quarta-feira, 2 de março de 2011
O Carnaval que bomba mais é o de Salvador ou o do Rio de Janeiro?
Nenhum Carnaval atrai mais pessoas no mundo que o de Salvador: são 1 milhão de turistas contra os 719 mil do Rio de Janeiro. A capital baiana figura até no Guinness, o livro dos recordes, como o maior Carnaval de rua do planeta, levando nada menos que 2,5 milhões de foliões para as vias públicas (nessa conta também entram os próprios moradores da cidade, que, é claro, também botam pra quebrar). Além de atrair mais gente, o ziriguidum baiano – com vários trios elétricos sacudindo as ruas dos circuitos oficiais – supera o carioca, que se concentra no Sambódromo, em vários quesitos. Confira a seguir o resultado da guerra de confetes entre o bumbum baticundum do Rio e o axé babá de Salvador na folia de 2008.
DUELO NA AVENIDA
O Carnaval do Rio é show, mas Salvador é o recordista na hora da muvuca de momo
Rio de Janeiro x Salvador
719 mil turistas - 1 milhão de turistas
BEBEU ÁGUA? TÁ COM SEDE?
A diferença na bebedeira tem explicação. No Rio computa-se apenas o consumo no Sambódromo. Já em Salvador leva-se em conta a “entornação” que rola solta nas ruas.
(Rio: 105 mil litros de cerveja e 90 mil litros de água min x 17 milhões litros de cerveja /refrigerante e 9,8 milhões de litros de água na Bahia)
DO CACETE!
Se, no Rio, a maior parte das ocorrências envolveu brigas, o que pegou pelas ruas onde rola o ziriguidum baiano foram os furtos – 768, contra os 148 do Carnaval carioca.
(2 520 ocorrências policiais na região do Sambódromo x 2 368 ocorrências policiais em Salvador)
BOTA A CAMISINHA!
A distribuição de camisinhas pelo governo se baseia no tamanho da população. Nessa ala, o Rio ganha disparado: são 6 milhões de cariocas contra 3 milhões de soteropolitanos.
(1,6 milhão de camisinhas no Rio x 936 mil camisinhas em Salvador)
CAINDO NO SAMBA
Embora o número de ocorrências médicas em Salvador tenha sido menor que no Rio, a maioria dos casos na folia baiana envolveu embriaguez.
(1,8 mil atendimentos nos postos do Sambódromo x 1,4 mil atendimentos em Salvador)
BLOCO DA SUJEIRA
Se a turma da vassoura ralou no Rio, ela teve que suar a camisa pra valer na capital baiana, onde muito do lixo produzido infelizmente acaba indo parar nas vias públicas mesmo.
(393 toneladas de lixo no Sambódromo x 1,6 mil toneladas de lixo em Salvador)
Fonte: Revista Mundo Estranho - por Gabriela Portilho
Frases para Meditar
"A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles." George Washington
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.” Antoine de Saint Exupéry
“Quando a gente acha que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.” Autor desconhecido
“A grandeza não consiste em receber honras, mas, sim, em merecê-las”. Aristóteles
"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior." Dalai-Lama
“O destino decide quem vamos encontrar na vida... As atitudes decidem quem fica..." Autor desconhecido
“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo”. Dom Helder Câmara
"Passarei por este mundo uma só vez, assim, todas as boas ações que possa praticar e todas as gentilezas que possa dispensar a qualquer ser humano, não devem ser adiadas...Devo aproveitar este momento pois, nunca voltarei a passar por este caminho". Albert Einstein
“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” Provérbio Chinês
“Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre.” Albert Einstein
"A vida de um indivíduo só tem sentido na medida em que ajuda a tornar mais bela e nobre qualquer outra vida." Albert Einstein
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina
"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." Confúcio
“As grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós.” Chico Xavier
“Quero deixar este mundo um pouco melhor do que o encontrei.” James Naismith
“Se você insiste em não ter tempo para praticar atividades físicas, comece a encontrar tempo para adoecer e tomar remédios.” Cooper
"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria." Sêneca
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.” Autor desconhecido
terça-feira, 1 de março de 2011
Exercícios aeróbicos melhoram a memória
Exercícios aeróbicos aumentam o hipocampo, melhorando a memória dos adultos mais velhos. Novo experimento controlado revela mais sobre como a atividade aeróbica pode ajudar a fortalecer o cérebro
Muitos estudos associam exercícios físicos a uma melhor saúde cerebral em idades mais avançadas. Agora, um novo experimento revela mais sobre como a atividade aeróbica pode ajudar a fortalecer o cérebro ao reforçar o hipocampo.
Conforme envelhecemos, partes do cérebro tendem a encolher – mesmo na ausência de doenças neurocognitivas como demência ou Alzheimer. A nova pesquisa mostra que pelo menos algumas partes do cérebro podem ser poupadas da atrofia – e até fortalecidas – por meio de atividade física em quantidades relativamente modestas em uma idade mais avançada. As descobertas foram publicadas online no dia 31 de janeiro no Proceedings of the National Academy of Sciences e podem ter implicações na prevenção da deterioração da memória no segmento da população mais velha nos Estados Unidos, que não para de crescer.
O grupo de pesquisadores descobriu que adultos com idade entre 55 e 80 anos que caminharam por 40 minutos três vezes por semana durante um ano, aumentaram o volume do seu hipocampo, a região do cérebro ligada a memória e raciocínio espacial. Os adultos mais velhos designados para uma rotina de alongamentos não apresentaram nenhum aumento do hipocampo.
Os 120 adultos recrutados para o estudo, anteriormente sedentários, ainda não apresentavam demência diagnosticável, mas estavam sofrendo a redução típica do hipocampo associada à idade, conforme ressonâncias magnéticas feitas antes do estudo. “Consideramos que a atrofia do hipocampo em idade mais avançada é quase inevitável”, afirmou Kirk Erickson, um professor de psicologia da University of Pittsburgh e co-autor do novo estudo. “Mas agora demonstramos que mesmo exercício moderado por um ano pode aumentar o tamanho dessa estrutura”.
O crescimento do hipocampo foi modesto, sendo de 2,12% no hipocampo esquerdo e de 1,97% no hipocampo direito, o que efetivamente, em termos de volume, faz o relógio voltar um ou dois anos no tempo. O grupo que apenas fez alongamentos, por outro lado, continuou experimentando a redução em linha com as perdas esperadas associadas à idade, perdendo em média 1,40% e 1,43% do volume dos hipocampos esquerdo e direito, respectivamente.
Quando submetidos a um teste de memória espacial computadorizado, tanto os sujeitos do grupo de caminhada quanto do alongamento melhoraram. Mas aqueles que estavam em melhor forma no início do estudo – e, portanto, também tendiam a ter um hipocampo maior – se saíram melhor nos testes de memória, sugerindo que “o maior volume do hipocampo após a interferência dos exercícios deveria se traduzir em melhor funcionamento da memória”, observaram os pesquisadores responsáveis pelo novo trabalho. E eles de fato descobriram que, para aqueles no grupo da caminhada, o crescimento no hipocampo esteve relacionado a melhores pontuações no teste de memória.
Apesar de descobertas quase diárias a respeito da impressionante plasticidade do cérebro, especialmente sua habilidade de mudar para compensar áreas danificadas, as novas descobertas mostram que, mesmo em idade relativamente avançada, “o cérebro nessa etapa permanece modificável” – mesmo em áreas estruturais chave, afirmou Erickson.
Além do aumento do tamanho do hipocampo, o grupo que fez exercícios aeróbicos também tendeu a ter um nível maior do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro [brain-derived neurotrophic factor] (BDNF), um composto que é associado a um maior hipocampo e melhor memória. Os pesquisadores não observaram nenhuma mudança no tálamo ou no núcleo caudado, duas outras partes do cérebro que estão ligadas ao senso espacial e a memória, respectivamente. Como somente o hipocampo pareceu ser afetado pela rotina de exercícios aeróbicos, os pesquisadores concluíram que a atividade pode agir especificamente em certas vias moleculares para estimular “proliferação celular ou ramificação de dendritos”, eles escreveram.
Os resultados do estudo deveriam ajudar a desenvolver um entendimento mais profundo dos exatos mecanismos biológicos que estão em jogo. As descobertas também sustentam a ideia de que, embora estar em melhor forma desde o início tenha ligação com uma melhor memória, “começar uma rotina de exercícios mais tarde na vida não é inútil, tanto para melhorar a cognição quanto para aumentar o volume do cérebro”, os pesquisadores concluíram. E embora o alongamento possa ser bom para a flexibilidade física e tranqüilidade, os exercícios aeróbicos parecem ser o melhor para a agilidade mental.
Fonte: Revista Científica Americana - por Katherine Harmon
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Cantar facilita o aprendizado escolar

Cantar nas escolas aumenta desempenho dos alunos.
Quem canta também fica menos doente, garantem especialistas.
No jardim de infância franco-alemão da cidade de Wuppertal, cantar faz parte do dia-a-dia das crianças, assim como brincar, pintar ou fazer um lanche. Alguns rituais na escolinha são repetidos a cada dia, sempre com acompanhamento musical. "Cantamos em francês. Assim as crianças aprendem o idioma brincando e adquirem um feeling para a pronúncia correta", conta a educadora Françoise Ruel.
Mas acima de tudo elas têm prazer em cantar, já que esta é uma atividade aliada ao movimento e ao lúdico, acentua a francesa. Junto com outra educadora, também proveniente da França, Ruel é responsável, no jardim de infância, pelo ensinamento do idioma estrangeiro. Com as outras quatro educadoras da instituição, os pequenos falam – e cantam – em alemão.
"Para o desenvolvimento em termos da língua, cantar tem uma grande importância, pois incentiva a capacidade de expressão", observa Heike Holland, diretora da escola infantil franco-alemã. Além disso, diz ela, com o canto treina-se a memória, pois com a ajuda da melodia é mais fácil guardar o texto.
É assim que as crianças ali vão rapidamente aprendendo o francês, além do alemão. Muitas delas (44 ao todo) já vêm, inclusive, de famílias com histórico migratório. Além do alemão, alguns falam em casa turco, espanhol, italiano ou português.
Cantar ajuda no aprendizado escolar
Mesmo que um multilinguismo do gênero não seja usual nas instituições alemãs, fato é que a maioria das educadoras do país tem cada vez mais contato com crianças bilíngues. Isso influencia também o repertório musical nas creches e jardins, observa Heike Holland, que treina outras pedagogas na formação de crianças pequenas. "Muitas das que têm histórico de migração na família trazem consigo uma música de toque oriental", conta ela. Além disso, as crianças gostam também de cantar aquilo que ouvem no rádio ou na televisão – canções, via de regra, em inglês.
O sociólogo Thomas Blank, da Universidade de Münster, sugere a pais educadores que ofereçam bastante música a seus filhos e alunos. Uma pesquisa realizada com 500 crianças abaixo de 6 anos de idade mostrou que, quanto mais elas cantam, maior é sua capacidade de aprendizado escolar. "Elas podem se expressar melhor, conseguem se colocar melhor na posição dos outros e são com menor frequência vítimas de gripes ou resfriados", cita Blank.
Cantar alia a lógica ao sentimento
O resultado das pesquisas não surpreende o sociólogo. "Entre o segundo e o sexto anos de vida, a ligação entre o lado esquerdo e o direito do cérebro, ou seja, a ligação entre a lógica e o sentimento, pode ser muito bem aperfeiçoada. E é exatamente isso que acontece quando se canta", acentua Blank.
A afinação, nesse caso, não importa. Pelo contrário. O cantar deve ser isento de qualquer pressão pela perfeição, aconselha o especialista. "As crianças precisam ter prazer cantando e têm que poder experimentar", diz ele. Pois a música é algo saudável. "Cantar diminui o estresse e a agressão, além de fortalecer o espírito coletivo", conclui Blank. Ou seja, torna o ser humano simplesmente um pouco mais feliz.
Fonte: Revista Educação Física - por Sabine Damaschke
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Flamengo - Campeão da Taça Guanabara 2011

Não podia ser melhor para a torcida rubro-negra. O Flamengo venceu por 1 a 0 o Boa vista, neste domingo, com um gol de Ronaldinho Gaúcho, e conquistou o título da Taça Guanabara. Os rubro-negros foram superiores durante os 90 minutos e levataram a taça com justiça terminando o primeiro turno do Campeonato Carioca de forma invicta.
A partida não teve muitos lances de perigo, pois o Boa vista foi a campo recuado. O gol do título aconteceu somente aos 26 minutos do segundo quando Ronaldinho Gaúcho acertou bela cobrança de falta sem chance para Thiago. Com mais esta conquista, o Flamengo abre vantagem como sendo o maior vencedor da Taça Guanabara, com 19 títulos, o primeiro no Engenhão.
Os rubro-negros se garantem na final do Cmpeonato Carioca e vão entrar na Taça Rio com a chance de levar o título da competição em caso de conquista no segundo turno.
O jogo - O Flamengo começou a partida pressionando o Boavista em seu campo de defesa. No entanto, sem um atacante de ofício, já que o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou a equipe com Ronaldinho Gaúcho no ataque e o argentino Bottinelli no meio-de-campo, a equipe não conseguia penetrar na defesa adversária. Com isso, os rubro-negros só foram criar a primeira chance de gol aos 11 minutos, quando Thiago Neves apareceu na área e completou de cabeça cruzamento pela esquerda. O goleiro Thiago quase foi surpreendido, mas espalmou para escanteio.
O lance acordou a torcida do Flamengo e a equipe dentro de campo. No minuto seguinte, os rubro-negros quase abriram o placar quando Leonardo Moura foi lançado pela direita e chegou no bico da pequena área. No entanto, o lateral chutou cruzado para fora.
O Boa vista conseguiu novamente neutralizar os ataques do Flamengo, mas não chegava ao ataque. A partida voltou a ficar sendo muito disputada na intermediária do time da Região dos Lagos, mas sem lances de perigo até os 24 minutos. O lateral-esquerdo Egídio foi tentar cruzar e quase colocou para o gol. O goleiro Thiago estava atento e espalmou a bola para longe da área.
Com o jogo seguindo da mesma maneira, o Boa vista passou a avançar mais e teve sua única chance de marcar na etapa inicial aos 42 minutos. Após erro na saída de bola do Flamengo, a bola chegou em Leandro Chaves. O meia arriscou de fora da área e obrigou Felipe a fazer boa defesa. Nos minutos finais, os rubro-negros ainda pressionaram, mas despediçaram as chances de abrir o placar. Com isso, os times foram para o intervalo com o empate.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo veio com o jovem Negueba no lugar de Bottinelli. No entanto, nos primeiros minutos, a partida seguiu o mesmo panorama da etapa inicial, com o Flamengo pressionando, mas sem criar chances de gol.
A torcida do Flamengo só sentiu a abertura do placar próximo aos 12 minutos quando a zaga do Boa vista saiu errado a bola, que sobrou para Negueba. O atacante entrou na área e cruzou para Thiago Neves, mas o meia não conseguiu chegar a tempo de tocar para a rede.
Aos poucos, o Boavista buscava avançar nos espaços deixados pelo Flamengo. Só que o time da Região dos Lagos não levava perigo ao goleiro Felipe. Os rubro-negros seguiam pressionando e chegaram ao gol aos 26 minutos. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta com categoria no canto esquerdo de Thiago para explodir o Engenhão em alegria.
Após o gol, o Boa vista passou a atacar mais, mas aos 34 minutos o atacante Frontini acabou sendo expulso depois de agredir o meia Renato Abreu. Com isso, o time da Região dos Lagos ficou com um homem a menos em campo.
Nos minutos finais, o Boa vista partiu com tudo em busca do gol de empate, mas não conseguiu criar lance de perigo para Felipe. Já o Flamengo passou a administrar o placar e avançar somente nos contra-ataques. Os rubro-negros seguraram a vitória até o apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 BOAVISTA
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de fevereiro de 2011 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)
Renda: R$ 1.198.930,00
Público: 36.102 pagantes
Cartões amarelos: Renato Abreu, Gustavão, Santiago e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Leandro Chaves, Edu Pina e Julio Cesar (Boavista)
Cartão vermelho: Frontini (Boavista)
GOL:
FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 26min do primeiro tempo
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio (Diego Maurício); Willians, Maldonado, Renato Abreu, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves (Ronaldo Angelim); Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
BOAVISTA: Thiago, Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Max); Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; Frontini e André Luis (Rafael Augusto)
Técnico: Alfredo Sampa
Fonte: Yahoo
Assinar:
Comentários (Atom)


