quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

5 oleaginosas que melhoram a saúde e ajudam a prevenir doenças


Nutricionista explica como essas sementes podem favorecer o funcionamento do corpo

 

As oleaginosas apresentam, na composição, uma grande quantidade de ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis e fosfolipídios. Essas substâncias oferecem inúmeros benefícios ao organismo. Para te ajudar a escolher a sua opção preferida e saber quais delas atendem aos seus objetivos, a nutricionista Natália Colombo preparou uma lista com as principais sementes oleaginosas. Confira!

 

1. Castanha-do-pará

É rica em ômega 3 , magnésio e selênio. O selênio é cofator para a formação de uma enzima endógena antioxidante. Portanto, o seu papel na defesa antioxidante é muito importante. Estudos mostram que o consumo regular dessa oleaginosa ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, prevenir diabetes, doenças cardíacas e melhorar a função cardiovascular. A quantidade de consumo deve ser de 2 a 3 unidades ao dia.

 

2. Castanha-de-caju

É uma boa fonte de zinco (também cofator de uma enzima endógena antioxidante ), proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Pesquisas evidenciam que o consumo da oleaginosa potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). A quantidade diária consumida deve variar entre 3 e 5 unidades.

 

3. Avelã

Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhorando os níveis de colesterol. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteopenia e osteoporose. Além disso, possui boa quantidade de vitamina B6 e é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual). A quantidade diária a ser consumida é de 8 a 10 unidades.

 

4. Amêndoa

Possui uma alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Ainda, é uma boa fonte de proteína vegetal. Quando comparada a outras oleaginosas, possui menos calorias. A quantidade diária a ser consumida é de 10 a 12 unidades.

 

5. Noz

Embora as oleaginosas, em geral, possuam vitamina E, as nozes apresentam uma maior quantidade dessa vitamina. Elas também são ricas em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Estudos apresentam que, pelo seu teor antioxidante, ajudam a controlar a pressão arterial, bem como reduzem a vontade de comer doces. A quantidade diária a ser consumida é de 3 a 4 unidades.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-12-29/5-oleaginosas-que-melhoram-a-saude-e-ajudam-a-prevenir-doencas.html - Redação EdiCase


A alma generosa engordará, e o que regar também será regado.

Provérbios 11:25


Nenhum comentário:

Postar um comentário