quinta-feira, 30 de abril de 2015

10 dicas para ter mais disposição no dia a dia

Confira 10 dicas simples para ter mais disposição no dia a dia

Você passa o dia todo cansada? Isso tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. Wesley Dmitruk, coach e consultor em treinamento e desenvolvimento da Khalanet listou 10 dicas para ter mais disposição no dia a dia:

1 – Faça pequenas pausas durante o dia
O ideal seria fazer uma pausa de cinco minutos a cada hora. Caso não seja possível, faça pequenas pausas, e aproveite para alongar os braços e as pernas, e relaxar os ombros.
Se você trabalha sentada em frente ao computador, levante e de uma volta. Se possível, tire um cochilo de 15 minutos no meio do dia. Isso irá aumentar sua produtividade mental e disposição física.

2 – Sente-se corretamente
Quando for sentar, lembre-se de apoiar os pés no chão e manter as costas eretas. Utilize cadeiras com a altura adequada. Se for muito baixa pode acabar exigindo muito dos ombros devido ao uso do teclado e do mouse. Já cadeiras altas podem tirar o apoio do seu pé no chão.

3 – Faça caminhadas
Se você tem algum problema que está sugando suas energias, e mesmo assim não acha uma solução, caminhar pode te ajudar a pensar e planejar as coisas. Se você movimenta seu corpo, está movimentando sua mente também. Faça uma caminhada também depois do almoço, para gastar mais energia e perder peso.

4 – Olhe para frente ao caminhar
Isso ajuda a trabalhar sua visão periférica. Assim, você anda com o corpo ereto e ainda será capaz de evitar pequenos obstáculos e degraus.

5 – Alimente-se bem
Deixar de comer para trabalhar ou resolver um problema pode ser prejudicial para sua saúde, além de afetar seu desempenho mental. Se você está bem alimentado, e consumindo os grupos de alimentos certos, seu corpo e sua mente funcionam melhor e a sua disposição aumenta.

6 – Durma bem
Especialistas aconselham a não dormir pouco e nem muito. O importante é ter qualidade de sono. Para isso, é fundamental deixar seus problemas fora da cama. Desligue a TV e o celular antes de ir para a cama, e evite leituras que sejam estimulantes.
“Um banho quente antes de se deitar é bom para relaxar. Um chá (que não  seja mate) ou leite com chocolate antes de dormir ajuda a dormir melhor. Um caldo leve com verdura e uma proteína também pode ser uma ótima pedida no inverno. Quando dormimos mal, a velocidade de nosso metabolismo diminui e isso pode determinar aumento de peso a longo prazo. Assim, se quer emagrecer, comece dormindo bem”, explica o especialista.

7 – Aprenda a respirar
“Lembre-se de parar duas ou três vezes ao dia para respirar fundo. Treine para trazer sua respiração para a altura do umbigo. Respiração na altura do peito mantém a ansiedade e outros sentimentos negativos como raiva ou medo. Apenas três respirações profundas são suficientes para você se acalmar e também ajuda a dormir melhor”, explica Dmitruk. Aulas de yoga, artes marciais e até canto ajudam a respirar melhor.

8 – Faça as pazes com o tempo
“Deu tempo, ótimo, se não deu… não deu… o melhor é ficar vivo para fazer amanhã o que não deu pra fazer hoje. Acredite, você tem limites e é saudável conhecê-los. Além disso,  talvez nem todo dia você esteja supercriativo ou superdinâmico. Procure organizar sua agenda de forma que possa aproveitar suas inspirações. Talvez você não consiga organizá-la de forma perfeita. No entanto, uma pequena mudança que conseguir já é um grande salto de qualidade”, ressalta Wesley.  
Se algum plano seu não deu certo, aproveite o tempo para fazer outra coisa. Faça um happy hour com os amigos, vá ao cinema, frequente uma academia ou faça coisas que te ajudem a distrair, relaxar e esquecer dos problemas.

9 – Cuide da sua vida
Uma dica muito simples, que poucas pessoas realmente colocam em prática. Uma boa parte da nossa energia é gasta pensando e cuidando dos outros: filhos, marido, pais, amigas, etc. Lembre-se que cada um é responsável por sua própria vida e suas próprias escolhas. “Se você conseguir lidar com seus problemas já estará fazendo bastante. Deixe os outros se preocuparem com suas próprias vidas. Isso não significa que você não irá ajudá-los caso precisem. Significa, apenas, que você deixa para os outros os problemas deles’, afirma.

10 – Faça coisas novas
Aprender novas atividades e ter novas experiências estimulam o cérebro. Assim, novas conexões neurais são criadas. Por isso, aquele curso novo que você fez pode te ajudar a encontrar soluções para seus problemas ou no seu trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário