quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

10 mitos médicos nos quais você provavelmente ainda acredita

Não importa quantos estudos procurem derrubá-los: existem mitos médicos que simplesmente não saem do imaginário popular (especialmente entre mães preocupadas). Confira a seguir 10 dos mais comuns (devidamente desmentidos por especialistas):

1 – VACINA PODE CAUSAR GRIPE (E AUTISMO)
A ideia de uma vacina é estimular a produção de anticorpos no organismo injetando vírus mortos ou desativados – que, embora causem alerta no sistema imunológico, são inofensivos. “Um vírus morto não pode ressuscitar para causar gripe”, garante a médica Rachel Vreeman, coautora do livro “Don’t Swallow Your Gum! Myths, Half-Truths, and Outright Lies about Your Body and Health” (“Não Engula o Chiclete! Mitos, Meias Verdades e Mentiras Descaradas sobre o Corpo e a Saúde”, lançado no Brasil pela Martins Fontes). Uma vacina pode, sim, causar febre e mal-estar, mas não a doença propriamente dita.
Em 1998, um artigo publicado no jornal The Lancet lançou mais um mito em torno das vacinas: pais de oito crianças alegaram que seus filhos se tornaram autistas porque foram vacinados contra três doenças (sarampo, caxumba e rubéola). A suposta relação de causa e efeito entre vacina e autismo jamais foi confirmada – em 2002, um estudo feito com 530 mil crianças e publicado no New England Journal of Medicine não encontrou vínculo algum. Ainda assim, o combate a esse mito continua consumindo recursos que deveriam ser usados no estudo do autismo, segundo a médica.

2 – SUPLEMENTOS ALIMENTARES SEMPRE SÃO SAUDÁVEIS
Nosso corpo tem uma necessidade diária de vitaminas, o que faz de suplementos uma inocente e prática solução, correto? Não exatamente. “O FDA [órgão regulador de alimentos e remédios dos Estados Unidos] não exige que suplementos sejam regulamentados da mesma maneira que remédios, o que pode ser um verdadeiro problema”, alerta Vreeman. Essa falta de regulação pode levar fabricantes a fazer recomendações incorretas e divulgar nas embalagens efeitos que não foram comprovados em laboratório – além disso, em comparação com produtos que passam por um rigoroso controle, os suplementos são pouco estudados.
De acordo com pesquisa publicada esse ano no periódico Stem Cells, doses excessivas de vitamina C e E podem causar alterações genéticas e tornar a pessoa mais predisposta a desenvolver câncer. Assim, a menos que um médico recomende seu uso, é melhor trocar suplementos por uma alimentação balanceada, que forneça as doses necessárias de vitaminas.

3 – O FRIO DEIXA VOCÊ DOENTE
Embora nós possamos ter sintomas (reais ou imaginários) de resfriado quando ficamos muito tempo em um ambiente frio, o que realmente nos deixa doentes é a exposição ao vírus, não às baixas temperaturas. Em 1968, um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que o frio não deixa pessoas mais suscetíveis a ficar resfriadas: os voluntários expostos a exemplares de rinovírus (causa mais comum de resfriado) ficaram doentes, independentemente de estarem em ambientes aquecidos ou gelados.
Especula-se que casos de gripe e resfriado sejam mais comuns nos meses frios porque nesses períodos as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados e junto com outras, o que facilitaria a transmissão dos micro-organismos.

4 – NÓS USAMOS APENAS 10% DOS NOSSOS CÉREBROS
A ideia de que não fazemos pleno uso de nossa capacidade cerebral é muito usada em palestras motivacionais para encorajar as pessoas a explorar esse “potencial escondido”. Embora diversos estudos já tenham mostrado que não é verdade que usamos apenas parte do nosso cérebro (“Você simplesmente não vê áreas dormentes [em ressonâncias magnéticas do cérebro]“, aponta Vreeman), o mito se perpetua pelo menos desde 1907.

5 – AÇÚCAR DEIXA CRIANÇAS HIPERATIVAS E DESCONTROLADAS
Pais e mães do mundo todo acreditam que açúcar em excesso pode transformar mesmo a criança mais sossegada em um verdadeiro “monstrinho”. “Mas isso é coisa da sua cabeça”, garante a médica. Em um estudo publicado em 1994 no Journal of Abnormal Child Psychology, pesquisadores deram Ki-suco (!) adoçado com aspartame a um grupo de crianças e, para metade dos pais, contou que o suco tinha açúcar e, para os demais, que era apenas aspartame (adoçante sintético). Aqueles que acharam que seus filhos estavam “cheios de açúcar” disseram que as crianças estavam hiperativas e incontroláveis, mas um sensor colocado no pulso delas mostrou justamente o contrário – elas estavam tranquilas. Uma possível explicação para esse mito é que, normalmente, crianças consomem muito açúcar em festas (como aniversários e comemorações de feriados), quando ficam agitadas independentemente do nível de açúcar no sangue.

6 – VOCÊ PRECISA FICAR ACORDADO SE TIVER UMA CONCUSSÃO
Existe um tipo grave de ferimento na cabeça que pode causar sangramento no cérebro e fazer a pessoa entrar em coma depois de um período de lucidez. Contudo, isso pouco tem a ver com as concussões normais – que, embora inspirem cuidado médico, raramente são severas ou fatais. “Se você foi avaliado por um médico e ele disse que você sofreu uma concussão média, não precisa se preocupar em ter alguém para te acordar a cada hora”, garante Vreeman.

7 – GOMA DE MASCAR FICA NO SEU ESTÔMAGO DURANTE ANOS
O fato de não ser digerível (da mesma forma que fibras alimentares, que temos de consumir diariamente) não quer dizer que uma goma de mascar vá ficar presa no sistema digestivo: se um alimento não pode ser digerido, ele simplesmente é passado adiante e eliminado.


8 – LER NO ESCURO OU SENTAR MUITO PERTO DA TV ESTRAGA SUA VISTA
Quem já teve que ler sob uma luz fraca ou passou horas na frente da tela brilhante de um computador sabe que isso deixa a vista cansada – mas não há evidências de que cause dano permanente ou a longo prazo. Na década de 1960, contudo, o mito de que a TV podia prejudicar a vista procedia: algumas delas emitiam radiação que podia danificar os olhos, mas já faz tempo que isso foi resolvido, e os aparelhos modernos são seguros nesse ponto. Agora, se o seu filho costuma ficar muito perto da televisão, pode ser que ele precise usar óculos (embora não seja culpa da TV ou do computador).

9 – VOCÊ DEVE TOMAR PELO MENOS 2,5 LITROS DE ÁGUA POR DIA
Em 1945, o Conselho Nacional de Pesquisa de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos divulgou que adultos deveriam ingerir 2,5 litros de água diariamente (o equivalente a cerca de 8 copos), recomendação prontamente repercutida pela imprensa. O problema (apontado por membros do Conselho) é que não avisaram que boa parte dessa água vinha dos alimentos, não apenas de ingestão direta.

10 – EVITE NADAR DEPOIS DE COMER
Pode estar fazendo um calor infernal: se você acabou de encarar um churrasco, não deveria entrar no mar ou na piscina, sob o risco de ter cãibras e se afogar – ao menos é o que pais e mães pregam há décadas. O fato é que qualquer exercício vigoroso depois de uma refeição pesada pode causar desconforto, mas normalmente não chega a ser perigoso, e não há nenhuma razão especial para não nadar após comer, diz Vreeman – além disso, cãibras podem acontecer a qualquer momento, mesmo que você não tenha comido nada.[My Health News Daily]

Fonte: http://hypescience.com/10-mitos-medicos-nos-quais-voce-provavelmente-ainda-acredita/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29 - Por Guilherme de Souza

37 comentários:

  1. Sinceramente professor, seu blog não acrescenta absolutamente nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, mas 400.000 pessoas dizem o contrário.

      Excluir
    2. Não perca tempo respondendo esse tipo de comentário amigo, isso é so mais um troll sem nada pra fazer, como já falaram aí em todo site tem gente desse tipo.

      Excluir
    3. 400.000 pessoas? Ê povo burrinho... por isso o Brasil tá nessa merda!

      Excluir
    4. Liga não José, é um famoso troll da internet, só quer atenção.

      Excluir
    5. Na boa, se ele achou tão ruim, porque se deu o trabalho de ler até o fim e anida por cima de comentar....
      Ignora mesmo...

      Excluir
  2. sinceramente anônimo...o seu comentário não adiciona em nada no blog ^^ continue assim professor =DD ESSE tipo de gente tem em todo canto.

    ResponderExcluir
  3. jah dei um print aqui pra responsabilizar o blog se algo der errado: vou nadar logo após as refeições, pra me mostrar um cara destemido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é vc sobreviver pra denunciar...eu não arrisco!

      Excluir
    2. Muito bom esse assunto do seu blog! Parabéns

      Excluir
  4. COnfesso que ainda acreditava na 8° curiosidade! Muito bom o blog! Abraços

    ResponderExcluir
  5. KKK, a da vacina eu ainda não entendo, por exemplo, meu filho quando toma vacina(não de gripe) é normal ter uma febrezinha, porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu filho após a vacina reage contra um vírus ou bacteira, sejam vivos, mortos ou fragmentos, está produzindo anticorpos e por isso tem febre.

      Excluir
  6. o ultimo eu discordo, o fato de não poder nadar após refeições pesadas, não é por causa de cãibras, e sim por causa da congestão.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade as vacinas deixam o sistema inmunologico fraco durante 10 ou 15 dias até o corpo produzir os anticorpos. Por isso a pior ideia e vacinar as pessoas durante um surto de alguma doença contagiosa A menos que mantenha os recentemente vacinados isolados durante os primeiros dias). E tem mais estudios sob as vacinas que, para abaratar custos utilizam mercurio na composição e o aumento dos casos de autismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha ler seu comentário. Se você não é médico não escreva tanta besteira. Não vou dar aqui uma aula de vacina porque acho que não é o local.... Mas por favor retire este comentário e consulte um médico.

      Excluir
  8. bla bla bla, quanta asneira

    ResponderExcluir
  9. oi, de uma forcinha aí:

    cadanrubens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. e com bastante força e não com uma forcinha...kkk

      Excluir
  10. congestão. é causada pela pressão da agua no estomago, que depois de muito cheio (churrascada) eu já vi gente morrer por isso. Então quer dizer que é mentira?

    ResponderExcluir
  11. Nadar depois de comer não é problema, mas mergulhar sim, pois após alguma refeição pesada a pressão sanguinea diminui e se você mergulhar pode ter congestão e morrer. Já vi acontecer.

    ResponderExcluir
  12. É o esforço que se faz depois de comer que é mau, porque o sangue concentra-se na zona do estomago para a digestão...

    ResponderExcluir
  13. brenno: vacina nao promove a doença, mas se vc esta doente ou com suspeita nao eh recomendavel tomar a vacina, pq a grosso modo, os virus morto, ou apenas parte dele como um proteina, poderia "confundir" os poucos anticorpos e dificultar a recuperaçao. Pode na verdade ate mesmo acelerar a infecçao e torna-lo mais doente.

    ResponderExcluir
  14. vai deduzindo dos seus hipoteticos e falsos 400.000:
    Teu blog, nao acrescenta nada, chove no molhado.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente tem alguns equívocos neste post.
    Como por exemplo o nº 3 : O frio deixa você doente (como se fosse mito).
    Na verdade quando estamos com frio, deixamos de mandar sangue para as nossas extremidades, dedos dos pés e das mãos, orelhas e nariz (não pense que não vai sangue algum) e começamos a manter maior circulação nos órgãos vitais, cérebro por exemplo, para manter melhor temperatura e irrigação. Então o que acontece? O nariz é um local de entrada de vírus e bactérias, e que sofre ameaça constantemente, só que nossa proteção natural as mantém longe, com a baixa da temperatura e a eventual diminuição da irrigação nesta região, os glóbulos brancos naquele local se tornam insuficiente para afastar nossos inimigos, facilitando a entrada dos vírus que causam o chamado resfriado, gripe e etc.

    De nada...

    ResponderExcluir
  16. Eu já ouvi dizer que você não pode praticar exercícios pesados após a alimentação porque o sangue está concentrado na região abdominal para fazer a digestão e, ao movimentar-se com intensidade esse sangue todo concentrado se dissipa, havendo a possibilidade do bolo alimentar ainda não digerido voltar pelo esôfago e causar obstrução das vias aéreas! Procede essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um teste... Enche a barriga de comida (qualquer uma de sua preferência) e sai para correr (correr mesmo, passadas rápidas como em maratona) por uns 5Km só. Te garanto que antes de completar 2 Km vc já botou tudo para fora.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Meu tio após comer muito foi mergulhar , resultado , morreu de congestão quando eu tinha apenas 2 anos, minha mãe ficou traumatizada com o ocorrido e sempre martelou nessa tecla ...

    ResponderExcluir
  19. Beber muita água realmente faz a diferença, tanto na saúde como na estética.

    ResponderExcluir
  20. Quantas vezes fui em churrascos em casas, sítios e fazendas com piscinas. Sempre comia e bebia muito e se tivesse quente ia para a piscina. MAS, só entrava nela e ficava relaxando... com uma lata de cerveja na mão sem fazer esforços maiores. To vivo até hoje!

    ResponderExcluir
  21. Claro que um médico nunca vai ser a favor da cura! isso que ele fala sobre mito, esses dez itens não são mitos! são verdadeiros fazem mal sim!!!! vcs acham que os médicos vivem de que?? se eles dependem de doenças alheia para encher a cola!!! porque que vou curar, meu cliente se é ele que me mantem! eu preciso de sua visita! hoje é difícil uma consulta não sair por menos de cento e cinquenta reais!! cuidado!! hoje a medicina é um negócio muito lucrativo!! é como uma máfia!! um médico encaminha pro outro!! não é o remédio que cura! é o médico que decide se o paciente vai se curar! se vc tem dinheiro e pode pagar a vista, vc tem a cura! se vc é pobre aí ele vai tirar dinheiro de vc até encher a cola! até vc vender sua casa seu carro tudo o que vc tem!!! e ainda fica com a doença!! é bem poraí!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Dr.!

    Poderia postar o Link para o artigo de 1968 do Mito 3 – O FRIO DEIXA VOCÊ DOENTE?

    Procurei no NEJM, mas não encontrei o artigo referido.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Eu evito entrar na piscina ou mar se comer muito.. Me deixa enjoada.. Mas não pq tenho medo de morrer, como alguns disseram q ja aconteceu..

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2013/04/o-real-papel-do-lider-de-sucesso.html

    ResponderExcluir