sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Exercícios físicos: 7 cuidados com a pele para o antes e depois


Problemas podem acontecer durante os exercícios físicos ao ar livre

 

Não importa o horário do dia, ou seja, o verão é a época do ano para prática de atividades físicas. Certos cuidados são essenciais para que um certo alguém não enfrente sérios riscos de saúde.  Nesse sentido, a dra. Mariana Veloso vai listar os principais cuidados para antes e depois dos exercícios físicos.

 

Cuidados com a pele antes dos exercícios físicos

Lave o rosto

“Antes dos exercícios físicos, é de suma importância realizar a limpeza da pele. Afinal, durante a madrugada nosso corpo produz mais oleosidade devido à diminuição da temperatura corporal. Assim, caso os poros entupam, o suor será impedido de sair com facilidade, de forma natural. E ainda gera inflamações como acnes e cravos, além da irritação na pele. Dessa forma, para quem pratica atividades físicas pela manhã, realize a higienização com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Já se você malha no período da noite, utilize um demaquilante ou água micelar, pois o produto realiza a remoção da maquiagem, dos cosméticos e das impurezas da pele”, destacou Mariana.

 

Hidrate a pele

“Um hidratante fluido e suave tem o poder de proteger a pele do bloqueio dos poros durante os exercícios físicos. Quando a pele fica vermelha ao malhar, é necessária a aplicação de produtos com ativos tranquilizantes ou anti-inflamatórios, que relaxam o tecido e previnem irritações. Além disso, devido aos movimentos repetidos, o atrito causado pela roupa na pele pode causar irritação ou até ressecamento”, orientou Veloso. 

 

Aplique o protetor solar

“Durante a prática de atividades físicas ao ar livre ficamos expostos aos raios UVA e UVB, por isso a fotoproteção é o passo indispensável para fazer antes da atividade física. Os raios ultravioletas podem causar câncer de pele, envelhecimento precoce e determinadas condições de pele também. O recomendado é a utilização do produto com fator superior a 50 com toque seco e controle inteligente da oleosidade e umidade, além de possuir uma boa resistência ao suor. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas”, alertou a doutora.

 

Prioridade nacional

Assunto que é de extrema importância para a população brasileira. A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) divulgou por meio de pesquisa em janeiro de 2020, que mais de 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no dia a dia.

 

Há a estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), que no ciclo 2020 – 2022 sejam diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular (83.770 em homens e 93.160 em mulheres). Esses valores correspondem ao risco estimado de 80,12 para cada 100 mil homens e 86,65 para cada 100 mil mulheres, segundo dados divulgados pelo INCA em 6 de fevereiro de 2020.

 

Cuidados com a pele depois dos exercícios físicos

Realize uma nova limpeza na pele

Após o treino, também é importante fazer uma boa limpeza na pele para remover as sujeiras, o suor, regular a oleosidade e reestabelecer o pH da pele, já que o suor possui um pH ácido e que pode ser agressivo ao tecido, sendo assim a limpeza deve se iniciar igualmente a anterior ao exercício. Depois da limpeza, um tônico adstringente é a opção perfeita para o reequilíbrio do pH, além de um dermocosmético hidratante que é necessário para a recuperação do tecido. Após isso, aplique o protetor solar novamente.

 

Evite banhos quentes

A água quente tende a promover o ressecamento da pele retirando sua camada de proteção. Opte por banhos rápidos com água gelada ou morna.

 

Troque de roupa imediatamente

O recomendado é a remoção da roupa suada o quanto antes. Continuar com a roupa que foi usada dos exercícios por muito tempo tende a impedir que a pele respire, entupindo os poros e promovendo a formação de foliculite.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/exercicios-fisicos-7-cuidados-com-a-pele-para-o-antes-e-depois/ - By Guilherme Faber - Shutterstock


Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13


Nenhum comentário:

Postar um comentário