quarta-feira, 11 de junho de 2014

10 razões para acreditar que o Brasil vai ser campeão

Depois de todos os atrasos, desvios, crises e cornetas, parece que vai ter Copa mesmo. E pode ser que tenha até o hexa. As casas de apostas são unânimes em indicar a seleção brasileira como a grande favorita a levantar a taça em julho.

Mas se você é um daqueles pessimistas que ainda não viram motivo para confiar no time, o UOL Esporte mostra por que é mais do que provável que essa Copa acabe com um final feliz para os donos da casa. 

10 razões para acreditar que o Brasil vai ser campeão

1 - Guru da estatística diz que essa é do Brasil 
Nate Silver é um jornalista de dados que tornou-se guru dos números depois de provar que era possível acertar os resultados das eleições americanas usando apenas estatística. Segundo os cálculos da equipe de Silver, o Brasil tem 45,2% de chances de sair campeão. A Argentina vem em segundo com 12,8%, seguida por Alemanha e Espanha, atual campeã.

2 - No futebol, jogar em casa é meio gol... 
Um levantamento dos jogos dos times mandantes de todas as Copas a partir de 1990 mostra que os anfitriões saíram vitoriosos em 27 partidas e perderam apenas seis (houve seis empates). Isso levando em conta Mundiais em que o time mandante era azarão como a África do Sul em 2010, por exemplo.

3 - ...e o Brasil não perde jogo oficial em casa há quase 40 anos
A última derrota da seleção em casa, desconsiderando amistosos, foi na Copa América de 1975 para o Peru (2 a 1), no Mineirão. Tudo bem que você pode perder uma Copa sem perder nenhum jogo, mas ainda assim...

4 - O coro no hino nacional 
Não duvide da influência que milhares de pessoas cantando o hino nacional à capela têm sobre os jogadores de futebol. Depois da Copa das Confederações, muitos disseram que essa união com a torcida foi importante para o título. O espetáculo do hino deve voltar a ocorrer antes de cada jogo do Brasil, a partir de quinta-feira.

5 - Todo mundo 100% 
Diferentemente da maioria de seus concorrentes, a seleção não teve nenhum atleta cortado por lesão nas vésperas da Copa e deve estrear com o que tem de melhor.

6 - Temos Neymar 
Ele assumiu a camisa 10 e liderou o time na Copa das Confederações. O atacante nunca esteve tão bem na seleção desde que estreou pelo time principal, há quatro anos. Faz gols decisivos, cava faltas, irrita a marcação e parou de apelar a firulas desnecessárias. Ambicioso, parece não querer outra coisa do que ser campeão em casa.

7 - Temos um time 
Ao contrário de Dunga em 2010, Felipão conseguiu de fato montar um time entre a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Existe um padrão tático e opções de jogo para diferentes situações. A maioria dos reservas são tão bons quanto os titulares. O entrosamento entre os atletas é visível não só em campo, mas também nos momentos de descontração.

8 - Fred faz gol até deitado 
Quando não dá do jeito tradicional, ele mete pra dentro de qualquer forma. O camisa 9 fez gol decisivo deitado na final da Copa das Confederações e, no último amistoso, marcou o gol da vitória também caído. Apesar de seu estado físico ser fruto de desconfiança, Fred parece estar bem para os próximos desafios. Desde 2013, marcou dez gols em 14 jogos, média de 0,7 gol por partida.

9 - A seleção sempre foi ajudada pela arbitragem; imagina na Copa! 
A lista de 'ajudinhas' dos juízes ao Brasil em Copas é longa. Em 62, Garrincha evitou uma suspensão pois o bandeirinha que comprovaria a infração sumiu. Em 2002, um jogo difícil ante a Turquia foi decidido por pênalti inexistente a favor do Brasil. Na mesma Copa, a Bélgica teve gol legal anulado quando dominava as oitavas. Se os juízes já tendem a dar aquela mãozinha ao Brasil, imagina em casa...

10 - Felipão, rei do mata-mata 
Você pode fazer qualquer crítica ao gaúcho, mas não dá pra negar que ele sabe como vencer torneios curtos, como a Copa do Mundo. Além do título de 2002, ele já levantou duas Libertadores e três Copas do Brasil, além de um Brasileiro na era pré-pontos corridos. Seu estilo que mistura motivação com atenção especial à marcação e à intensidade parece indicar que o Hexa é questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário