domingo, 27 de outubro de 2013

Os benefícios da musculação

Há muitas opções disponíveis para trabalhar o condicionamento físico. Cada uma delas corresponde a diferentes necessidades e gostos. É possível optar entre exercícios de flexibilidade, como alongamento, exercícios aeróbicos, como caminhada ou ciclismo, e anaeróbicos, como musculação.

A musculação beneficia a saúde em muitos aspectos, pois contribui para o controle e a manutenção do peso, reduz o risco de diabetes e osteoporose, melhora a postura, a aparência e, portanto, a autoestima. O exercício com peso também regula o metabolismo, queimando mais calorias. Mas, por que esse exercício é tão bom? Basicamente, pelas seguintes razões:

1. Reduz a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas e gordura que consumimos: um estudo do Journal of Sports Science & Medicine concluiu que a resistência física aumenta a capacidade do organismo de digerir alimentos, estabiliza a taxa de açúcar no sangue e ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

2. Fortalece: a musculação faz com que as articulações fiquem mais firmes e os tendões e ligamentos mais espessos. Isso permite mais liberdade para executar ações do dia-a-dia, às vezes difíceis, como subir escadas íngremes.

3. Permite viver mais: a musculação reduz os risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques cardíacos, especialmente se praticada regularmente. Ao mesmo tempo, aumenta a frequência cardíaca, o que leva oxigênio e outros nutrientes aos músculos.
Quais são as formas de musculação?

Talvez a mais famosa atualmente seja o Body Pump. Consiste em aulas de musculação em grupo, realizadas com acompanhamento musical. São utilizadas barras com pesos ajustáveis de acordo com a força e a aptidão física de cada praticante.

Existem 10 séries que exercitam diferentes grupos musculares simultaneamente (aquecimento, agachamento, musculação da área do tórax e das costas, etc.). As aulas têm um formato padrão que é alterado a cada três meses. O programa de exercícios tem a mesma estrutura em cerca de quatro mil academias de 14 países da América Latina, entre eles México, Brasil, Argentina e Colômbia.

Outras formas de musculação são o sistema livre e com apoio de equipamento. Muito se tem debatido sobre qual deles é o mais eficiente, mas o primeiro costuma ser vitorioso por não obrigar o praticante a ficar sentado durante o exercício, permitindo que este se movimente e utilize mais músculos como, por exemplo, os estabilizadores (abdômen e costas). Além disso, a postura é mais solta e não fica restrita à estrutura de um equipamento, permitindo que os músculos se movimentem de maneira natural.

Finalmente, a musculação com peso livre é muito mais barata e compacta, exigindo apenas pesos e halteres, ao contrário de um equipamento que requer mais investimento e espaço. Em ambos os casos, sempre é necessária a ajuda de um profissional para controlar a postura correta e o peso que deve ser usado em cada exercício.

Qual deve ser a frequência dos exercícios?
O ideal é praticar de três a cinco vezes por semana. Isso é o bastante para perder peso e tonificar os músculos, e ainda permite que o corpo se recupere entre uma sessão e outra. É importante respeitar a fase de aquecimento e alongamento antes e depois do exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário