domingo, 3 de maio de 2009
Jogos Internos do Colégio Dom Bosco - 2007
Professor José Costa no Mundial de Basquete feminino em São Paulo - 2006
sexta-feira, 1 de maio de 2009
quinta-feira, 30 de abril de 2009
2003: Ano de ouro do voleibol do Colégio Dom Bosco
Campeão da 1ª Copa Profª Mirian Márcia Garangau de Andrade de voleibol feminino, na categoria mirim, até 13 anos, com 06 colégios participantes.
Campeão da 1ª Copa Profº Isócrates Lacerda de voleibol feminino, na categoria infantil, até 14 anos, com 18 colégios participantes. Com este título, o Colégio Dom Bosco representou Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília.
Campeão da 3ª Copa Professor Jorge Leite de voleibol feminino, na categoria juvenil, até 17 anos, com 15 colégios participantes.
Com estes títulos conquistados pelo Colégio Dom Bosco, o Professor José Costa foi considerado o Melhor Técnico do Voleibol feminino na temporada 2003, pela Federação Sergipana de Voleibol.
Por José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
Campeão da 1ª Copa Profº Isócrates Lacerda de voleibol feminino, na categoria infantil, até 14 anos, com 18 colégios participantes. Com este título, o Colégio Dom Bosco representou Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília.
Campeão da 3ª Copa Professor Jorge Leite de voleibol feminino, na categoria juvenil, até 17 anos, com 15 colégios participantes.
Com estes títulos conquistados pelo Colégio Dom Bosco, o Professor José Costa foi considerado o Melhor Técnico do Voleibol feminino na temporada 2003, pela Federação Sergipana de Voleibol.
Por José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
domingo, 26 de abril de 2009
Frases esportivas
“Estamos em busca de mentes capazes e não de corpos
perfeitos. Em busca de um ser mais entendedor de saúde, e isso só Educação Física
é capaz de propiciar.” Paulo Freire
"No esporte, quem mais perde é quem não o pratica"
Prof° Haroldo Falcão
“O importante não é vencer, mas competir.” Pierre de Coubertin
“O esporte tem a força de mudar o mundo.” Nelson Mandela
“Os Jogos Olímpicos constituem a celebração quadrienal da primavera de humanidade.” Pierre de Coubertin
“Competir?..... Sim. Mas, acima de tudo, a amizade.” Inscrição encontrada nos ginásios da China
“Uma cabeça de sábio num corpo de atleta: eis o ideal a atingir.” Moacyr Daiuto.
"Os esportes são a seção de brinquedos da vida." Howard Cosell
"Esportes não formam o caráter, revelam-no." Heywood Braun
"Para que haja um vencedor, o time deve ter um sentimento de unidade; cada jogador deve colocar o time acima da glória pessoal”. Paul Bear Bryant.
“A melhor herança que um pai pode deixar ao filho ou o educador ao discípulo é a firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de assimilar derrotas.” Moacyr Daiuto
“Que o governo ao construir uma escola pública, construa também uma quadra esportiva para a realização das aulas de educação física e a prática de esportes.” Profº José Costa
"Pratique esporte, mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida." Fernando Sherer
O esporte é uma das ferramentas mais importantes para afastar os jovens das más companhias, do álcool, das drogas e da violência, mas que infelizmente os governos não dão à devida atenção. Profº José Costa
"O esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente, na derrota e na vitória." Roberto da Matta
“O esporte é uma vertente da Educação Física é uma das ferramentas principais da aula. Contribui com a disciplina, com a criação de valores, com a socialização dos alunos e com o desempenho deles em outras áreas.” Daniela Castro
“A competição surge do desejo do homem ser melhor.” Moacyr Daiuto
“A criança pode começar a iniciação
esportiva desde cedo, caso ela não se transforme em um atleta de alto nível,
com certeza vai se tornar um bom cidadão, pela aquisição de valores que são aprendidos
com o esporte.” Profº José Costa
"O esporte é uma guerra sem armas." (George Orwell)
“Um homem praticando o espírito esportivo é melhor do que se tivesse uma centena lhe ensinando.” Knute Rockne
“É o espírito que trazemos para a luta, que decide o resultado.” George Marshall
“Uma equipe sem líder é como um barco sem bússola; vaga ao sabor das ondas e dos ventos descreve círculos e não chega ao seu destino.” John Wooden
“A arte de vencer, aprende-se nas derrotas.” Moacyr Daiuto
“É preferível à lágrima de uma derrota, do que a vergonha de quem não lutou.” Moacyr Daiuto
“Tenha certeza de que exista no seu time alguém muito bom naquilo que você não é bom.” Paulo Roberto Gama
“O homem pode ser destruído, não derrotado.” Ernest Hemingway
“A escola que promove o esporte está oferecendo meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis no ambiente escolar e por toda a vida.” Profº José Costa
“O vencedor não é aquele que sempre ganha, mas o que nunca deixa de lutar.” Autor desconhecido
“Apenas as derrotas proporcionaram ao homem a sua plena força de ataque.” Stefan Zweig
“Quem não espera vencer, já está vencido.” José de Alencar
“A vitória tem centenas de pais, enquanto a derrota é órfã.” John Kennedy
“Vencedores não esperam pelas chances, eles as buscam.” Autor desconhecido
“É por meio do esporte que os jovens na companhia de amigos e com a ajuda de um professor qualificado, vão descobrir uma série de valores aplicáveis no dia a dia de suas vidas.” Profº José Costa
“A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com tudo de bom que traz para nós: saúde, auto-estima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza, vem junto com o esporte.” Gustavo Borges
"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável -- ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica." John F. Kennedy
“Moro em um país onde treinador de futebol é chamado de professor e professor é chamado de tio.” Autor desconhecido
“O esporte não é despesa e sim investimento, onde o retorno é certo.” Profº José Costa
“Educação, ambiente e moralidade um trio inseparável e determinante para todos os fins e, sobretudo para o esporte.” Moacyr Daiuto
“O esporte aliado à educação serve como ferramenta de inclusão social garantindo um futuro melhor para crianças e adolescentes.” Profº José Costa
“Os esportes não proporcionam apenas benefícios físicos, mas constituem também importante fator de nivelamento e de aproximação entre grupos sociais diversos. A camaradagem esportiva é incompatível com preconceitos de qualquer natureza, seja racial, religiosa ou social.” Autor desconhecido
"No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias. Heróis vencem quando menos se espera, superam seus próprios limites, e quando recebem os louros dividem suas vitórias com uma nação inteira." Augusto Branco
“O esporte é por excelência um campo de conhecimento e de objetivação da vida e do homem.” Alberto Carlos Amadio
“Que ninguém despreze o valor moral e social do esporte na educação de uma criança ou do adolescente, porque se assim o fizer, estará prejudicando sua formação integral como ser humano para o resto da vida.” Profº José Costa
“Os exercícios ginásticos e desportivos, a música, a declamação, o teatro, os passeios são meios eficacíssimos para se alcançar a disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde.” Dom Bosco
"O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes." Leandro Flores
“O esporte perdeu espaço na vida dos jovens para o bate-papo na internet, whatsapp, shopping, videogames, shows e baladas.” Profº José Costa
"Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste." Autor desconhecido
"Antes de formar campeões no esporte, formei cidadãos." Profº José Costa
“Esporte e educação física formam o aluno para a faculdade da vida.” Profº José Costa
Frases selecionadas por: Professor José Costa
Os jovens e o desinteresse pelo esporte
Toda a sociedade sabe do valor que o esporte tem na formação integral de crianças e adolescentes, seja na aquisição de saúde, desenvolvimento físico e intelectual, como também de valores que serão úteis por toda a vida como: responsabilidade, respeito, disciplina, amizade, equilíbrio emocional, saber ganhar e perder, liderança, trabalho em equipe, honestidade e perseverança que ajudam a afastá-los das más companhias, do álcool, das drogas e da violência.
Mas, infelizmente os jovens estão perdendo o interesse pela prática esportiva, esta é a opinião e preocupação em comum dos professores que trabalham com o esporte nas escolas públicas e particulares. Quem é o culpado pela falta de interesse dos jovens pelo esporte? O governo, escolas, pais, professores, clubes ou os próprios adolescentes? Acredito que todos têm uma parcela de culpa. Tentaremos dentro da nossa concepção, abordar alguns fatores que contribuíram ou estão contribuindo para a falta de interesse dos jovens à prática esportiva, apesar do crescimento populacional, do aumento do número de escolas, da maior quantidade de ginásios esportivos nas escolas e de mais professores de educação física entrando no mercado de trabalho, comparando duas ou três décadas atrás com os dias atuais.
Há 10 ou 20 anos, o jovem usava o tempo livre fora dos estudos para a prática esportiva. Atualmente ele prefere usar este tempo para ficar ligado no orkut, msn e salas de papo-papo através da internet, jogando vídeo game em casa ou nas lan house, passear nos shopping, ir para shows que quase são semanais, namorar prematuramente, etc.
A cobrança dos pais e da escola nos estudos pelo resultado bom no vestibular a partir do 1º ano do ensino médio faz com que os alunos tenham menos tempo para o esporte, já que eles têm que se preparar mais cedo para esta importante etapa de suas vidas o ingresso na universidade; antes o vestibular só acontecia no 3º ano.
Talvez o que mais contribuiu para o afastamento dos jovens no esporte foi a falta da realização por 10 anos da maior competição estudantil de Sergipe de todos os tempos os jogos da primavera, porque a juventude atual não presenciou e nem viveu a grandiosidade desta competição que tinha mais de dez mil atletas participantes por ano e que atraia milhares de pessoas para assistir os desfiles na Avenida Barão de Maruim ou no Batistão e aos ginásios que ficavam cheios de pessoas para torcer por qualquer esporte. Nos últimos anos, foi preciso contratar banda de forró para ter público e chamar a atenção até dos atletas para participar do encerramento dos jogos no ginásio Constâncio Vieira, e durante as partidas apenas as presenças dos atletas e alguns familiares. É o reflexo da falta de compromisso dos governos anteriores com o esporte e a juventude sergipana.
Atualmente, além da realização dos Jogos da Primavera acontecem também a Olimpíada Escolar Tv Sergipe e dos Jeps, mas que infelizmente não estão conseguindo atrair os jovens para o esporte como deveria ser. Tem que haver um debate sério entre professores, dirigentes, escolas, alunos, imprensa e o governo para encontrar soluções para motivar a juventude a pratica esportiva.
Os clubes deixaram de oportunizar escolinhas esportivas como antes, que serviam de base para a formação de equipes que disputavam os campeonatos sergipanos das federações. Atualmente quase não existem escolinhas esportivas nos clubes, salvo raras exceções.
Os novos professores quase não trabalham o esporte nas aulas de educação física por ter recebido na sua formação acadêmica do curso de educação física a tendência humanista, que enfatiza a teoria mais do que a pratica esportiva, o que leva estes profissionais quando formados a dá mais aulas teóricas em salas de aulas do que prática, não incentivando o aluno de praticar o esporte.
A partir de 1996, o DEF realizou várias reuniões com os diretores e professores de educação física impondo aulas teóricas nas salas de aula igualmente as outras disciplinas e a diminuição dos dias de treinamento esportivo, contribuindo desta maneira com a redução de atletas nas escolas públicas. Os professores mais velhos que gostavam de trabalhar o esporte foram desmotivados e desvalorizados.
As prefeituras, em sua maioria, só promovem campeonatos de futebol e futsal com adultos, esquecendo das crianças e dos jovens. Elas precisam incentivar a prática esportiva nas escolas municipais, construir quadras e principalmente, realizar competições com os estudantes do ensino fundamental.
Este ano, apareceu uma luz no fim do túnel com algumas decisões tomadas pelo Governo do Estado que teve a responsabilidade de enviar todos os atletas sergipanos para participar dos JEB’s, fato que não aconteceu em 2005 e 2006, quando centenas de atletas foram excluídos da competição pelos dirigentes do DEF da SEED, e que serviu para desmotivar centenas de alunos para a prática esportiva. Outro fato importante que está servindo de exemplo e motivação para a juventude é a realização dos Jogos Abertos do Interior em várias modalidades pela SEEL. Em 2008, o DEF aumentará os dias de treinamento esportivo nas escolas públicas fazendo com que milhares de jovens voltem a motivar-se pela prática esportiva.
A iniciação esportiva deve começar nas aulas de educação física já nas primeiras séries, por profissionais qualificados e não por professores de sala de aula como ocorre em várias escolas; de maneira lúdica, passando por escolinhas até chegar às equipes de treinamento.
Os jovens precisam entender que o esporte só tem a ajudá-los na sua formação integral. Que é melhor fazer amigos reais no dia-a-dia nas quadras do que pela internet em salas de bate-papo; que é melhor jogar uma partida de futebol ou basquete com pessoas de verdade, correndo, suando, aprendendo a ganhar e a perder do que com jogadores fictícios no videogame, sentados em uma cadeira, ficando sedentários e obesos; que dá para conciliar estudo e esporte porque um complementa o outro. Os jovens precisam organizar seu tempo ocioso, pois dá para namorar, ver televisão, passear, ir para os shows e também praticar esporte.
Os jovens devem ser motivados, estimulados e incentivados a praticar esporte pelos pais, professores, clubes e escolas, e com projetos, compromisso e ações por parte dos governos, porque o esporte é vida, saúde, educação, cultura e cidadania.
Por José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
Mas, infelizmente os jovens estão perdendo o interesse pela prática esportiva, esta é a opinião e preocupação em comum dos professores que trabalham com o esporte nas escolas públicas e particulares. Quem é o culpado pela falta de interesse dos jovens pelo esporte? O governo, escolas, pais, professores, clubes ou os próprios adolescentes? Acredito que todos têm uma parcela de culpa. Tentaremos dentro da nossa concepção, abordar alguns fatores que contribuíram ou estão contribuindo para a falta de interesse dos jovens à prática esportiva, apesar do crescimento populacional, do aumento do número de escolas, da maior quantidade de ginásios esportivos nas escolas e de mais professores de educação física entrando no mercado de trabalho, comparando duas ou três décadas atrás com os dias atuais.
Há 10 ou 20 anos, o jovem usava o tempo livre fora dos estudos para a prática esportiva. Atualmente ele prefere usar este tempo para ficar ligado no orkut, msn e salas de papo-papo através da internet, jogando vídeo game em casa ou nas lan house, passear nos shopping, ir para shows que quase são semanais, namorar prematuramente, etc.
A cobrança dos pais e da escola nos estudos pelo resultado bom no vestibular a partir do 1º ano do ensino médio faz com que os alunos tenham menos tempo para o esporte, já que eles têm que se preparar mais cedo para esta importante etapa de suas vidas o ingresso na universidade; antes o vestibular só acontecia no 3º ano.
Talvez o que mais contribuiu para o afastamento dos jovens no esporte foi a falta da realização por 10 anos da maior competição estudantil de Sergipe de todos os tempos os jogos da primavera, porque a juventude atual não presenciou e nem viveu a grandiosidade desta competição que tinha mais de dez mil atletas participantes por ano e que atraia milhares de pessoas para assistir os desfiles na Avenida Barão de Maruim ou no Batistão e aos ginásios que ficavam cheios de pessoas para torcer por qualquer esporte. Nos últimos anos, foi preciso contratar banda de forró para ter público e chamar a atenção até dos atletas para participar do encerramento dos jogos no ginásio Constâncio Vieira, e durante as partidas apenas as presenças dos atletas e alguns familiares. É o reflexo da falta de compromisso dos governos anteriores com o esporte e a juventude sergipana.
Atualmente, além da realização dos Jogos da Primavera acontecem também a Olimpíada Escolar Tv Sergipe e dos Jeps, mas que infelizmente não estão conseguindo atrair os jovens para o esporte como deveria ser. Tem que haver um debate sério entre professores, dirigentes, escolas, alunos, imprensa e o governo para encontrar soluções para motivar a juventude a pratica esportiva.
Os clubes deixaram de oportunizar escolinhas esportivas como antes, que serviam de base para a formação de equipes que disputavam os campeonatos sergipanos das federações. Atualmente quase não existem escolinhas esportivas nos clubes, salvo raras exceções.
Os novos professores quase não trabalham o esporte nas aulas de educação física por ter recebido na sua formação acadêmica do curso de educação física a tendência humanista, que enfatiza a teoria mais do que a pratica esportiva, o que leva estes profissionais quando formados a dá mais aulas teóricas em salas de aulas do que prática, não incentivando o aluno de praticar o esporte.
A partir de 1996, o DEF realizou várias reuniões com os diretores e professores de educação física impondo aulas teóricas nas salas de aula igualmente as outras disciplinas e a diminuição dos dias de treinamento esportivo, contribuindo desta maneira com a redução de atletas nas escolas públicas. Os professores mais velhos que gostavam de trabalhar o esporte foram desmotivados e desvalorizados.
As prefeituras, em sua maioria, só promovem campeonatos de futebol e futsal com adultos, esquecendo das crianças e dos jovens. Elas precisam incentivar a prática esportiva nas escolas municipais, construir quadras e principalmente, realizar competições com os estudantes do ensino fundamental.
Este ano, apareceu uma luz no fim do túnel com algumas decisões tomadas pelo Governo do Estado que teve a responsabilidade de enviar todos os atletas sergipanos para participar dos JEB’s, fato que não aconteceu em 2005 e 2006, quando centenas de atletas foram excluídos da competição pelos dirigentes do DEF da SEED, e que serviu para desmotivar centenas de alunos para a prática esportiva. Outro fato importante que está servindo de exemplo e motivação para a juventude é a realização dos Jogos Abertos do Interior em várias modalidades pela SEEL. Em 2008, o DEF aumentará os dias de treinamento esportivo nas escolas públicas fazendo com que milhares de jovens voltem a motivar-se pela prática esportiva.
A iniciação esportiva deve começar nas aulas de educação física já nas primeiras séries, por profissionais qualificados e não por professores de sala de aula como ocorre em várias escolas; de maneira lúdica, passando por escolinhas até chegar às equipes de treinamento.
Os jovens precisam entender que o esporte só tem a ajudá-los na sua formação integral. Que é melhor fazer amigos reais no dia-a-dia nas quadras do que pela internet em salas de bate-papo; que é melhor jogar uma partida de futebol ou basquete com pessoas de verdade, correndo, suando, aprendendo a ganhar e a perder do que com jogadores fictícios no videogame, sentados em uma cadeira, ficando sedentários e obesos; que dá para conciliar estudo e esporte porque um complementa o outro. Os jovens precisam organizar seu tempo ocioso, pois dá para namorar, ver televisão, passear, ir para os shows e também praticar esporte.
Os jovens devem ser motivados, estimulados e incentivados a praticar esporte pelos pais, professores, clubes e escolas, e com projetos, compromisso e ações por parte dos governos, porque o esporte é vida, saúde, educação, cultura e cidadania.
Por José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
As bolsas de estudo e a falta de ética
O ano letivo está sendo iniciado e neste momento é que percebemos os alunos que foram transferidos da escola seja por uma escolha de mudar de colégio ou por ter ganho uma bolsa de estudo, principalmente os alunos do ensino médio que estarão prestando vestibular no final do ano ou os atletas que se destacaram em um determinado esporte no ano passado.
A escola prepara o aluno do maternal até o 1º ou 2º ano do ensino médio quando este recebe uma bolsa para estudar o 3º ano ou assistente em outra escola e quando este aluno é aprovado no vestibular os créditos ficam para a escola que ensinou um ou dois anos. Algumas escolas ficam esperando a pré-classificação dos alunos de outras escolas no PSS do 1º e 2º ano para depois oferecer bolsas aos melhores classificados. Por que as escolas não oferecem bolsas para os alunos que não são destaques nas notas ou não foram bem classificados no PSS?
Algumas escolas estão se consagrando campeãs em aprovação no vestibular, mas com os alunos de outras escolas, pois não têm capacidade de montar uma estrutura com a finalidade de dá uma formação integral ao aluno desde os primeiros anos de escolaridade, porque é mais fácil, cômodo e bom financeiramente, pegar o aluno já preparado por outra escola e conseguir os resultados sem muitos investimentos e responsabilidades. Algumas escolas divulgam a aprovação de uma quantidade de alunos neste ou naquele curso, mas não divulgam a grande quantidade de alunos que não conseguiram a aprovação. Em 2007, dos 22.802 inscritos no vestibular da UFS apenas 4.112 foram aprovados, ou seja, 18.690 não alcançaram a aprovação. Os que não foram aprovados estão preparados para enfrentar a faculdade da vida, com seus problemas no dia-a-dia?
É compreensível que os pais queiram aproveitar a oportunidade do seu filho estudar gratuitamente, mas não reconhecer que a aprovação dele foi consolidada pela escola que o preparou durante mais de dez anos é uma injustiça, creditando à fama a escola que ensinou pouco tempo ao seu filho. Vale ressaltar que o mérito pela aprovação no vestibular é do aluno pela sua dedicação aos estudos e sua inteligência, pelos esforços da família para oferecer um bom estudo ao seu filho e em terceiro aparecem a escola e os professores.
No esporte, não é diferente, o aluno é treinado por vários anos por um professor, torna-se um atleta qualificado, depois vem outro técnico e oferece bolsa a este aluno para reforçar sua equipe, com o objetivo de ser campeão e ganhar os créditos de bom técnico em cima do trabalho do outro.
A bolsa para atleta foi iniciada no auge dos Jogos da Primavera nas décadas de 70 e 80, quando as escolas particulares, para reforçar suas equipes, ofereciam bolsas para os alunos que se destacavam principalmente nas escolas públicas, que na época tinham um excelente nível técnico, o contrário do que acontece atualmente.
Nos diais atuais, as escolas particulares oferecem bolsas aos atletas da própria rede. Durante as competições realizadas no Estado, alguns técnicos assistem aos jogos dos adversários e começam a cortejar os melhores atletas, chegam a fazer visitas às famílias para convencê-las a transferir seu filho para sua escola através da bolsa de estudo. Uma total falta de respeito com o colega professor que trabalhou durante anos o aluno, e quando ele está com um excelente nível técnico é convidado a abandonar sua equipe, seu professor e sua escola para dá título, nome e fama a outro técnico e a outra escola.
Os técnicos que defendem as bolsas de estudo para atletas afirmam que estão “oportunizando” para os alunos, melhores condições de estudo e treinamento. Então por que não oportunizam para os atletas mais fracos? Porque só querem os bons, os que já estão preparados.
Atualmente, algumas equipes estão quase se profissionalizando, com o objetivo de ser campeãs e representar o Estado nos JEB’s. Este ano, aconteceu um fato inusitado, um aluno de uma determinada escola aceitou ser transferido para outra, por ser bom nos estudos e no esporte, ganhando uma bolsa de 100%, farda, material escolar e um emprego para o pai.
A que ponto estão chegando algumas escolas para aparecer no cenário educacional frente à sociedade, oferecendo bolsas de estudos sem escrúpulos e sem ética aos alunos de outras escolas que se destacam no estudo e no esporte, com total desrespeito a todos.
E natural que os pais queiram a aprovação do seu filho no vestibular, tenham um filho campeão esportivo, mas eles devem se preocupar principalmente, que o mesmo receba na escola uma formação integral, preparando-o para enfrentar todas as provas da vida, que são muitas e difíceis.
Por José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE
A escola prepara o aluno do maternal até o 1º ou 2º ano do ensino médio quando este recebe uma bolsa para estudar o 3º ano ou assistente em outra escola e quando este aluno é aprovado no vestibular os créditos ficam para a escola que ensinou um ou dois anos. Algumas escolas ficam esperando a pré-classificação dos alunos de outras escolas no PSS do 1º e 2º ano para depois oferecer bolsas aos melhores classificados. Por que as escolas não oferecem bolsas para os alunos que não são destaques nas notas ou não foram bem classificados no PSS?
Algumas escolas estão se consagrando campeãs em aprovação no vestibular, mas com os alunos de outras escolas, pois não têm capacidade de montar uma estrutura com a finalidade de dá uma formação integral ao aluno desde os primeiros anos de escolaridade, porque é mais fácil, cômodo e bom financeiramente, pegar o aluno já preparado por outra escola e conseguir os resultados sem muitos investimentos e responsabilidades. Algumas escolas divulgam a aprovação de uma quantidade de alunos neste ou naquele curso, mas não divulgam a grande quantidade de alunos que não conseguiram a aprovação. Em 2007, dos 22.802 inscritos no vestibular da UFS apenas 4.112 foram aprovados, ou seja, 18.690 não alcançaram a aprovação. Os que não foram aprovados estão preparados para enfrentar a faculdade da vida, com seus problemas no dia-a-dia?
É compreensível que os pais queiram aproveitar a oportunidade do seu filho estudar gratuitamente, mas não reconhecer que a aprovação dele foi consolidada pela escola que o preparou durante mais de dez anos é uma injustiça, creditando à fama a escola que ensinou pouco tempo ao seu filho. Vale ressaltar que o mérito pela aprovação no vestibular é do aluno pela sua dedicação aos estudos e sua inteligência, pelos esforços da família para oferecer um bom estudo ao seu filho e em terceiro aparecem a escola e os professores.
No esporte, não é diferente, o aluno é treinado por vários anos por um professor, torna-se um atleta qualificado, depois vem outro técnico e oferece bolsa a este aluno para reforçar sua equipe, com o objetivo de ser campeão e ganhar os créditos de bom técnico em cima do trabalho do outro.
A bolsa para atleta foi iniciada no auge dos Jogos da Primavera nas décadas de 70 e 80, quando as escolas particulares, para reforçar suas equipes, ofereciam bolsas para os alunos que se destacavam principalmente nas escolas públicas, que na época tinham um excelente nível técnico, o contrário do que acontece atualmente.
Nos diais atuais, as escolas particulares oferecem bolsas aos atletas da própria rede. Durante as competições realizadas no Estado, alguns técnicos assistem aos jogos dos adversários e começam a cortejar os melhores atletas, chegam a fazer visitas às famílias para convencê-las a transferir seu filho para sua escola através da bolsa de estudo. Uma total falta de respeito com o colega professor que trabalhou durante anos o aluno, e quando ele está com um excelente nível técnico é convidado a abandonar sua equipe, seu professor e sua escola para dá título, nome e fama a outro técnico e a outra escola.
Os técnicos que defendem as bolsas de estudo para atletas afirmam que estão “oportunizando” para os alunos, melhores condições de estudo e treinamento. Então por que não oportunizam para os atletas mais fracos? Porque só querem os bons, os que já estão preparados.
Atualmente, algumas equipes estão quase se profissionalizando, com o objetivo de ser campeãs e representar o Estado nos JEB’s. Este ano, aconteceu um fato inusitado, um aluno de uma determinada escola aceitou ser transferido para outra, por ser bom nos estudos e no esporte, ganhando uma bolsa de 100%, farda, material escolar e um emprego para o pai.
A que ponto estão chegando algumas escolas para aparecer no cenário educacional frente à sociedade, oferecendo bolsas de estudos sem escrúpulos e sem ética aos alunos de outras escolas que se destacam no estudo e no esporte, com total desrespeito a todos.
E natural que os pais queiram a aprovação do seu filho no vestibular, tenham um filho campeão esportivo, mas eles devem se preocupar principalmente, que o mesmo receba na escola uma formação integral, preparando-o para enfrentar todas as provas da vida, que são muitas e difíceis.
Por José Costa
Professor de Educação Física
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