sábado, 12 de fevereiro de 2011

Danças de salão queimam calorias e fortalecem os músculos


Samba, forró e tango são alguns dos ritmos que ajudam a manter a forma

Dançar com um par, em ritmo lento ou rápido, executando passos simples ou complexos, com rebolados ou giros, é o melhor exercício do mundo para muita gente. A professora de dança de salão Lidiani Emmerich garante que não há falta de jeito que impeça alguém de dançar. "Se a pessoa estiver aberta, vai encontrar uma maneira de aprender". Além de desenvolver dotes artísticos, acrescenta a especialista, o aluno ainda trabalha a parte física e psicológica.

As qualidades físicas trabalhadas dependem de cada estilo. Geralmente, nas academias, é possível escolher de quais ritmos você quer ter lições. Tirando tango e samba, que possuem técnicas bem específicas, os outros tipos de dança costumam ser ensinados em uma mesma aula.

A metodologia é quase sempre a mesma. Após o aquecimento, o professor faz uma descrição detalhada e uma demonstração do passo a ser aprendido. Depois, vem a parte com música, em que os casais se formam e praticam o que sabem. As variações ficam mesmo por conta das especificidades dos diferentes ritmos.

O forró permite o gasto de até 470 kcal por hora. Com molejo e sensualidade, o estilo é um dos mais fáceis de se aprender e mexe o corpo todo, trabalhando acentuadamente os quadris e as pernas. Já no soltinho, também chamado de swing e rock brasileiro, o gasto calórico chega a 550 kcal por hora. Os passos rápidos, característicos do estilo, movimentam coxas, panturrilhas e braços, além de garantirem um bom condicionamento físico ao praticante.

No samba de gafieira, gasta-se, em média, 470 kcal por hora. Por causa da ginga pulada do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora das torções, giros e rebolados tipicamente brasileiros. A salsa faz o praticamente perder 590 kcal por hora. Bastante aeróbica, a modalidade ainda trabalha bíceps, tríceps, músculos abdominais, coxas, glúteos e panturrilhas.

O bolero proporciona uma perda de 350 kcal por hora. Um dos ritmos mais lentos da dança de salão, o ele tem muitos movimentos de idas e vindas, que exigem força nas pernas e postura impecável. O tango, considerado por muitos o estilo mais difícil e o mais sensual da dança de salão, leva embora 470 kcal em uma hora.

Além do trabalho físico, há o impacto psicológico nos alunos, segundo a professora Lidiani. No público feminino, a principal mudança se dá na autoestima.

"Nos homens, o que muda mais é o comportamento. Mesmo os que chegam aqui parecendo não saber lidar com as mulheres ganham leveza e gentileza", conta a especialista. De acordo com Lidiani, não há restrição de idade para a prática da dança de salão. "A dança abraça todos, da criança ao idoso", finaliza.

Fonte: UOL

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Exercícios físicos melhoram o desempenho de crianças em matemática


Exercícios físicos melhoram o desempenho de crianças em matemática

Pesquisadores americanos analisaram o efeito que exercícios físicos tiveram nas habilidades aprendizado de 171 crianças obesas de 7 a 11 anos. Para medir as capacidades cognitivas das crianças os cientistas aplicaram testes que mediram habilidades em áreas como matemática e leitura e fizeram ressonâncias magnéticas para analisar a atividade cerebral. Nenhuma das crianças realizava atividades físicas antes do início do estudo.

Os resultados mostraram que após três meses de prática de exercícios físicos, as notas dos alunos melhoraram. Aqueles que praticaram esportes durante 40 minutos diários tiveram uma média de melhora de 3.8 pontos. As crianças que se exercitaram por 20 minutos diários tiveram uma melhora um pouco menor.

Os pesquisadores do estudo acreditam que essa melhora ocorreu porque atividade física vigorosa promove o desenvolvimento de áreas do cérebro que são fundamentais à cognição e comportamento.

Catherine Davis, autora do estudo, espera que o estudo confirme a importância de manter atividades físicas nas grades de horário das escolas. “Com crianças você simplesmente não sabe qual impacto você terá quando melhora a habilidade delas de controlar a atenção, de se concentrar melhor na escola, de fazer escolhas melhores. Talvez eles tenham uma probabilidade maior de ficar na escola e longe de problemas”, ela afirma.

Fonte: Blog Boa Saúde

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Segunda Chance


Imagine que você morreu e será julgado por seus atos da vida terrena, mas antes que isso acontecesse, seriam passadas cenas de sua vida, para saber como se comportou em alguns momentos, em relação aos que estavam ao seu redor.

Cenas que marcaram sua vida, mas que não deu tanta importância como: ter conversado pouco com seus pais quando estavam vivos e de dizer-lhes quanto os amavam; ter perdido um grande amor por ciúmes ou brigas banais com atitudes egoístas; não ter se dedicado bastante aos estudos para conseguir uma melhor profissão; perdeu algumas amizades por opiniões diferentes à política, futebol e até religião; deixou de passear e conhecer lugares diferentes por medo de viajar e aventurar-se mais; não ter dado o perdão ao inimigo mesmo com o seu pedido; ter trabalhado mais do que o necessário deixando de estar com sua família; não ter visitado os doentes nos hospitais e os idosos nos asilos, mesmo quando teve tempo sobrando; não ter dado assistência às crianças de ruas e aos pobres necessitados quando cruzaram no seu dia a dia.

De repente você acordou e ficou aliviado, foi apenas um sonho, que não tinha morrido, não seria julgado, mas precisava aprender com aquele episódio. Seria uma segunda chance de vida? Refletiu e afirmou; a partir de hoje, em todos os dias de minha vida ao acordar direi: obrigado Senhor pelo dom da vida, e terei em mente que um minuto passado não volta mais, mas aproveitarei cada momento de minha vida ao máximo, passando o maior tempo possível com as pessoas que amo e tornarei esses momentos inesquecíveis.

Não precisamos sonhar com a morte para reconhecer e mudar algumas atitudes que melhorariam as nossas vidas e dos que nos rodeiam como: ter um ideal de vida; ter mais tempo para a família; ajudar os mais necessitados; ouvir os outros; fazer amizades; ser bem humorado; ser simples e humilde; perdoar sempre; escutar os mais velhos; reclamar menos; admirar mais o mundo; viajar mais; aceitar os problemas do cotidiano; não dar tanto valor a riqueza material; descansar; não querer ser tão perfeito; arriscar mais e amar a todos.

Todos os dias, Deus na sua infinita sabedoria, nos dá uma segunda chance de vida. Sabemos que o tempo não volta, mas podemos aprender com os erros passados e melhorar para o presente e o futuro. Saiba tirar o melhor proveito desta lição, talvez não tenha outra chance de recomeçar.

Por Professor José Costa

Cordel do BBB


Cordel do BBB

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.

Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:

Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:

Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…

FIM

Autor: Antonio Barreto, natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O cérebro se transforma quando aprendemos


O cérebro se transforma quando aprendemos

Tanto a substância cinzenta quanto a branca aumentam quando adquirimos conhecimento, e isso vale para jovens e idosos

Adquirimos constantemente novas informações e aptidões. No entanto, os pesquisadores ainda sabem muito pouco sobre o que exatamente acontece durante esse processo: será que o maquinário já existente das células cerebrais é adaptado a cada situação ou unidades de processamento completamente novas são criadas e integradas? Ou seja, apenas a comunicação entre os neurônios se altera ou toda a estrutura do cérebro, o hardware neural, também se modifica durante a aprendizagem?

As células neurais funcionam como unidades processadoras de informações. Seus corpos formam a substância cinzenta, o córtex, que compõe a camada externa do cérebro. Cada neurônio pode receber sinais de outras células, transmitidos pelos pontos de contato, as sinapses, e depois encaminhados ao longo de extensões chamadas axônios. Eles ficam dentro do cérebro, ou seja, embaixo do córtex, e são chamados substância branca. Sua função é ligar os neurônios por longas distâncias, permitindo a comunicação entre diversas áreas.

A cor clara vem da camada de gordura isolante que envolve os axônios. Essa bainha de mielina acelera o encaminhamento dos sinais, contribuindo para uma comunicação rápida sem perdas de dados. O truque decisivo: a bainha mielínica é interrompida a pequena distância pelos nódulos de Ranvier; os sinais praticamente “saltam” de um nódulo para outro. Sem essas interrupções, os sinais se difundiriam mais lentamente e, em trechos mais longos, acabariam por se extinguir. O grau de mielinização, portanto, influencia a velocidade e a força dos impulsos: quanto mais grossa a camada isolante, melhor e mais rápido os dados são transmitidos.

Mas o que isso tem a ver com aprender? O aprendizado, antes de mais nada, baseia-se em uma alteração de comunicação entre as células do cérebro. Assim, é bastante plausível que a substância branca também se modifique quando aprendemos uma nova habilidade motora (como no caso do malabarismo), pelo surgimento de novos axônios ou com uma mielinização mais intensa daqueles já existentes. Dessa forma, os sinais de áreas visuais teriam condição de atingir as regiões cerebrais motoras com mais rapidez, por exemplo. Por isso, dançar, nadar, treinar lutas marciais, jogar tênis ou xadrez, praticar arvorismo ou qualquer outra atividade que mantenha o corpo e a mente em movimento favorece a capacidade neural.

Fonte: UOL

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Piso Nacional: Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!



Piso Nacional: Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!

Os senadores Cristovam Buarque-DF e Pedro Simon-RS apresentaram em 16/12/2010 projeto de lei estendendo o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras. Com o reajuste de 61,78% do aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês: R$ 26.723,13. Para o senador Cristovam Buarque, a desigualdade salarial é substancial, talvez a maior em todo o mundo, com consequências desastrosas para o futuro do Brasil. Na opinião do senador, a aprovação do reajuste de 61,78% para os professores da educação básica permitirá, ao Senado, uma demonstração mínima de interesse com a educação das nossas crianças e a própria credibilidade da Casa. Pelo exposto solicito que apoie o Abaixo-assinado que está disponível em: www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4645 , e não deixe de divulgar. Qualquer um pode assinar, não precisa ser professor. Ajude a educação de nosso país. Por favor, leiam com atenção, assinem e divulguem para o máximo de professores que conseguirem.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Açude da Marcela em Itabaiana: uma questão ambiental e de saúde pública


Açude da Marcela em Itabaiana: uma questão ambiental e de saúde pública

Mais uma vez a sociedade sergipana é informada da mortandade de milhares de peixes no Açude da Marcela situado no município de Itabaiana. O Açude tem uma capacidade de armazenamento de 2.710.000m3 e foi projetado para fornecer água de irrigação para 156 hectares. A água do açude apresenta qualidade imprópria para irrigação em função dos despejos agrícola (agrotóxico) e esgotos domésticos e industriais descartados no reservatório.

A notícia de grande quantidade de peixes mortos não é nova, ano após anos o noticiário é o mesmo, deixando pescadores sem trabalho e a sociedade que consumem os peixes daquele reservatório numa situação difícil: como consumir alimento de um lugar que anualmente milhares de peixes morrem resultado da poluição existente? Segundo noticiário local, pelo menos quarenta homens tiravam o sustento da família praticando a pesca comercial no açude. Mas e as pessoas que consumem esses peixes como fica a saúde delas? E os órgãos ambientais como vêem essa situação?

Segundo explicação da imprensa, a morte dos peixes que já se encontrava em estado de decomposição tem relação com a chuva de verão que caíram no Estado nos últimos dias. A imprensa do município informando sobre o desastre reproduziu uma frase do pescador Leno: "Todo ano é assim, basta chover neste período, para provocar o desastre. Lamentavelmente os peixes são acometidos por um mau inexplicável, proporcionando a morte de toda a população".

No último incidente de mortandade de peixes, como o atual, o açude da Marcela precisou de quatro meses para recuperar a fauna. No último dia primeiro de Fevereiro de 2011, agentes da ADEMA foram contactados para averiguar a situação. Enquanto isso os pescadores passam por dificuldades e a população fica sem respostas.

Entretanto, a situação do açude da Marcela em Itabaiana é resultado da inoperância dos órgãos ambientais que insistem em fechar os olhos para os reais problemas. Podemos aqui debater alguns elementos que entendo serem importantes para tentarmos esclarecer a situação degradante desse estratégico reservatório de água.

O uso excessivo de agrotóxicos lançados nos rios pela atividade agrícola existente próximo do açude pode ser um dos elementos em destaque. Todo veneno agrícola utilizado nas plantações agrícolas dos arredores da Marcela correm para essa área através dos rios ou do lençol freático. Vale registrar que a região do Açude é muito rica na produção de hortaliças (cheiro verde, alface, repolho, coentro, pimentão, cebolinha entro outros). Essas hortaliças abastecem o mercado itabaianense, bem como Aracaju e grande parte do Estado. Para produzir esses alimentos os produtores rurais utilizam as águas da Marcela, combinando com alta dosagem de agrotóxico. Essa combinação, não muito recomendável, gera uma boa aparência nos alimentos para os paladares urbanos.

Outro grave problema é o lançamento de esgotos domésticos nas águas do açude que vêm contribuindo para esses desastres ambientais. Grande parte dos esgotos domésticos produzidos na cidade de Itabaiana são conduzidos para o Açude da Marcela sem qualquer tratamento. As águas da Marcela têm um cheiro muito forte, resultado da inoperância dos gestores públicos (Prefeitura Municipal, Governo do Estado, ADEMA e IBAMA). No caso da Marcela podemos afirmar que temos um crime ambiental legalizado sendo cometido por quem deveria combater.

Os esgotos do matadouro de Itabaiana também correm para o açude. O mal cheiro provocado pelos dejetos do matadouro para quem passa pela rodovia estadual que liga Itabaiana ao povoado Candeias em Moita Bonita mostra bem a gravidade para as águas da Marcela recebendo aqueles dejetos.

Ainda podemos encontrar problemas nessas águas em função do lançamento de metais pesados jogados pelas indústrias que ali se instalaram. Segundo Genival Nunes Diretor presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), "Estudos realizados identificaram altos índices de metais pesados (zinco) e de coliformes fecais.” Um dos graves problemas no lançamento de metais pesados são os dejetos lançados por curtumes. Em vez de produzir adubo para agricultura os dejetos são lançados inatura nas águas da Marcela. Mais um grave problema que mostra a situação difícil que esse importante reservatório de água sofre. Os metais pesados tem alto poder de contaminação da água e conseqüentemente dos peixes e dos alimentos que recebem as águas do açude.

A realidade do açude mostra que é preciso rever a política ambiental do Estado. É inaceitável que anos após anos possamos vivenciar os crimes ambientais sem qualquer ingerência dos gestores públicos para rever essa situação. Culpar a natureza é um instrumento para não querer resolver, de fato, o problema.

Fonte: www.eitacola.blogspot.com – Profº Roberto Silva

O que a higiene pessoal faz por você


O que a higiene pessoal faz por você

Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o seu bem-estar. Veja como manter cada parte do corpo limpa e longe dos problemas.

Pneumonia, otite, dor de garganta, asma, sinusite, sarampo, varicela, impetigo, eczema, sarna, micose, furúnculo, abscesso e conjuntivite. Você sabe o que essas doenças têm em comum? Todas elas podem ser evitadas por meio de uma boa higiene pessoal. Cultivar hábitos de limpeza do corpo é essencial para garantir a saúde de todo o organismo, contra os estímulos externos, com destaque para o ataque de micro-organismos. E é justamente a nossa incapacidade de percepção às investidas desses seres que dá à higiene um papel fundamental para o bem-estar do corpo.

“A higiene pessoal previne a ocorrência de doenças infecciosas. Por exemplo, alguém que lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair vermes, protozoários, bactérias e vírus que causam diarreia, gripe ou resfriado”, fala Fernando Bellissimo Rodrigues, médico infectologista e professor do departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Ameaça invisível

Um estudo conduzido na África do Sul por pesquisadores da Universidade de Brigham Young, dos EUA, mostra que a educação e a prática de hábitos de higiene pessoal e das residências ajudaram a reduzir em até 39,1% a incidência de infecções na pele. Já o relatório Diarreia: Por que as crianças continuam morrendo e o que pode ser feito, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, mostra que a diarreia é a causa de morte de mais de 1,5 milhão de crianças por ano em todo o mundo. E, de acordo com o estudo, a falta de higiene está diretamente relacionada a 88% desses óbitos.

No Brasil, o estudo Suabe, que entrevistou 150 donas de casa em São Paulo, constatou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos após irem ao banheiro. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli, causadoras de doenças gastrointestinais.

Quem lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair micro-organismos que causam diarreia, gripe e resfriado

A hepatite A, comum nas escolas infantis, também é disseminada dessa forma. “Ela é transmitida por via oral-fecal, ou seja, um indivíduo contaminado elimina o vírus pelas fezes, que são posteriormente retransmitidas a outra pessoa pela boca. Uma criança que não faz uma higiene adequada após as evacuações é um potencial propagador do vírus”, destaca Tânia S. Souza Chaves, médica responsável pelo Centro de Imunizações e do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Aprender desde cedo

Os mecanismos de higiene pessoal devem ser aplicados em todo o corpo de forma global e incentivados desde os primeiros anos de vida. São atitudes simples e indispensáveis, como a de lavar as mãos antes e depois de fazer necessidades fisiológicas. Isso porque tanto a falta de lavagem das mãos quanto a má limpeza da região anal após a utilização do banheiro podem ajudar a transmissão do vírus da hepatite A, por exemplo.

Mas nada de se desesperar e exagerar na dose. O excesso de limpeza pessoal, como lavar as mãos compulsivamente, desinfetar e esterilizar objetos de uso pessoal, também pode prejudicar o desenvolvimento do sistema imune. “Há evidências de que crianças vivendo em ambientes ultralimpos, sem contato com terra, plantas ou animais, têm maior risco de desenvolver asma brônquica”, contrapõe Rodrigues.
Os especialistas consultados por VivaSaúde ensinam como ficar longe de doenças com o cultivo de bons hábitos de higiene pessoal. Vire e página e descubra como você pode ficar ainda mais limpo.

A forma certa de limpar

Rosto

• O que usar: água e sabonete. Não utilize sabonetes antissépticos diariamente para não remover componentes necessários à pele, como os lipídios. As loções adstringentes têm indicação em casos de peles que acumulam mais impurezas. Peles mais oleosas podem ser tratadas semanalmente com géis esfoliantes.

• Como higienizar: lave bem a região com água e sabão e remova toda a espuma com água.

• O que não fazer: esfregar com buchas ou esponjas de forma agressiva ou com frequência diária. Lavar com água muito quente ou utilizar agentes que possam irritá-la como sabões e loções antissépticas sem indicação.

• Frequência da limpeza: depende dos tipos de pele. Em geral, uma limpeza mais cuidadosa deve ser feita ao acordar e antes de dormir. Pessoas com acne precisam complementar a higiene do rosto com uma desobstrução dos cravos pela esteticista uma vez por mês, ou trimestral para peles excessivamente oleosas. Esse recurso também é indicado para a pele normal, mas o intervalo pode ser maior.

• Outros cuidados: filtros solares de uso diário.

• Você ficará livre de: impetigo, espinhas e cravos no rosto, blefarites e outras infecções bacterianas na região dos olhos.

Unhas

• O que usar: água, sabonete e lixa de unha.

• Como higienizar: o ideal é manter as unhas sempre curtas e lixá-las a cada três dias. Pessoas que cultivam unhas compridas devem lavar as mãos com maior frequência e sempre antes de preparar alimentos.

• O que não fazer: enfiar palitos e outros materiais que agridam as unhas e as descolem do leito. Caso exista a necessidade desse tipo de intervenção, consulte um especialista.

• Frequência da limpeza: diária.

• Você ficará livre de: verminoses e doenças intestinais, micoses das unhas e onicomicoses (infecção)

Cabelos

• O que usar: água e xampus e condicionador.

• Como higienizar: aplique o xampu suavemente sem massagear com força. Espere um minuto e massageie mais uma vez. Em seguida, remova o produto enxaguando totalmente os fios por três ou quatro minutos para garantir que nenhum resíduo provoque irritação do couro cabeludo. Por fim, aplique o condicionador apenas nos fios.

• O que não fazer: escovação em excesso, abuso de secadores, permanentes, relaxamentos, descolorimento e exposição ao sol, vento e água com cloro.

• Frequência da limpeza: ao menos, duas vezes por semana. Alguns tipos podem ser lavados todos os dias.

• Outros cuidados: a temperatura da água não deve ser alta. Evite prender os fios em rabos de cavalos tensos ou qualquer outra forma que tracione o couro cabeludo.

• Você ficará livre de: caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda de cabelo, fungos e bactérias.

Nariz

• O que usar: água e soro nasal.

• Como higienizar: umedecer as narinas com água e soro nasal. Depois, assoe em um lenço o excesso de líquido.

• O que não fazer: cutucar a região com o dedo.

• Frequência da limpeza: sempre que sentir que há a formação de secreções na região.

• Você ficará livre de: infecções na vias aéreas, rinite alérgica, sinusite, gripes e resfriados.

Orelhas

• O que usar: toalha e cotonete.

• Como higienizar: a melhor maneira de fazer a limpeza é com uma toalha após o banho. Não se deve forçar a área interna. O cotonete só deve ser usado na parte externa.

• O que não fazer: usar cotonetes para limpar a parte interna, pois empurrará a cera para o interior da orelha.

• Frequência da limpeza: apenas quando há o excesso de cera. Essa substância, ainda que visivelmente incômoda, é essencial para bloquear a entrada de micro-organismos.

• Você ficará livre de: eczema e otite.

Mãos

• O que usar: água, sabonete e géis antissépticos.

• Como higienizar: molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe sabonete até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e as enxágue com bastante água corrente.

• O que não fazer: usar cremes oleosos, pois eles ajudam a reter impurezas.

• Frequência da limpeza: sempre que for ao banheiro, assoar o nariz, espirrar, tossir, manipular alimentos e lixo, tratar de pessoas enfermas, trocar fraldas, ter contato com animais, depois de visitar locais públicos, antes de qualquer refeição e para manusear lentes de contato.

• Você ficará livre de: doenças respiratórias e gastrointestinais, além de evitar a transmissão de germes resistentes aos antibióticos.

As buchas devem ser completamente enxaguadas e secas logo após o uso e trocadas a cada mês

Membros e tórax

• O que usar: água, sabonete, bucha e hidratante.

• Como higienizar: basta lavá-los com água e sabonete durante o banho. Utilize hidrantes por toda a região, com atenção especial para os joelhos e cotovelos.
• O que não fazer: fricções excessivas.

• Frequência da limpeza: diária.

• Você ficará livre de: micoses e pitiríase versicolor, popularmente conhecido como pano branco.

Pés

• O que usar: água, sabonete, hidratante, e talcos antimicóticos ou antissépticos.

• Como higienizar: lavar com água e sabonete e secá-los bem logo após a lavagem. Use hidratantes — principalmente os que contêm ureia — para a limpeza e refinamento da pele. As buchas, escovas ou esponjas devem ser completamente enxaguadas e secas logo após o uso e trocadas periodicamente, no máximo a cada mês, para evitar que também se tornem focos de contaminação microbiana.

• O que não fazer: usar meias úmidas.

• Frequência da limpeza: diária.

• Outros cuidados: mantenha os calçados sempre limpos e secos, guardados em local bem ventilado e livre de umidade.

• Você ficará livre de: micoses, bromidrose e do aparecimento das bactérias e fungos.

Fonte: Revista Viva Saúde - por Ivan Alves

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Frases sobre Educação


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade

“Somente a paixão de ensinar demonstrada pelo professor pode conduzir o aluno à paixão de aprender na sala de aula.” Maria Lucia Weiss

“Para o aluno, o mestre é o grande espelho da sua vida. Se esse espelho for ofuscado, toda uma esperança estará perdida.” Fritz Karl

“O mais belo trabalho do mundo é o de lecionar.” Raissa Gorbatchev

“A escola deve ser o espaço de discussão de temas morais. Onde se possa refletir sobre valores, para que cada um chegue a uma conclusão própria.” Isabel Vieira

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir: saber.” Eça de Queiroz

“Sem educação não há democracia consolidada e justiça social.” Oded Grajew

“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino.” Samuel Lima

“Educar é fazer os jovens serem honestos cidadãos e bons cristãos.” Dom Bosco

“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem uma recompensa ou um castigo.” Petir Senn

“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” Coelho Neto

“A educação criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.” Trevelyan

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” Epíteto

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” Mário Quintana

“A sabedoria, por sua mera existência, é o constante questionamento do saber.” Juan José Saer

“O ganho de nosso estudo é termo-nos tornado melhor e mais sábio.” Montaigne

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Paulo Freire

“Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.” Maomé

“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” Provérbio Chinês

“Ensinar é aprender duas vezes.” Joseph Joubert

“O educador deve fazer-se amar e não fazer-se temer.” Dom Bosco

“O objetivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num cidadão bom.” Platão

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” Galileu Galilei

“Mandai educar o vosso filho por um escravo e, em lugar de um escravo, tereis dois.” Adágio Grego da Antiguidade

“O ignorante que procura se instruir é como um sábio; o sábio que fala sem discernimento semelha um ignorante.” Ibn Ali Talib

“A cultura forma sábios; a educação, homens.” Louis Bonald

“O princípio da educação é pregar com o exemplo.” Anne Turgot

“Aprender a ler é como aprender a viver: não termina nunca.” Leandro Konder

“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.” Cora Coralina

"Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo." Provérbio Chinês

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

“O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.” Jô Soares

“Três elementos são capazes de fazer feliz uma pessoa: Deus, um amigo e um livro.” Lacordaire

“Se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter os resultados que sempre obtivemos.” Seldon Witaker

“De nada adianta pensar no que é melhor para seus alunos se você não procura melhorar a si mesmo também.” Gilda Luck

“Só é possível tornar-se um bom professor num bom conjunto pedagógico.” O livro dos pais.

“ A escola dá certo quando o aluno aprende e é feliz.” Bernardo Toro

“O homem só pode tornar-se homem por meio da educação.” Kant

“Um marketing mais forte que a didática pode afundar a escola.” Rogério Mainardes

“Qualquer que seja o meio de ensino utilizado, existe um único meio verdadeiro: o consentimento do aluno.” Atenas, menina, 1931

“Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar seus alunos a todos os lugares.” JOSE RIBAMAR MUNIZ FEITOSA

“Aprender é construir significados, ensinar é oportunizar essa construção.”Vasco Moretto

“Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.” Paulo Freire

“A ética que precisamos defender na escola, e no mundo, é a ética humana, aquela que promove o desenvolvimento, tendo como objetivo o bem-estar dos homens e das mulheres que habitam este mundo.” Laura Monte Serrat Barbosa

"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." CIMAR CORREA

“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.”

“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender.” Janoí Mamedes

"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza..."Cristóvam Buarque.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina.

“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.” Marie Von Erner-Eschenbach

“O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo.” Confúcio

“Devia existir uma lei que obrigasse político e família de político a só estudar em escola pública e só se tratar em hospital público. Eu não dava um ano pra estar tudo uma maravilha.” Taxista anônimo

"O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana." Guizot

"O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para ele." Thomas Fuller

“A educação é um processo lento como o florescer de uma flor; a fragrância se faz cada vez mais profunda e perceptível quando brota em silêncio, pétala por pétala, até que surja a flor completa.” Sathya Sai Baba

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade

“É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.” Charles Chick Govin

"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los." Isaac Asimov

“Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender.” A. de Vigny

“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana”. (Carlos Drummond de Andrade)

“Ser ou não ser professor, não é questão, é ter dom.” Undergod

“Talvez o tempo te ponha na sua escola, pois não terás melhor professor que ele.” Abu Shakur

"O conhecimento não pode nos fazer a todos líderes, mas pode ajudar a decidir que líder seguir." Management Digest

"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar." Ayrton Senna

“Quem abre uma escola fecha uma prisão.” Victor Hugo

"Devemos prosperar por merecimento, não por proteção." Titus Maccius Plauto

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta" Chico Xavier

"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria" Sêneca

"Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento". Dalai-Lama.

“Educação, ferramenta indispensável na construção de um mundo melhor.” Gil Barbosa

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano. Mas, sem ele, o oceano seria menor." Madre Tereza de Calcutá.

"A minha maior satisfação como educador é de contribuir na formação integral dos alunos através da educação física e do esporte." José Costa

Se alguém te procurar


Se Alguém te Procurar...

Com frio... É porque você tem o cobertor.

Com alegria... É porque você tem o sorriso.

Com lágrimas... É porque você tem o lenço.

Com versos... É porque você tem a música.

Com dor... É porque você tem o curativo.

Com palavras... É porque você tem a audição.

Com fome... É porque você tem o alimento.

Com beijos... É porque você tem o mel.

Com dúvidas... É porque você tem o caminho.

Com orquestras... É porque você tem a festa.

Com desânimo... É porque você tem o estimulo.

Com fantasias... É porque você tem a realidade.

Com desespero... É porque você tem a Serenidade.

Com entusiasmo... É porque você tem o brilho.

Com segredos... É porque você tem a cumplicidade.

Com tumulto... É porque você tem a calma.

Com confiança... É porque você tem a força.

Com medo... É porque você tem o AMOR!!!


Ninguém chega até Você por acaso, em Tudo há o propósito de Deus!

Você pode até não ser ninguém para este mundo, mas é o mundo para Alguém...

O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos.

Autor desconhecido