domingo, 21 de novembro de 2010

Mitos e verdades sobre saúde bucal


1. Chá-verde escurece os dentes?
Mito: O chá verde e o chá preto possuem muitos corantes e o ideal é não abusar desses produtos. Tomando de forma controlada e fazendo a escovação adequada, pode-se reduzir o escurecimento dentário. Para manter os dentes brancos é importante ir ao dentista regularmente e fazer uma limpeza profunda periodicamente.

2. Cigarro causa gengivite?
Verdade: O cigarro possui grande quantidade de substâncias que colaboram com o surgimento da gengivite e até doença periodontal.

3. Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries?
Mito: Os chicletes ou balas sem açúcar não provocam cáries, mas também não auxiliam contra elas. É ideal escovar os dentes sempre que ingerir doces.

4. Bicabornato de Sódio ajuda a clarear os dentes?
Verdade: Por ser uma substância abrasiva, o bicarbonato promove a limpeza na superfície do esmalte dos dentes e promove um ligeiro clareamento. Mas não use continuamente. Para manter os dentes brancos e saudáveis é sempre importante consultar um dentista.

5. Dentes sensíveis se fortalecem com flúor?
Verdade: Normalmente, a sensibilidade dos dentes é causada por pequenos canais presentes na superfície dental, em maior quantidade na raiz, e o flúor promove uma remineralização e fecha esses pequenos canais.

6. Enxaguantes bucais podem substituir uma escovação?
Mito: A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza dental. Os enxaguantes são usados apenas como complemento. Sozinhos, sem a escovação e o fio, eles não têm utilidade nenhuma.

7. Clareamento dental sensibiliza os dentes?
Mito: O clareamento dental em si não causa a sensibilidade, porém alguns dentes são naturalmente sensíveis devido à presença de trincas nas superfícies em casos que a raiz está exposta. Nessas situações, o procedimento causará maior sensibilidade, por isso, antes de realizar o clareamento dental, o paciente deve passar por uma avaliação para que o processo ocorra da melhor maneira possível.

8. A escovação da língua é mais eficiente que o uso dos limpadores?
Mito: Ambos são eficazes na limpeza da língua. Assim como o enxaguante, os limpadores são complementos para a boa higiene bucal. A limpeza da língua é essencial para reduzir o mau hálito e reduzir as bactérias que causam cáries.

Flávio Luposeli, Cirurgião dentista

Fonte: Revista Viva Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário