as enxaquecas ocorrem periodicamente tornando-se crônicas.

Essa é uma doença que não possui cura, mas possui um tratamento médico especializado, por isso é importante que ao menor sinal de enxaqueca ou dores de cabeça frequentes, o paciente procure ajuda médica o mais rápido possível.

 

Tratamento para enxaqueca

O tratamento para enxaqueca deve ser feito após diagnóstico médico, é importante que o paciente durante uma crise não se automedique sem orientação médica, podendo inclusive agravar o quadro.

O paciente deve procurar ajuda médica especializada, tomar a medicação indicada pelo médico, e em caso de dores intensas ele deve ir em um local que ele possa se recostar e seja fresco e escuro, como no quarto, fechando as janelas e cortinas. Para quem sofre com esse quadro clínico, o ideal é que sejam cortinas blackout em Atibaia.

Outras dicas para ajudar na melhora da dor, é ingerir bastante água e comer moderadamente, ajuda também se o paciente fizer uma compressa gelada na área da cabeça e repousar bastante.

Em caso de crise de enxaqueca, evite exposição ao sol ou em ambiente com muito ruído, o melhor a se fazer é repousar

Alguns pacientes acreditam que durante o nascimento do siso possam estar com enxaqueca, em caso de dúvida é importante procurar um dentista na Casa Verde para verificar a condição.

 

Qual remédio devo tomar para o tratamento da enxaqueca?

Os remédios mais comuns usados no tratamento para ajudar a aliviar a enxaqueca são os analgésicos ou anti-inflamatórios, como o paracetamol, ibuprofeno ou dipirona.

Mas nem todos os medicamentos são indicados para o caso de enxaqueca, por isso é importante sempre consultar o médico especialista antes, porque através do diagnóstico médico ele prescreve a medicação adequada a cada paciente. Nos casos em que a medicação não funciona, o médico pode recomendar outros.

Mas é sempre preciso tomar cuidado, pois o uso repetido desses medicamentos, o abuso do uso de analgésicos e o aumento gradativo das doses necessárias para o alívio da dor de cabeça podem resultar no agravamento dos sintomas, levando o paciente a procurar ajuda médica o mais rápido possível.

As mudanças no estilo de vida do paciente a fim de evitar gatilhos que disparam as crises são os procedimentos não farmacológicos mais indispensáveis para prevenir a enxaqueca. Além da alimentação equilibrada

O sono regular, a prática de exercícios físicos, e a redução do consumo diário de cafeína e chocolates, além do controle dos níveis de estresse são as medidas que ajudam a diminuir a frequência e a intensidade das crises de enxaqueca no paciente.

 

Texto desenvolvido pela equipe de redação da KOP Animado.

 

Fonte: https://www.guiadeinvestimento.com.br/quais-sao-as-causas-da-enxaqueca/


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

Hebreus 11:1


Nenhum comentário:

Postar um comentário