quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Dengue: saiba quais são os repelentes mais indicados contra o mosquito


Especialistas orientam que pessoas já contaminadas pela dengue também façam uso do repelente para evitar transmissão

 

Com a alta de número de casos de dengue no Brasil, a busca por repelentes cresceu. Até o momento, seis estados declararam situação de emergência por conta da doença: Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal. Ainda, no estado de São Paulo, já são mais de 100 mil casos da doença em 2024.

 

Por conta disso, a procura por repelentes tem crescido. No entanto, especialistas alertam que nem todos os produtos têm eficácia contra o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

 

Os repelentes efetivos têm fórmulas específicas que combatem o mosquito. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos precisam conter as seguintes substâncias para prevenir a picada:

 

Icaridina

DEET

IR3535

 

Para adultos, é recomendado 20% de Icaridina ou 30% de DEET, para uma maior proteção. A Icaridina 20-25% é a substância considerada mais eficaz contra o Aedes aegypti .

 

Para crianças de seis meses a dois anos, recomenda-se o uso de IR3535, com repelente aplicado uma vez ao dia. Para as crianças de até sete anos, IR3535, Icaridina 20-25% e DEET infantil 6-9% são os compostos mais indicados.

 

Para as crianças maiores de sete anos, as substâncias IR3535, Icaridina 20-25% e DEET infantil 6-9% também são indicadas, com aplicação até três vezes ao dia.

 

Ainda, segundo especialistas, repelentes não devem ser utilizados em bebês com menos de seis meses. Eles reforçam também que pessoas já contaminadas pela dengue devem usar o repelente para evitar que sejam picadas e que o mosquito transmita o vírus para outra pessoa.

 

Aplicação

O repelente deve ser espalhado na pele, em áreas descobertas por roupas e calçados. O produto deve ser aplicado durante o dia, de preferência no início da manhã e no final da tarde, períodos de mais chance de picada.

 

Atente-se à duração do produto no rótulo. Há alguns com proteção de 4h e outros de 10h. Ele não deve ser aplicado mais de três vezes ao dia, segundo especialistas.

 

O repelente deve ser utilizado depois de todos os outros cosméticos, como hidratante, protetor solar e maquiagem.

 

É importante reforçar também que o produto não deve ser levado ao nariz, olhos e boca. Após o uso do repelente, lave as mãos.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/2024-02-28/dengue--saiba-quais-sao-os-repelentes-mais-indicados-contra-o-mosquito.html - Por iG Saúde - Reprodução: commons

 

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 5:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário