quinta-feira, 19 de maio de 2016

40 truques de limpeza para quem odeia perder tempo limpando

Confira as dicas da especialista para facilitar na hora da limpeza do seu lar, tornando a atividade mais prática

Manter uma casa limpa e organizada não é tarefa fácil. Principalmente para aqueles que não estão acostumados ou não “simpatizam” com uma rotina de cuidados domésticos.

Apesar de não realizarmos a limpeza da casa diariamente, ao separar um tempo para realizar este feito, não desejamos despender longas jornadas realizando estas tarefas consideradas chatas e desagradáveis.

Para facilitar a limpeza de seu lar, existem alguns truques que deixam a faxina muito mais agradável, os quais facilitam e aumentam a produtividade em momentos odiosos como este.

“Mantenha sua casa com móveis que garantam a circulação do espaço. O acumulo desses objetos, além de poluir visualmente, dificulta a manutenção e facilita a proliferação de ácaros e fungos, conhecidos por causar alergias. As tendências de Arquitetura de Decoração de hoje primam por um ambiente clean. Então lembre-se: o menos é mais”, recomenda a personal organizer Helô Henne.

Visando facilitar a limpeza do seu lar, sem perder tempo, fazendo com que este momento seja mais fácil, prático e até prazeroso, confira mais dicas e truques da personal organizer que irão ajudar a modificar sua rotina doméstica:

Na cozinha
1. Limpe panelas muito sujas ou com marcas de queimado adicionando água com uma xícara de vinagre branco. Leve ao fogo até a mistura ferver e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esvazie a panela e lave-a esfregando levemente para tirar as marcas de queimado.
2. Para limpar rapidamente o micro-ondas, utilize um limão cortado ao meio e coloque em um copo de água. Ligue o micro-ondas até que a água comece a ferver. Feito isto, desligue o micro-ondas e deixe o copo descansar por um minuto antes de retirá-lo. Isto fará com que a gordura saia facilmente ao passar um pano em seu interior.
3. Simplifique a limpeza do liquidificador apenas adicionando água e detergente após o seu uso. Ligue-o por alguns segundos e basta apenas enxaguar.
4. Para limpar um moedor de café, coloque grãos de arroz crus em seu interior. Isso fará com que odores antigos desapareçam. Para limpar, “moa” um colher de sopa de bicarbonato de sódio e limpe bem.
5. Para limpar um forno bem sujo, coloque uma vasilha com meio copo de amônia e deixe descansar durante a noite. Ao acordar, limpe normalmente o interior do seu forno.
6. Deseja tirar as marcas deixadas pelo uso excessivo da cafeteira? Adicione partes iguais de água e vinagre dentro da jarra, ligue a cafeteira até o meio do ciclo e deixe descansar. Após uma hora, ligue-a novamente e deixe o ciclo se repetir. Depois, faça mais dois ciclos somente com água, para evitar qualquer sabor ou aroma desagradável.
7. Possui utensílios de prata? Para limpá-los, coloque-os em uma tigela forrada com papel alumínio, adicione água fervendo, meio copo de sal e meio copo de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por 30 minutos e enxague normalmente.
8. Para limpar o grill ou sanduicheira, ao finalizar o uso, coloque duas folhas de papel toalha úmidas no seu interior e feche-o. O calor provindo do uso irá fazer com que a sujeira fique mais fácil de grudar no papel. Depois, abra-o e limpe o restante da sujeira também com papel toalha.
9. Se deseja garantir que a esponja de lavar louças esteja livre de germes, coloque-a ainda úmida no micro-ondas e ligue na potência alta por dois minutos. Este processo mata cerca de 99% do germes presentes na mesma.
10. Quebrou um copo ou recipiente de vidro? Garanta sua segurança e evite se machucar pegando os cacos utilizando uma fatia de pão de forma.
11. Limpe os queimadores do fogão facilmente. Coloque-os em um saco plástico com ¼ de copo de amônia, sele o saco e deixe descansar durante a noite. Agora basta lavá-los normalmente com uma esponja que a sujeira sairá sem problemas.
12. Utilize uma cebola cortada ao meio para ajudar a tirar os restos que ficam grudados na grelha após cozinhar. Apenas esfregue-a por toda a grelha que os restos de comida facilmente sairão.
13. Para limpara tábua de corte sem deixar resquícios de química ou odores, utilize sal grosso e limão esfregando-os por toda sua extensão e enxaguando posteriormente.

No banheiro
14. Se livre do acúmulo de sujeira da torneira ou registro de chuveiro com o auxílio de um limão. Basta esfrega-lo ao redor do mesmo que a sujeira sairá facilmente.
15. Limpe o rejunte dos azulejos com uma mistura de água com bicarbonato de sódio, fazendo uma pasta e aplicando-a com a ajuda de uma escova de dentes antiga.
16. “Para fazer a desinfecção dos banheiros e cozinha e pias, depois de lavar o chão a as bancadas como de costume, prepare uma solução de água sanitária, a água na proporção de um litro, para duas colheres de sopa de água sanitária, aplique e deixe agir por 15 minutos”, indica a personal organizer.
17. Para evitar manchas de água no box, aplique uma fina camada de cera para carros em toda a sua extensão e deixe-o secar por alguns minutos. O papel da cera é isolar o vidro da água, evitando as manchas.
18. Limpe a parte externa do vaso sanitário com água quente, bicarbonato de sódio e um pano macio. Esta mistura ajudará a eliminar odores e bactérias desta região, deixando-o mais limpo.
19. Para a parte interna do vaso, o ideal é utilizar água sanitária e utilizando uma bucha limpar as laterais do mesmo. Para enxaguar basta dar descarga. Lembre-se de utilizar luvas descartáveis para realizar este procedimento.

Na casa em geral
20. Se possui gato ou cachorro como animal doméstico, facilite a limpeza do tapete ou carpete passando um rodo por toda a sua extensão. Desta forma os pelos sairão facilmente.
21. “A maneira ideal de manter seus livros organizados é por estilo literário ou por autor. Compre em uma papelaria etiquetas adesivas coloridas, elas devem ser pequenas. Identifique cada estilo literário ou autor com uma cor, depois crie um índice ou legenda correspondente a cada cor com estilo literário/ autor. Desta forma quando você consulta o índice sabe exatamente em que grupo o livro que procura está, ensina Helo.
22. Uma outra opção para se livrar de pelos de cães ou gatos de tapetes e estofados é utilizar uma luva de borracha. Basta vesti-la e passar a mão sobre o local sujo que os pelo irão grudar na mesma.
23. Para limpar livros, a profissional orienta passar por toda a superfície do livro com álcool em gel 70%. Polvilhe bicarbonato de sódio por entre as páginas. “Isto evitará fungos e possíveis alergias”, esclarece.
24. Para tirar marcas de copos ou de umidade em móveis de madeira, absorva o excesso de umidade com uma toalha e utilize um secador de cabelos para acabar com o restante da umidade até a mancha sair.
25. Evite vazamento dos sacos de lixo adicionando folhas de jornal à lixeira. Desta forma a lixeira não ficará suja e os jornais podem ser descartados posteriormente.
26.”Para limpar porcelanato o ideal é detergente neutro. Qualquer outro produto pode deixar manchas”, informa Helo.
27. Possui ventilador de teto? Então utilize uma camiseta antiga para limpá-lo, “vestindo” cada pá de uma vez. Isso evitara que a sujeira se espalhe por todo o ambiente.
28. Limpe facilmente as persianas envolvendo a mão com uma meia limpa e limpando com a mesma proporção de água e vinagre branco.
29. Pra limpar rejunte, a profissional orienta utilizar uma papa de sumo de limão com bicarbonato. Deixe agir e esfregue com uma escova de cerdas duras.
30. Para limpar o colchão, borrife com o auxílio de um borrifador vodca em toda a sua extensão. O álcool irá matar o odor causador de bactérias e evaporará rapidamente.
31. Livre-se dos arranhões em móveis de couro utilizando polidor para calçados e aplicando-o nos locais danificados.
32. Utilize filtros de café para limpar telas de televisão, monitores ou outras telas em seu lar.

Na lavanderia
33. Para ajudar a secar sapatos e tênis molhados da chuva, coloque dentro deles folhas de jornal ou mesmo um sachê com grãos de arroz. Estes elementos ajudam a absorver a umidade, acelerando o processo de secagem dos calçados.
34. “Para remover manchas de sangue corretamente, elas devem ser tiradas com água oxigenada volume 10 líquida. Se você encontrar a versão volume 20, melhor, mas precisa ser a líquida para agilizar o processo. Coloque uma boa quantidade no local manchado e deixe agir por alguns minutos. Coloque um pouco de sabão em pó e água fervendo, esfregue e lave normalmente,” orienta a personal organizer.
35. Retire manchas de gordura das roupas aplicando giz escolar ou talco sobre a macha. Espere alguns minutos para absorvera gordura e esfregue um pano para retirar a sujeira.
26. Possui manchas de batom na sua roupa? Aplique spray fixador de cabelo sobre elas, deixe descansar por 10 minutos, passe um pano úmido sobre a mancha e lave sua peça de roupa normalmente.
37. ”Dê preferência a sabões líquidos para lavar roupa, pois eles dissolvem na água não acumulando na roupa. Para as roupas escuras, utilize os sabões próprios para roupas escuras, eles mantêm a cor viva por mais tempo”, aconselha a personal organizer.
38. Para retirar marcas de café da toalha de mesa, esfregue bicarbonato de sódio com um pouco de água que a mesmas sairão sem demora.
39. ”O amaciante funciona também com um anti-mofo. Por isso você não precisa comprar produtos específicos para passar roupa. No borrifador coloque água e um pouquinho de amaciante, além de perfumar um pouco mais irá funcionar como anti-mofo”, propõe Helo.
40. “Fique atenta para o nível de sabão. Sabão em excesso estraga tanto a máquina quanto as roupas. Roupas que saem da máquina com muito cheiro de sabão, com certeza a quantidade foi exagerada. E também causam alergias, alerta a personal organizer.

Utilizando estas dicas, limpar a casa se torna tarefa mais prática e fácil de se realizar. Lembrando sempre que a melhor maneira de se facilitar o momento da limpeza é focar em prevenir possíveis formas de acúmulo de sujeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário