quarta-feira, 21 de julho de 2010

As Cem Melhores Coisas que Você Pode Fazer Pelo Seu Filho


Poucas coisas são mais importantes na vida do que educar crianças. No entanto, a maioria das pessoas não recebe nenhuma educação formal para realizar essa tarefa com sucesso. Em grande medida, as habilidades de educar filhos são desenvolvidas na observação de como nossos próprios pais lidaram conosco e com os nossos irmãos. Quando temos pais tranqüilos e eficientes, nossas habilidades de educar tendem a funcionar. Se nossos pais foram pouco habilidosos em lidar com os filhos, tendemos a ter dificuldade em lidar com nossos próprios filhos.

Embora a educação de filhos possa ser tremendamente compensadora, é, muitas vezes, cheia de dores de cabeça, confusão e sofrimento. Se você seguir os princípios delineados aqui, notará um aumento marcante na sua eficiência com seu filho, além de um relacionamento pleno e mais positivo.

Escolha aquelas que são apropriadas para a situação. Essas “melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho” foram reunidas com o passar dos anos de experiência clínica com crianças e adolescentes “difíceis” e “não tão difíceis”. Essas dicas também resumem tudo o que foi abordado em O manual de instruções que deveria vir com seu filho, de Daniel Amen.

Lembre-se de como é ser criança e adolescente

1 Lembre-se de como é ser criança (o bom e o ruim). Como se sentia quando tinha a idade deles. Isso vai ajudá-lo a reconhecer e a lidar com as preocupações dos filhos.
2 Lembre-se de como se sentia quando mamãe e papai estavam muito ocupados para atender você.
3 Lembre-se de como era quando você dizia uma mentira e de como gostaria que seus pais tivessem reagido ao descobrir a verdade.
4 Lembre-se de como se sentia quando seus pais brigavam entre si. Você briga da mesma maneira com o seu parceiro?
5 Lembre-se de como se sentiu quando sua mãe ou seu pai o/a levou a um lugar muito especial.
6 Lembre-se das horas das refeições. Se foram experiências positivas (e por quê) ou experiências negativas (e por quê).
7 Lembre-se de como se sentia na hora de ir para a cama.
8 Lembre-se da primeira vez em que você convidou alguém para sair, ou de quando foi convidado, e da intensa ansiedade que acompanha um namoro.
9 Lembre-se de seus sentimentos e suas experiências sexuais quando criança e adolescente.
10 Lembre-se dos piores professores que teve. Assim, você pode entender seus filhos quando eles reclamam da escola.
11 Lembre-se dos melhores professores que teve, para dizer aos seus filhos como a escola pode ser boa.

A autoridade é essencial

12 Ser firme com seus filhos não é o mesmo que ser mau.
13 A autoridade é essencial para manter ordem e estrutura na família. Seus filhos o respeitarão mais se acreditarem, de fato, que você deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento.
14 Estabelecer a autoridade (de forma gentil) com a criança aumenta a criatividade. Os limites são conhecidos, e ela não precisa testá-los constantemente, deixando energia para atividades mais produtivas. Além disso, a criança também aprenderá a lidar com a autoridade quando adulta.
15 Faça valer o que diz. Não permita que a culpa o faça voltar atrás naquilo que sabe que é certo.

Seu relacionamento com seus filhos é a chave do sucesso

16 Seu relacionamento pessoal com seus filhos é importante para o bem-estar emocional deles! Muitos pais subestimam sua influência. Com um bom relacionamento, eles recorrerão a você quando precisarem. Quando o relacionamento é ruim, procurarão outros (como os amigos) em busca de conselho.
17 Respeite seus filhos. Trate-os em casa como os trataria na frente dos outros. Isso também os ensina a serem autênticos com as pessoas.
18 Passe algum “tempo especial” com seus filhos todos os dias, fazendo o que gostam e querem. Quinze a vinte minutos por dia de “tempo especial” irá fortalecer o elo entre vocês e fará uma grande diferença na qualidade do relacionamento. Quando você está disponível para seus filhos, os ajuda a se sentirem importantes e aumenta sua auto-estima.
19 Seja um bom ouvinte. Descubra o que seus filhos pensam antes de lhes dizer o que você pensa.
20 Fale com seus filhos no nível deles.
21 Evite gritos. Como é que você se sente quando alguém grita com você? Fale de maneira suave com eles; assim, estarão muito mais dispostos a ouvi-lo.
22 Mantenha as promessas que fizer.
23 Os filhos aprendem sobre relacionamentos observando como os pais se relacionam entre si. Você está dando um bom exemplo?

Um ambiente amoroso e prestativo

24 Diga aos seus filhos todos os dias que você os ama.
25 Seja carinhoso. Abrace-os sempre que buscarem o seu colo ou a sua proximidade.
26 Estabeleça contato visual com seus filhos todos os dias e pergunte como foi o dia deles.
27 Ouça a música que ouvem para saber que informação está entrando na cabeça deles.
28 Limite a TV e o videogame. Lembre-se: são atividades “sem cérebro” e de pouca utilidade às crianças.
29 Não permita que assistam a muitos noticiários. Isso assusta e aumenta a ansiedade.
30 Cuide dos rituais (ir para a cama, refeições, feriados, etc.), pois fornecem continuidade, estrutura e estabilidade familiar.
31 Apresente-os a uma grande gama de experiências, mesmo que eles hesitem em aceitar.
32 Participe de jogos com seus filhos. A recreação é essencial para uma vida equilibrada e feliz.

Expectativas claras

33 Seja claro com o que espera da criança ou do adolescente. O que funciona bem é afixar regras, delinear as “leis” e os valores da família. Aqui estão oito exemplos:
• Falar a verdade.
• Tratar um ao outro com respeito.
• Não discutir com os pais.
• Respeitar a propriedade um do outro.
• Fazer o que a mãe e o pai disseram da primeira vez (sem reclamar ou fazer cena).
• Pedir permissão antes de ir a algum lugar.
• Guardar as coisas que tirou do lugar.
• Procurar maneiras de ser gentil e prestativo um com o outro.

Dê atenção ao que você gosta bem maisdo que ao que você não gosta

34 Quando seus filhos cumprem as regras e as expectativas, note isso. Se nunca reforça a obediência, é pouco provável que ela se mantenha.
35 Note os comportamentos de que gosta nos filhos dez vezes mais do que os comportamentos de que não gosta. Isso os ensina a notar o que eles gostam em si mesmos, em vez de criar uma auto-imagem crítica.
36 O elogio e o incentivo não só fortalecem a ligação entre pais e filhos, como aumentam o bom comportamento e ensinam novas habilidades. A raiva e o castigo podem reprimir o comportamento difícil, mas não ensinam nada de bom a longo prazo e ainda prejudicam o relacionamento.

Disciplina

37 Lembre-se: não diga aos seus filhos para fazerem alguma coisa dez vezes. Espere que obedeçam da primeira vez! Esteja pronto para fazer valer suas palavras.
38 Use a disciplina para ensiná-los, em vez de castigar ou revidar por causa do mau comportamento.
39 Jamais os discipline quando estiver descontrolado. Retire-se por um tempo até reassumir o controle de si mesmo.
40 Considere o mau comportamento como um problema que você vai resolver, em vez de se fixar na idéia de que “o garoto está só querendo me irritar”.
41 É importante que faça valer conseqüências rápidas e claras para regras quebradas, de forma direta e sem emoções exacerbadas. Bronca e gritaria são extremamente destrutivas e ineficientes.
42 Sempre se lembre das palavras “firme” e “gentil”. Um pai costumava dizer “duro como prego e gentil como um cordeiro”. Tente equilibrar os dois ao mesmo tempo.
43 Quando seus filhos ficarem presos no comportamento negativo, tente distraí-los e volte ao assunto mais tarde.
44 Lide com a mentira e o roubo imediatamente.
45 Aprenda a lidar com situações difíceis com seus adolescentes (sexo, drogas, desrespeito). Muitos pais me perguntam se funciona bater nos filhos. Respondo que a questão é a qualidade do relacionamento e a capacidade de ser firme e gentil com eles.

Escolhas

46 Dê aos seus filhos a chance de escolher entre várias alternativas, em vez de decretar o que eles vão fazer, comer ou vestir. Se tomar todas as decisões por eles, serão incapazes de tomar suas próprias decisões mais tarde.
47 Antes de dizer a sua opinião sobre uma decisão na vida deles, peça-lhes que lhe contem o que pensam.
48 Incentive-os a tomar decisões independentes, baseadas no conhecimento que têm, em vez de fazê-lo com base na opinião dos amigos.

Supervisão

49 Supervisione a experiência escolar. Conheça o professor. Seja uma parte ativa da classe dos seus filhos. Às vezes os pais são as últimas pessoas a saber de coisas que não estão dando certo. Quando você se envolve, ajuda a mantê-los nos eixos.
50 Saiba onde estão todo o tempo. Diga-lhes que quer saber com quem estão, o que estão fazendo e a que horas chegarão em casa. Mostre-lhes que vai verificar periodicamente. De início, vão reclamar de sua intromissão; mas, a longo prazo, vão apreciar que você se importa.
51 A confiança é baseada nas experiências passadas. Mostre que o grau de liberdade deles depende de quão confiáveis se mostrem.
52 Passe um tempo com os amigos de seus filhos (mesmo que o rejeitem), para saber a que tipo de influência seus filhos estão expostos.

Apoio dos pais

53 Os pais precisam estar juntos e apoiar um ao outro.
54 Quando, aos filhos, é permitido dividir a autoridade paterna, acabam tendo muito mais poder do que lhes seria benéfico.
55 Os pais que têm suas forças sugadas não conseguem se dar de forma adequada aos filhos. Nesse caso, o melhor é reservar um tempo para repor as energias.
56 A melhor coisa que você pode fazer pelos seus filhos é amar o seu parceiro.

Auto-estima

57 As crianças assumem os rótulos que lhes damos. Seja cuidadoso com os apelidos e as frases que usa para descrever seus filhos.
58 A auto-estima deles é mais importante do que a qualidade de sua lição de casa.
59 Ajude-os a ter ilhas de competência em áreas de seu interesse (esporte, música, etc.). A auto-estima se baseia na capacidade de a pessoa se sentir competente.

Ensinando as crianças

60 Uma forma significativa de seus filhos aprenderem valores é observando o comportamento dos pais. Ensine-lhes valores através de sua conduta e de sua experiência de vida.
61 Converse sobre sexo e drogas. Não deixe essa responsabilidade para a escola!
62 Ajude-os a aprender com seus erros. Não os menospreze, senão eles o farão consigo mesmo quando não alcançarem a perfeição.
63 Tenha somente alimento saudável em casa: assim, aprenderão a comer bem para manter a saúde.
64 Ajude-os a incluirem as atividades físicas na rotina diária.
65 Respeito à natureza e aos animais são valores que devem ser reforçados na educação.
66 Converse sobre vida e morte.
67 Não permita que culpem os outros pelo que acontece em sua vida.
68 Ensine-lhes o poder de delegar.
69 Agradecer o que recebem é outro aprendizado importante.
70 Demonstre que a organização torna o dia-a-dia mais fácil (isso pode significar manter o quarto arrumado, mesmo quando essa não seja a tendência natural deles).
71 Faça da leitura um hábito. Leia para seus filhos (ou peça que eles leiam para você).
72 Informe-se sobre as novas tecnologias e seja o primeiro a lhes ensinar.

Trabalho e filhos

73 Incentive seus filhos a trabalhar por aquilo que querem, ao contrário de lhes dar tudo o que pedem. O trabalho é bom para eles.

Irmãos

74 Incentive e recompense o respeito entre irmãos. Corrija o comportamento inadequado e hostil. Lembre-se de que um pouco de rivalidade entre irmãos é normal.

Amigos e colegas

75 Não se meta nas brigas entre os amigos e colegas de seus filhos, mas esteja disponível para dar conselhos.
76 Não permita que andem na companhia de pessoas que usam drogas, que briguem ou se envolvam em atividades perigosas.

Quando há problemas

77 Procure ajuda profissional para seus filhos quando necessário. Não varra os problemas para debaixo do tapete. Incentive-os a falar sobre as coisas que não estão funcionando em sua vida.
78 Peça desculpas quando você cometer erros.
79 Ajude-os a superar incapacidades e fraquezas.

Entenda o que é normal

80 Entenda o desenvolvimento normal (por exemplo: as fases críticas do desenvolvimento, como a revolta dos dois anos de idade; a questão da independência e identidade nos adolescentes, etc.).
81 Se o adolescente se afastar da família, conquiste-o com bondade, não com rancor.
82 Não diga a um adolescente de 18 anos o que fazer. Provavelmente fará o contrário. Sugira alternativas, ouça, ajude-o mostrando as opções. Seja cuidadoso com suas palavras, senão ele dirá algo como: “Já tenho 18 anos, posso fazer o que quiser”.

Aprenda o máximo possível

83 Ser um bom pai é resultado de aprendizado. Leia, informe-se, aprenda tudo o que puder.

Cuidados com o bem-estar

84 Faça seus filhos usarem capacete quando andarem de bicicleta, skate, patins e em outras situações de alto risco. Cuide dos esportes que eles praticam, evitando o risco de contusões na cabeça.
85 Leve a sério machucados na cabeça, até os menores.
86 Faça com que, no carro, usem cinto de segurança em todas as ocasiões.
87 Programe dietas equilibradas, com menos açúcar refinado e carboidratos.
88 Ensine seus filhos a terem pensamentos positivos e a se prevenirem contra os pensamentos negativos.
89 Todos os dias, faça com que agradeçam por tudo o que têm.
90 Leve-os para assistir a filmes edificantes.
91 Cerque-os com bons aromas.
92 Faça-os compor uma biblioteca de experiências maravilhosas.
93 Faça exercícios regulares com eles.
94 Ensine-lhes a respirar de forma correta (calma e profundamente, usando o diafragma).
95 Ensine seus filhos a confrontar e lidar com situações conflitantes.
96 Faça com que desenvolvam objetivos claros para sua vida (relacionamentos, escola, trabalho, dinheiro e o self) e que olhem para eles todos os dias.
97 Cante com seus filhos sempre que puder. Faça com que a música torne-se parte da vida deles. Se puder, e eles quiserem, proporcione-lhes aulas de dança e de música.
98 Elimine a cafeína na medida do possível.
99 Beba moderadamente na frente deles e jamais use drogas ilegais.
100 Na hora da birra, não permita que batam a cabeça quando frustrados.

Fonte: Revista Construir

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Colégio Dom Bosco - 1º lugar no ENEM 2009 em Itabaiana


O Colégio Dom Bosco ficou em 1º LUGAR na Avaliação do ENEM 2009 entre todas as escolas de Itabaiana, com a média total de 626,81 pontos.

Com esta pontuação, o Dom Bosco ficou em 11º lugar entre as melhores escolas de Sergipe.

No ENEM de 2008, o Dom Bosco já havia conseguido o 1º lugar em Itabaiana.

Parabéns aos alunos, professores, coordenadores e a Direção por mais uma vitória na Educação dos jovens de nossa cidade e região.

O ENEM é um exame oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e serve de classificação para o ingresso dos alunos nas melhores Universidades do Brasil.

Por Professor José Costa

domingo, 18 de julho de 2010

A Lição do Pássaro - Joelho Dobrado


Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair?
Como é que ele consegue isso?

Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço.
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho.

Eles são construídos de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa.

Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar.

O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa.

É uma maravilha, não é?

Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós.

Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração.

Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar; não caminhe mais sozinho, Jesus quer fortalecê-lo e caminhar consigo por toda sua vida!

É Ele quem renova suas forças e sua fé, e se cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você Seu filho amado, basta você CRER!

"Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedires o que quiseres e vos será feito" Jô 15:7

"Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" 1 Pe 5:7

Autor desconhecido

Desabafo de um idoso


"Estou velho.
Não gosto dos sem terra. Dizem que isto é ser
reacionário, mas não gosto de vê-los invadindo
fazendas, parando estradas, ocupando linhas
de trens, quebrando repartições públicas,
tentando parar o lento progresso do Brasil.
Estou velho.

Não acredito em cotas para negros e índios.
Dizem que sou racista. Mas para mim racista
é quem julga negros e índios incapazes de
competir com os brancos em pé de igualdade.
Eu acho que a cor da pele não pode servir
de pretexto para discriminar, mas também
não devia ser fonte para privilégios imerecidos,
provocando cenas ridículas de brancos
querendo se passar por negros.
Estou muito velho.

Não quero ouvir mais noticias de pessoas
morrendo de dengue. Tapo os ouvidos e
fecho os olhos, mas continuo a ouvir e ver.
Não quero saber de crianças sendo arrastadas
em carros por bandidos, ou de uma menininha
jogada pela janela em plena flor de idade.
Ou de meninos esquartejaos pelos pais por
serem 'levados'...
Meu coração não tem mais força para sentir
emoções. Me sinto mais velho que o Oscar
Niemeyer. Ele, velho como é, ainda acredita
em comunismo, coisa que deixou de existir.
Eu não acredito em nada.

Estou cansado de quererem me culpar por
não ser pobre, por ter casa, carro, e outros
bens, todos adquiridos com honestidade,
por ser amado por minha mulher e filhos.
Nada mais me comove... Estou bem envelhecido.

E acabo de cometer mais um erro! Descobri
que ainda sou capaz de me comover e de me
emocionar. O patriotismo de uma jovem de
Joinville usando a letra do Hino Nacional
para mostrar o seu amor pelo Brasil me
comoveu.

Na cidade de Joinville houve um concurso
de redação na rede municipal de ensino.
O título recomendado pela professora foi:
'Dai pão a quem tem fome'.
Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado
por uma menina de apenas 14 anos de idade.
E ela se inspirou exatamente na letra de nosso
Hino Nacional para redigir um texto, que
demonstra que os brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de
patriotismo. Leiam o que escreveu essa jovem.
É uma demonstração pura de amor à Pátria
e uma lição a tantos brasileiros que já não
sabem mais o que é este sentimento cívico.

'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula,
vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:
O que houve, meu Brasil brasileiro?
Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço
esplêndido, esparramado e verdejante
sobre a América do Sul, respondeu
chorando, com suas lágrimas amazônicas:
Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo
comigo...
Antes, os meus bosques tinham mais flores
e meus seios mais amores.
Meu povo era heróico e os seus brados
retumbantes. O sol da liberdade era
mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.
Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia
paz no futuro e glórias no passado. Nenhum
filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada
e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que
hoje devastam e queimam, sem nenhum
homem de coragem que às margens plácidas
de algum riachinho, tenha a coragem de
gritar mais alto para libertar-me desses
novos tiranos que ousam roubar o verde
louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas
do Brasil, fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro
que resplandece no lábaro que o nosso país
ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos
salvar esse país sem braços fortes? Pensei
mais... Quem nos devolverá a grandeza que
a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa
silencioso e mudo, como uma criança
dormindo em seu berço esplêndido.'

Mesmo que ela seja a última brasileira
patriota, valeu a pena viver para ler o
texto. Por isso estou enviando para vocês.
Detesto correntes na Internet... mas agora,
que me tornei um velho emocionado, vou
romper com este hábito."

Autor desconhecido

POR QUE AS PESSOAS GRITAM?



Por que as pessoas gritam?

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? - Questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar:
- Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:
- Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecida? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.
Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.
Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas não gritam.
Falam suavemente.
E por quê?
Porque seus corações estão muito perto.
A distância entre elas é pequena.
Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.
Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta"

Autor: Gandhi

sábado, 17 de julho de 2010

Teste se você tem controle sobre o pé direito



VOCÊ TEM CONTROLE SOBRE O SEU PÉ DIREITO?

Se não conseguir, pelo menos dará boas risadas... Tire a prova você mesmo, para ver se você tem controle de seu pé direito.

Quando você estiver sentado à sua mesa, faça círculos com o seu pé direito no sentido dos ponteiros de um relógio.

Enquanto estiver fazendo isso, desenhe na mesa o número 6 com a sua mão direita. O movimento do seu pé vai mudar de direção... Vai circular contrário aos ponteiros de um relógio...

Conseguiu? Duvido! Não adianta, é o mesmo local do cérebro que comanda...

Salve o planeta


Primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta: fazer alguma coisa.


Feche a torneira ao escovar os dentes e economize 34,5 litros de água por dia.

Compre menos comida. 1/3 de tudo que você compra vai para o lixo.

Não jogue óleo de cozinha na pia. 1 litro de óleo polui mais de 25 mil litros de água.

Apertando a descarga uma vez a menos por dia, você economiza até 14 litros de água.

Reduza o tempo no chuveiro: 5 minutos a menos já economizam 45 litros a cada banho tomado.

Lave o carro uma vez por mês e economize 520 litros de água.

Apague a luz. Energia desperdiçada gera um gasto de R$ 3,3 bilhões por ano no Brasil.

Trabalhe em casa. Economize de 16 a 23 kilowatts/hora de eletricidade e 5,2 litros de gasolina por dia.

Use a bicicleta uma vez por semana. Se 20 pessoas em cada estado fizerem isso, serão 104 toneladas de CO2 a menos no ar por ano.

Fonte: Revista Mundo Estranho

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dicas para pensar menos em comida e melhorar sua dieta


Quem tem um amigo ou amiga que se limita a comer apenas um bocado de uma maravilhosa cesta de pães sempre se pergunta se realmente ele/ela não está fazendo um grande esforço para evitar abocanhar outros itens.

Pesquisas mostram que pessoas mais magras muitas vezes não pensam em comida como a maioria das pessoas. “Algumas pessoas magras têm uma relação menos intensa com a comida” diz David Katz, da Universidade de Yale. “Aqueles que estão com sobrepeso, ao contrário, tendem a ter mais preocupações com a comida. Eles estão sempre atentos ao quanto e quando se come, ou então dividem as comidas entre ‘boas’ e ‘ruins’. O resultado disso é que as refeições estão o tempo todo ocupando lugar no cérebro.”

Algumas dicas de como se comportar como as pessoas que pensam menos em comida:

1. Prefira estar satisfeita a estar cheia
Em uma escala que vai de 1 a 10 de satisfação, pessoas que pensam menos em comida param de comer no nível 6 ou 7. A maioria das pessoas escolhe parar entre 8 e 10. Isso porque confundimos a sensação de satisfação com a sensação de “barriga cheia” ou então muitas vezes nos forçamos a terminar o que está no prato, independentemente de realmente precisar comer.

2. Ficar com fome não é caso para entrar em estado de emergência
A maioria das pessoas acha que fome é algo a ser “curado” rapidamente. Pessoas mais magras muitas vezes toleram mais essa sensação, sabendo que ela vem e vai todo o tempo, e acabam sendo menos ansiosas quanto à próxima refeição.

3. Não use comida como cura para tristeza
Não que pessoas que comem menos não sejam propensas à “comida emocional” (como aquela necessidade de toneladas de chocolate após uma briga com o namorado), mas elas percebem o que está acontecendo e param de comer.

4. Fruta também é comida
Não pense em fruta como uma punição ou uma substituição forçada. Comer mais frutas e fibras deve ser pensado como uma refeição leve, simplesmente.

5. Seja uma pessoa de hábitos: comer variado é bom, mas variar em excesso pode ser prejudicial. Estudos mostram que muitas texturas e sabores nas refeições pode ser um convite a comer mais. Quem come menos normalmente planeja suas refeições, a ponto de serem quase previsíveis. Isso facilita concentrar sua atenção nos alimentos importantes e a dispensar as necessidades da gula.

6. Tenha auto-controle constante ou então planeje-se: quanto mais desinibida uma pessoa é, mostram as pesquisas, maior a possibilidade de comportamento impulsivo, inclusive quanto à comida. Pessoas que comem menos, dizem os pesquisadores, têm maior auto-controle. Se você é mais impulsivo, trace planos para comer menos: quando for jantar com amigos, por exemplo, tente pedir uma entrada leve antes da refeição principal ou então dividir uma sobremesa. E se é um momento de desestresse (como um happy-hour após um longo dia de trabalho) tente pedir algo que a faça mastigar mas que seja hipocalórico.

7. Passe menos tempo sentado: pessoas mais magras passam em média duas horas e meia em pé por dia, diz pesquisa da Mayo Clinic, EUA. Andar um pouco, subir escadas, levantar para mudar o canal de TV: tudo isso contribui para gastar energia e diminuir a ansiedade.

8. Durma bem: pessoas com menos problemas de peso dormem em média 2 hora a mais por semana (dividido durante os dias da semana, não vale tentar compensar no final de semana). A falta de sono pode levar a uma diminuição dos hormônios inibidores do apetite.

Fonte: UOL Saúde

Motivos para ser otimista


Estamos caminhando para a destruição planetária, cravou o mais recente relatório ambiental encomendado pela ONU. Nos últimos anos, as manchetes dos jornais só mostram motivos para a desesperança: guerras, corrupção, novas epidemias, novos vícios, terrorismo e criminalidade. Será que a coisa está tão braba assim? Na contramão do pessimismo global, o cabeçudo site edge.org, que reúne artigos dos mais importantes pensadores vivos, perguntou a 160 deles: “O que o faz otimista? E por quê?” Tem gente que acha que a cura do câncer está próxima, que o amor triunfará e que, acredite, o mundo está menos violento que nunca. A Super selecionou 5 dessas idéias para que você desista de desistir da raça humana. Pelo menos por enquanto.

1. A violência está diminuindo

Steven Pinker, psicólogo da Universidade Harvard (EUA), autor de Como o Cérebro Funciona.

"Em Paris, no século 16, uma forma popular de entretenimento era a ‘queima de gatos’, na qual um gato vivo era amarrado e içado num palco e devagar baixado em uma fogueira. De acordo com o historiador Norman Davies, ‘os espectadores, incluindo reis e rainhas, se contorciam de dar gargalhadas enquanto os animais, berrando de dor, eram queimados.’ Por mais horríveis que os fatos de hoje em dia sejam, tal sadismo seria impensável na maior parte do mundo. E esse é só um exemplo da mais importante e subestimada tendência na história da nossa espécie: o declínio da violência. Crueldade como entretenimento popular, sacrifício humano para satisfazer a superstição, escravidão como forma de trabalho barato, tortura e mutilação como formas comuns de punição e homicídio como a mais comum forma de resolução de conflitos – todas essas eram características comuns da vida na maior parte da história humana. Mas hoje elas são raras no Ocidente, menos comuns em outros lugares do que costumavam ser e largamente condenadas quando ocorrem. Meu otimismo está na esperança de que o declínio da violência nos últimos séculos é um fenômeno real e continuará a acontecer."

2. O amor vai prevalecer

Helen Fisher, professora de Antropologia da universidade Rutgers (EUA), autora de Por que amamos e a natureza química do amor romântico.

"‘O amor vence, sempre vence’, tem sido dito. Mas, ao longo da maior parte do nosso passado, o amor perdeu – ao menos nas classes mais abastadas. Desde que as sociedades começaram a se fixar, 10 mil anos atrás, adquirindo bens imóveis, era preciso cimentar laços e posições sociais. Você poderia se apaixonar por quem fosse, mas só se casaria com o indivíduo certo, com as conexões certas e os valores sociais, políticos e econômicos de acordo. Foram séculos de casamentos arranjados, que só foram mudar recentemente. Mulheres e homens têm agora tempo, oportunidade e saúde para achar o par perfeito. É o que os sociólogos chamam da forma marital do século 21: os casamentos simétricos ou entre companheiros que se amam passionalmente. Dessa maneira a humanidade está ganhando de volta a tradição que é altamente compatível com o antigo espírito humano."

3. O ambiente pode ser salvo

Gregory Benford, físico da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA).

"Ninguém acredita que nós vamos diminuir a velocidade das mudanças climáticas em meio século a partir de agora. Pelo menos, nenhum economista que olhou o acelerado crescimento das nações em desenvolvimento e a crescente demanda por energia.
Devemos nos desesperar? De forma alguma.
Mas, em vez de tentar apenas um esforço coletivo para diminuir a emissão carbônica dos humanos, meus colaboradores e eu propomos uma alternativa de relativamente baixa tecnologia e baixo custo: experimentos para tentar mudar o clima de propósito, em vez de esperar que isso ocorra por acaso. Talvez a idéia mais simples seja a suspensão de microscópicas e inofensivas partículas a 25 mil metros de altitude, na estratosfera. Um primeiro teste poderia ser sobre o Ártico, já que o aquecimento lá é considerável. Poderíamos usar o suficiente dessas partículas para criar um efeito de escudo considerável. Elas refletiriam os raios ultravioleta de volta ao espaço, reduzindo o aquecimento e impedindo os danos desses raios UV a plantas e animais. Como poucas pes¬soas moram naquela região, qualquer efeito colateral seria mínimo. Estou otimista de que um experimento bem-sucedido mudaria o debate sobre aquecimento global para melhor."

4. Vamos aprender a aprender

Gary Marcus, psicólogo da Universidade de Nova York (EUA).

"Nós podemos usar as descobertas da ciê¬ncia cognitiva para melhorar a qualidade da educação. Para fazê-lo, porém, nós precisamos repensar radicalmente como as nossas escolas funcionam. Desde a Revolução Industrial, a maior ênfase tem sido na memorização, enfiando goela abaixo das nossas crianças pedacinhos de informação que são facilmente memorizáveis. Na era do Google, a ênfase contínua na memorização é uma enorme perda de tempo. Cinco décadas de ciência cognitiva nos ensinaram que humanos não são particularmente bons memorizadores, que somos maus argumentadores, facilmente enganados. Ainda assim eu não tive uma única aula sobre argumentos informais, como identificar falácias, interpretar estatísticas, esse tipo de coisa. Na era da internet, o nosso problema não é que as crianças não acham as informações, mas sim que elas não conseguem analisá-las. Eu começaria com um curso sobre o que os cientistas chamam de “metacognição” – aprender como se aprende. Iria expor os alunos à arquitetura da mente – o que ela faz bem e o que não faz. Ninguém me ensinou essas coisas na escola. Espero que sejam ensinadas daqui para a frente."

5. O câncer está sendo decifrado

Stuart Kauffman, diretor do Instituto para Biocomplexidade e Informática, Universidade de Calgary (Canadá).

"Nos últimos anos, aumentaram as provas de que as “células-tronco do câncer” (CTCs) têm um papel fundamental na doença. Tipicamente representando cerca de 1% ou menos da massa total de um tumor, essas células-tronco cancerígenas parecem ter capacidade ilimitada de proliferação e de direcionar o crescimento do câncer, além de terem sido associadas à metástase (quando o câncer se espalha por outros órgãos). A recente identificação dessas células pode ser a mais importante descoberta na biologia do câncer nos últimos 50 anos. Com a descoberta, ficou óbvio que meramente reduzir a massa de um tumor sem eliminar as CTCs levará, quase que com certeza, a uma recorrência da doença.
Então, um número crescente de investigadores está focando esforço em 3 sentidos: 1) achar meios para matar especificamente as CTCs; 2) interromper a proliferação delas; e 3) achar meios de induzir as CTCs a se diferenciar ou mudar de tipo – para células não malignas. As implicações potenciais das terapias basea¬das nas CTCs são enormes. Eu estou profundamente otimista como médico e biólogo de que nós iremos, finalmente, achar maneiras sutis de tratar o câncer."

Fonte: Revista Super Interessante - Texto Pedro Burgos