quinta-feira, 25 de novembro de 2010

14 alimentos que garantem mais anos de vida


Você sabia que o segredo da eterna juventude encontra-se na sua despensa? Vegetais, frutas, peixe e até chocolate são alguns dos alimentos que, além de a manterem saudável, lhe dão anos de vida. Saiba, um a um, quais os alimentos que a mantêm jovem por dentro e por fora!

1. Kiwi
Originário da China, contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e a ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL). Possui uma enzima chamada actidina, que ajuda a digerir as proteínas. O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir gripes e resfriados. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento. Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.

2. Abacate
Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E e o ácido fólico (B9), e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante. Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol.

3. Tomate
Contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e previne contra o câncer. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

4. Presunto
O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gordo nem demasiado salgado. Os seus ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro e fósforo.

5. Brócolis
O zinco que contêm favorece a função da próstata e a qualidade do esperma. Muito rico em luteína, reduz ligeiramente os efeitos da degenerescência macular da idade (DMI). São ideiais para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas por causa da elevada taxa de ácido fólico e ferro. Atua como fitoestrogénios na menopausa (tal como a soja).

6. Espinafre
Tem provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma ação anti-envelhecimento. É rico em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo.

7. Soja
Contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio-fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea. Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, sobretudo na mulher após a menopausa. Alivia os sintomas da menopausa.

8. Frutos secos
Contêm proteínas (entre 14% e 19%), vitaminas do grupo B, aminoácidos, minerais, ácidos gordos poliinsaturados (nozes), ácidos gordos monoinsaturados e fibra. As amêndoas, as nozes e as avelãs são as que têm melhores propriedades antioxidantes por causa da sua maior concentração em vitaminas.

9. Chocolate preto
É antioxidante graças aos seus flavonóides, combatendo os sinais do envelhecimento. Beneficia a dilatação das artérias e estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que atua como neurotransmissor cerebral.

10. Alho
Tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus e bactérias e fungos. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para reduzir o envelhecimento e a degeneração celular. Ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial. Reduz o chamado mau colesterol (LDL), aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção erétil no homem.

11. Azeite virgem (e azeitonas)
Tem um alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e, especialmente, em E, que atuam como antioxidantes. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.

12. Chá verde
É rica em polifenóis, bioflavonóides e vitaminas A, C e E, o que a torna num elixir antioxidante e anticancerígeno. Protege o organismo de bactérias e vírus. Ajuda a reduzir a gordura corporal e previne as doenças cardíacas. Regula o nível de colesterol.

13. Mel
Tem um alto poder nutritivo. É um bom remédio contra a fadiga, pelo fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.

14. Cebola
É uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Fonte: Madalena Alçada Baptista e Dr. Tiago Osório de Barros (nutricionista no Espaço Qualidade e Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário