sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Futebol é coisa de menino? Temos 3 ótimos motivos para incentivar a sua filha a jogar bola


A inclusão de meninas no esporte traz diferentes benefícios. Veja como o futebol ajuda no desenvolvimento infantil!

 

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol está enraizado na cultura de diferentes países. Durante as partidas, é possível encontrar pessoas de todas as idades dentro e fora de campo.

 

Entretanto, apesar de ser reconhecido mundialmente, a associação do futebol com o público masculino continua sendo o principal foco. Com isso, é comum encontrar meninos jogando bola desde muito cedo - seja como brincadeira ou com potencial profissional. Já no caso das meninas, esse tipo de incentivo costuma ser menor.

 

“Até há algumas décadas, a imensa maioria das meninas não tinha uma vida ligada aos esportes - exceto aquelas que enfrentavam a mãe, o pai, os vizinhos, que se aproveitavam da iniciação esportiva na escola com êxito e procuravam dar continuidade à prática esportiva”, fala Thelma Hoehne, professora de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

A especialista explica que a prática esportiva é um excelente dispositivo cultural para uma vida ativa, que quando desenvolvida desde a infância, tende a ser mantida na vida adulta. “Assim, estimular a prática esportiva entre meninas desde a infância é uma medida importante para uma vida com saúde, o que torna o futebol uma prática plenamente adequada às meninas”.

 

Benefícios do futebol para as crianças

Que a prática de atividades físicas pode trazer benefícios para a saúde mental e física, não é novidade. Porém, no caso do futebol, as crianças também podem usufruir de ganhos que ajudam no seu desenvolvimento e no crescimento saudável.

 

Luis Fernando Garcia, professor de Educação Física do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), explica alguns deles:

 

Social: por ser um esporte praticado em grupo, a criança tem uma vida social mais ativa, fazendo novas amizades. Há também a interação com os professores e com a equipe de arbitragem envolvida nesse processo.

Saúde mental: o futebol contribui para a melhora da concentração, da disciplina, da motivação, da resiliência e da superação. A criança aprende a lidar com situações adversas, como derrota, frustrações e pequenos conflitos que acabam acontecendo no ambiente. Com isso, elas se tornam mais independentes e autônomas.

Saúde física: a atividade contribui para o desenvolvimento de coordenação motora, força, agilidade e resistência praticar futebol também aumenta a disposição para realização de atividade física ou exercício físico - o que evita o sedentarismo e as possibilidades da criança ter obesidade.

 

Importância do incentivo às meninas

Além dos benefícios que o futebol pode trazer para o desenvolvimento das crianças, a inclusão de meninas em um esporte dominado por homens pode contribuir para um futuro mais igualitário.

 

“As meninas devem ser estimuladas ao mesmo tempo que os meninos, desde o nascimento. Afinal, o futebol é uma marca da cultura brasileira, antes apenas dos homens, mas já há alguns anos, também das mulheres”, conta Thelma Hoehne.

 

Apesar do crescimento no número de jogadoras mulheres, assim como de telespectadores para os jogos - fator essencial para que o crescimento feminino no esporte ocorra -, ainda é possível encontrar pais que tenham resistência à ideia de incluir a filha em escolas de futebol.

 

“Essa prática, historicamente restrita à participação das meninas, tem se mostrado mais acessível, embora ainda haja uma certa resistência por parte de certos grupos sociais. As meninas têm aproveitado essa fissura no tecido social que se liga ao futebol para expandirem cada vez mais sua participação efetiva, o que tem produzido uma acelerada mudança no cenário do futebol brasileiro”, comenta Antonio Carlos Vaz, professor de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

E não é apenas com um cenário profissional em mente que a prática do futebol pode ser incentivada. Ter o esporte como um hobby ou atividade recreativa já é o suficiente para que habilidades corporais, como a função motora, e melhoras mentais e sociais possam ser adquiridas.

 

Idade ideal

O futebol pode ser incentivado a partir de qualquer idade. Porém, de acordo com o professor Luis Fernando Garcia, para crianças pequenas, o futsal é a opção mais adequada. Isso porque a quadra e o número de participantes são menores - o que torna o contato das crianças com a bola mais fácil.

 

Conforme a criança for crescendo, já terá maior facilidade para atuar no futebol de campo. O espaço mais amplo será recebido de uma forma mais positiva, já que a bola na grama pode exigir um esforço físico mais intenso.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22664?utm_source=news_mv&utm_medium=MVM&utm_campaign=10246948&utm_smid=10246948-1-1 - Especialista consultado Thelma Hoehne - gettyimages/FG Trade


Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

Salmo 133:1


Nenhum comentário:

Postar um comentário