segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SAÚDE E OS SEUS PORQUÊS


Saúde e os seus porquês

Quanto tempo deve-se esperar entre uma gravidez e outra?

Em média, recomenda-se pelo menos seis meses de intervalo entre uma gestação e outra, independentemente do parto ter sido normal ou cesárea. Lembrando que essas são apenas orientações e não proibições. Durante a gestação, as mães perdem muitos nutrientes e levam alguns meses para conseguir repor todos eles. Assim, o ideal é que a mulher tome suplementos vitamínicos recomendados pelo seu médico logo após o parto. Além disso, é importante observar se a mulher ainda está amamentando e se voltou ao peso corporal que tinha antes da gravidez, uma vez que o útero aumenta de tamanho e pode invadir o abdome, precisando de algumas semanas para retornar ao normal.
Quem responde: Arnaldo Cambiaghi, especialista em reprodução humana

Por que fico sonolento após as refeições?

Após uma grande refeição, o sistema digestório precisa de muita oxigenação para trabalhar e funcionar bem. Quando comemos alimentos gordurosos ou uma grande quantidade de comida, o esforço digestório é tão intenso, que diminui o fluxo sanguíneo para o cérebro, fazendo que o raciocínio e o sistema de alerta não funcionem adequadamente. Por isso, também não é bom fazer atividades que exijam esforço físico ou mental logo depois de comer. Outra hipótese é a do fígado estar sobrecarregado com toxinas e tendo dificuldade de destoxificação. Dessa maneira, a pessoa mesmo comendo pouco pode sentir sono.
Quem responde: Fernanda Granja, nutricionista funcional.

Por que algumas pessoas são canhotas?

O cérebro tem várias funções lateralizadas, assim como as motoras. Em média, 90% das pessoas, mostram dominância motora da mão pelo hemisfério esquerdo portanto, são destras. Outras possuem dominância motora pelo hemisfério direito do cérebro e são canhotas. Há também alguns poucos, ambidestros, que utilizam ambas as mãos. Interessante notar que há canhotos com dominância esquerda para o pé e para o campo visual, ou seja, são canhotos apenas na mão. Existem diversas teorias que buscam afirmar por que isso ocorre, mas nenhuma está totalmente confirmada.
Quem responde: Antônio César Galvão, neurologista do Hospital 9 de Julho.

Por que ocorre o deslocamento de retina?

O problema acontece quando a retina se descola da coroide, camada rica em vasos sanguíneos, cujo papel é irrigar a retina. Quanto mais tempo a retina fica desprendida da coroide, mais desnutrida ela fica. Desta maneira, ela que tem cor alaranjada e consistência flexível, assume uma cor esbranquiçada e apresenta um aspecto endurecido. Isso ocorre devido a movimentos muito bruscos como mergulhar, fazer esportes radicais ou até o impacto de saltar do chão e descer, como num jogo de vôlei. A retina também pode deslocar em pessoas com altos graus de miopia (mais de dez graus) e também em portadores de diabetes.
Quem responde: Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário