domingo, 7 de novembro de 2010

Bebidas isotônicas e exercícios físicos


Exagero no uso de bebidas isotônicas anula efeito de exercício físico

Adolescentes que têm hábitos saudáveis -comem frutas e vegetais e praticam exercícios- podem estar exagerando no açúcar e ganhando peso porque ingerem grandes quantidades de bebidas isotônicas.

A afirmação é de uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, tanto os jovens quanto os pais associam o consumo de isotônicos com um estilo de vida saudável, diferentemente dos refrigerantes.

A pesquisa analisou os hábitos alimentares e de exercícios físicos de adolescentes de 13 a 17 anos do Texas e estabeleceu relação entre isotônicos e estilo de vida.

Aqueles com os hábitos mais saudáveis foram os que mais consumiram isotônicos. Já os que praticavam menos exercícios registraram um maior consumo de refrigerantes ou sucos.

O problema é que os tipos de bebidas, inclusive as esportivas, têm açúcares e isso pode ser decisivo para a manutenção do peso.

Entre os jovens pesquisados, 28% consumiam bebidas adoçadas três ou mais vezes por dia.

Para os garotos, o consumo de refrigerantes foi maior entre os mais velhos e o de bebidas esportivas se manteve estável em todas as faixas etárias pesquisadas. As meninas tiveram um consumo estável de refrigerante e uma menor ingestão de isotônicos.

Ainda de acordo com o trabalho, essas bebidas, ao contrário do que se pensa, podem anular a perda calórica obtida com a prática de exercícios.

O estudo foi publicado na edição de outubro da revista "Pediatrics".

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário