O MAIOR E O MELHOR
O melhor dia: hoje.
O maior tolo: quem não trabalha.
A maior satisfação: o dever cumprido.
O maior erro: desistir de uma boa ação.
O maior obstáculo: o egoísmo.
A pior bancarrota: viver sem Deus.
O homem mais rápido: o que segue o caminho reto.
A pessoa mais perigosa: a mentirosa.
A pessoa mais desagradável: a que está sempre de mau humor.
A maior charada: a vida.
O maior mistério: a morte.
A maior força: o amor.
O maior pensamento: DEUS.
Autor desconhecido
quarta-feira, 3 de março de 2010
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Os limites das crianças e o esporte
Nos dias de hoje, as maiores dificuldades dos pais e educadores são impor limites e disciplina as crianças, pelas mudanças que houveram na educação dos filhos, de tempos atrás aos dias atuais.
Algumas décadas atrás bastava o professor olhar firme para um aluno que ele logo entendia que estava fazendo algo de errado e que deveria mudar seu comportamento e também podia aplicar algum castigo para educar o aluno. A situação financeira dos pais em sua maioria não era boa e eles não davam tudo o que os filhos pediam. Os filhos tinham mais atenção e tempo dos pais, principalmente da mãe que não trabalhava, contribuindo de uma maneira eficaz na educação dos mesmos, colocando algumas regras de comportamento e castigos quando necessários. As crianças tinham tempo certo para estudar, brincar, comer, dormir, etc.
Hoje, os professores podem fazer caretas, falar e gritar que os alunos não estão nem aí; e aplicar castigos, não corresponde à educação moderna. Pela ausência dos pais na vida das crianças em virtude do trabalho e impedindo momentos de educar e proporcionar valores que devem ser seguidos, eles compensam com bens materiais. Não existem limites para as crianças no tempo de ver televisão, jogar videogame, na hora de dormir, de ficar na internet, do que comer e do presente que quer ganhar; dando entender à criança que ela pode fazer tudo que quer e na hora que quiser.
As crianças desde cedo precisam ter regras, tanto no sentido do que é permitido fazer quanto do que não é; do que é certo e do que não é; aprender a restringir certas vontades, aceitar que existe uma hora para cada atividade e a de trocar uma coisa por outra. Alguns fatores contribuem para a falta de limites em crianças como o excesso de tolerância, a falta de punição no momento adequado e a falta de coerência na ação dos pais. Os pais precisam compreender que dar limites não é ser mau, e sim dar-lhe proteção e cuidado, que tem a hora de dizer sim e também de dizer não.
Aí, é onde entra a escola, que acaba arcando com a responsabilidade de dar limites às crianças, e de forma especial os professores das primeiras séries do ensino fundamental que além de ensinar os conteúdos de sua série, tem de desdobrar-se em psicólogas, “tias” e conselheiras para entender e ajudar os alunos com problemas no comportamento. Segundo o ponto de vista educacional, "permitir tudo ou não permitir nada são hábitos igualmente nocivos ao comportamento da criança".
Os limites das crianças devem ser dados através de disciplina, e que na escola, desde cedo, o esporte pode colaborar com os ensinamentos de valores que serão úteis em sua formação como: respeitar as regras, adversários, colegas e professores; que ele depende dos colegas para obter bons resultados; aprender a ganhar e perder; ter responsabilidade com os horários de treinamento; que deve estudar mais para compensar as horas usadas nos treinos e se alimentar corretamente e em horários estabelecidos.
O esporte será um grande aliado dos pais e da escola na difícil tarefa de educar a criança, pois para educar é preciso esforço, paciência, dedicação, perseverança, responsabilidade e amor. As crianças tornar-se-ão adolescentes e adultos responsáveis, compreensivos e agradecidos pelas cobranças e bons exemplos recebidos na sua infância, de seus pais e educadores.
Como afirmou Pitágoras, “Educai as crianças de hoje e não será preciso punir os homens de amanhã”.
Por Professor José Costa
Algumas décadas atrás bastava o professor olhar firme para um aluno que ele logo entendia que estava fazendo algo de errado e que deveria mudar seu comportamento e também podia aplicar algum castigo para educar o aluno. A situação financeira dos pais em sua maioria não era boa e eles não davam tudo o que os filhos pediam. Os filhos tinham mais atenção e tempo dos pais, principalmente da mãe que não trabalhava, contribuindo de uma maneira eficaz na educação dos mesmos, colocando algumas regras de comportamento e castigos quando necessários. As crianças tinham tempo certo para estudar, brincar, comer, dormir, etc.
Hoje, os professores podem fazer caretas, falar e gritar que os alunos não estão nem aí; e aplicar castigos, não corresponde à educação moderna. Pela ausência dos pais na vida das crianças em virtude do trabalho e impedindo momentos de educar e proporcionar valores que devem ser seguidos, eles compensam com bens materiais. Não existem limites para as crianças no tempo de ver televisão, jogar videogame, na hora de dormir, de ficar na internet, do que comer e do presente que quer ganhar; dando entender à criança que ela pode fazer tudo que quer e na hora que quiser.
As crianças desde cedo precisam ter regras, tanto no sentido do que é permitido fazer quanto do que não é; do que é certo e do que não é; aprender a restringir certas vontades, aceitar que existe uma hora para cada atividade e a de trocar uma coisa por outra. Alguns fatores contribuem para a falta de limites em crianças como o excesso de tolerância, a falta de punição no momento adequado e a falta de coerência na ação dos pais. Os pais precisam compreender que dar limites não é ser mau, e sim dar-lhe proteção e cuidado, que tem a hora de dizer sim e também de dizer não.
Aí, é onde entra a escola, que acaba arcando com a responsabilidade de dar limites às crianças, e de forma especial os professores das primeiras séries do ensino fundamental que além de ensinar os conteúdos de sua série, tem de desdobrar-se em psicólogas, “tias” e conselheiras para entender e ajudar os alunos com problemas no comportamento. Segundo o ponto de vista educacional, "permitir tudo ou não permitir nada são hábitos igualmente nocivos ao comportamento da criança".
Os limites das crianças devem ser dados através de disciplina, e que na escola, desde cedo, o esporte pode colaborar com os ensinamentos de valores que serão úteis em sua formação como: respeitar as regras, adversários, colegas e professores; que ele depende dos colegas para obter bons resultados; aprender a ganhar e perder; ter responsabilidade com os horários de treinamento; que deve estudar mais para compensar as horas usadas nos treinos e se alimentar corretamente e em horários estabelecidos.
O esporte será um grande aliado dos pais e da escola na difícil tarefa de educar a criança, pois para educar é preciso esforço, paciência, dedicação, perseverança, responsabilidade e amor. As crianças tornar-se-ão adolescentes e adultos responsáveis, compreensivos e agradecidos pelas cobranças e bons exemplos recebidos na sua infância, de seus pais e educadores.
Como afirmou Pitágoras, “Educai as crianças de hoje e não será preciso punir os homens de amanhã”.
Por Professor José Costa
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
"Murilo Braga" Campeão de Aprovação no Vestibular 2010 da Rede Estadual
O Colégio Estadual “Murilo Braga”, tradicional estabelecimento de ensino, que formou várias gerações e contribuiu para o desenvolvimento do agreste sergipano como nenhum outro colégio, continua mais vivo do que nunca e mostrando que não perdeu em qualidade. Prova disso foi o prêmio recebido no último dia 05 de fevereiro pela expressiva aprovação dos seus alunos no Vestibular. Os resultados alcançados pelos alunos da casa é o reflexo do nível e da qualidade do ensino oferecido, fruto de uma equipe docente, em sua maioria, altamente qualificada e comprometida com o sucesso dos seus alunos.
No vestibular 2010 da UFS foram aprovados 107 alunos, sendo que 48 alunos estudaram no ano letivo de 2009 e 59 alunos estudaram em anos anteriores. A escola foi à campeã de aprovação da Rede Estadual em 2010, recebendo um prêmio pelo notável desempenho pelo Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal de Sergipe. Foram premiados também o Pré-SEED de Itabaiana e o aluno Arlei Batista de Lima, que ficou entre os dez melhores colocados do Estado.
Este ano, o Murilo Braga estará oferecendo o Ensino Médio Inovador, um programa que conta com a parceria do MEC, mostrando sempre uma grande preocupação com a qualidade da formação do cidadão itabaianense. O Ensino Médio Inovador oferecerá para os alunos do primeiro ano do ensino médio do turno matutino aulas de Artes Cênicas, Atividades Integradoras e duas línguas estrangeiras modernas.
Prof. Msc. Cleidinilson de Jesus Cunha
Diretor do CEMB
No vestibular 2010 da UFS foram aprovados 107 alunos, sendo que 48 alunos estudaram no ano letivo de 2009 e 59 alunos estudaram em anos anteriores. A escola foi à campeã de aprovação da Rede Estadual em 2010, recebendo um prêmio pelo notável desempenho pelo Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal de Sergipe. Foram premiados também o Pré-SEED de Itabaiana e o aluno Arlei Batista de Lima, que ficou entre os dez melhores colocados do Estado.
Este ano, o Murilo Braga estará oferecendo o Ensino Médio Inovador, um programa que conta com a parceria do MEC, mostrando sempre uma grande preocupação com a qualidade da formação do cidadão itabaianense. O Ensino Médio Inovador oferecerá para os alunos do primeiro ano do ensino médio do turno matutino aulas de Artes Cênicas, Atividades Integradoras e duas línguas estrangeiras modernas.
Prof. Msc. Cleidinilson de Jesus Cunha
Diretor do CEMB
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
PROVA DE REDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PROVA DE REDAÇÃO DA UFBA
Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal da Bahia, tendo como o tema: 'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?'
A seleção foi feita pelo prof. José Roberto Mathias.
'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Brilhante!)
'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)
'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' (Ah bom, uma frase sobrenatural!) .
'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista' (Sem comentários!).
'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode?).
'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro'(esta é imbatível!).
'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura!).
'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' (Tudo a ver!).
'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela este indivíduo não pode viver!).
'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens' (Nunca tentei dirigir uma TV!).
'A TV ezerce (uaiii !!!) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' (Esse é humorista, além de tudo!).
'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' (Me explica isso?).
'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas' (É muita gente isso?).
'A TV acomoda aos tele inspectadores' (Socorro!!!).
'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' (Uai!).
'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar'(onde essa criatura arrumou esta faca???).
Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal da Bahia, tendo como o tema: 'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?'
A seleção foi feita pelo prof. José Roberto Mathias.
'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Brilhante!)
'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)
'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' (Ah bom, uma frase sobrenatural!) .
'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista' (Sem comentários!).
'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode?).
'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro'(esta é imbatível!).
'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura!).
'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' (Tudo a ver!).
'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela este indivíduo não pode viver!).
'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens' (Nunca tentei dirigir uma TV!).
'A TV ezerce (uaiii !!!) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' (Esse é humorista, além de tudo!).
'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' (Me explica isso?).
'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas' (É muita gente isso?).
'A TV acomoda aos tele inspectadores' (Socorro!!!).
'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' (Uai!).
'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar'(onde essa criatura arrumou esta faca???).
Seu olhar
Quando estiver em dificuldade e pensar em desistir, OLHE PARA TRÁS e lembre-se dos obstáculos que já superou.
Quando tropeçar e cair, levante-se. Não fique parado, OLHE PARA FRENTE e esqueça o passado.
Ao sentir-se orgulhoso por alguma realização pessoal, OLHE PARA DENTRO e sonde suas motivações.
Antes que o egoísmo domine, enquanto seu coração é sensível, OLHE PARA OS LADOS e socorra os que o cercam.
Na escalada rumo às mais altas posições, no afã de concretizar seus sonhos, OLHE PARA BAIXO e observe se não está pisando em alguém.
Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, OLHE PARA CIMA e busque a aprovação de DEUS.
Autor desconhecido
Assinar:
Postagens (Atom)