sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Alimentação interfere na visão! Oftalmologista revela dicas


Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

 

Uma boa alimentação é fundamental para manutenção de uma vida saudável, não é mesmo? Melhor ainda quando a sua visão é favorecida. Nesse sentido, o oftalmologista e consultor da HOYA Brasil Dr. Celso Cunha vai dá dar cinco dicas de alimentação para boa saúde ocular.

 

As cinco dicas de alimentação para boa saúde ocular

 

Frutas

“As frutas vermelhas ou roxas, como morango, cereja e amora, são ricas em Vitamina C e combatem os radicais livres, que auxiliam na prevenção da perda de visão. Já as frutas amarelas ou verdes, como laranja e limão, são fontes de carotenoides e previnem a deterioração da mácula”, diz Celso.

 

Alimentos alaranjados

“Cenoura, mamão e abóbora são ricos em vitamina A e betacaroteno, que funcionam como antioxidantes, auxiliam na proteção da retina e o desgaste da mácula”, destaca Cunha.

 

Verduras

“Couve, espinafre e brócolis são folhas verde-escuras, apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes”, afirma o médico.

 

Peixe, fígado e ovos

“Salmão, truta e atum são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E, que ajudam na lubrificação dos olhos e favorecem quem tem a síndrome do olho seco. Além disso, o fígado é rico em vitamina A, substância essencial para a saúde dos olhos e os ovos possuem luteína, zeaxantina, vitamina C, vitamina E e zinco, nutrientes que ajudam a prevenir e proteger os olhos contra a cegueira noturna e olhos secos”, explica.

 

Azeite de oliva e óleo de linhaça

“Azeite de oliva é rico em ômega 3, auxilia como antioxidante, e em vitamina E e polifenóis, que atuam com ação anti-inflamatória. O óleo de linhaça contém ômega 3, ômega 6, ômega 9 e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico”, garante.

 

Palavra final

“Apesar das dicas apresentadas, é importante ressaltar que na presença de qualquer desconforto ou problema visual é indicada a visita a um médico oftalmologista. O diagnóstico precoce de algumas doenças pode ser essencial para o tratamento e correções necessárias. Os cuidados com a saúde ocular devem ser constantes, invista em exames preventivos e fique em dia com a sua visão”, termina o oftalmologista o Dr. Celso Cunha.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/alimentacao-interfere-na-visao-oftalmologista-revela-dicas/ - Por Guilherme Faber - Shutterstock


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Hebreus 11:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário