quarta-feira, 17 de novembro de 2021

4 alimentos que não devem ser lavados


Se você lavar esses alimentos, irá cometer um erro tanto culinário quanto biológico

 

Comer um alimento sem lavar antes: isso pode parecer anti-higiênico, correto? Geralmente, é sim. Entretanto, separamos quatro alimentos que você não deve lavar antes de comer.

 

É fundamental higienizar os alimentos, mas nesses casos, não é recomendado lavar antes de consumir, pois senão você irá contaminar a sua cozinha com bactérias ou prejudicar o preparo desses ingredientes.

 

Quer saber que alimentos são esses? Então confira as dicas da Vanessa Carvalho, chef de cozinha do Restaurante Sim Sobá.

 

1. Carnes (peixe, carne vermelha, frango, dentre outras)

"Nenhum tipo de carne deve ser lavado. Isso apenas espalha bactérias e contamina toda a área em volta", declara Vanessa Carvalho. É comum ver pessoas que lavam frango, peixes e até mesmo carne vermelha. Entretanto, isso não é recomendado.

O motivo? A água não é capaz de remover a bactéria presente na carne, ao contrário: ela irá espalhar esses microrganismos maléficos na sua pia e em outros alimentos. Quando você cozinha ou frita carnes, as bactérias presentes são eliminadas.

 

2. Ovos

Você já ouviu falar na salmonella? Ela é um microrganismo maléfico para a saúde que pode contaminar outros alimentos. Ao lavar os ovos antes de armazenar, você retira uma barreira natural que ele possui e que o protege dessa bactéria, como explica Vanessa Carvalho

"Os ovos não devem ser lavados antes do armazenamento, porque há uma película que protege a casca da entrada de salmonella. Ele só deve ser lavado quando for consumido".

 

3. Massas (macarrão)

Quando você coloca o macarrão na água fervente, qualquer micro-organismo será eliminado. Se você lavar esse ingrediente antes, o processo de cozimento será prejudicado e pode deixa-lo mais mole do que o esperado e com aspecto pastoso.

 

4. Cogumelos

Lavar cogumelos altera drasticamente o sabor e o aspecto deste ingrediente, que é tão sensível quanto as flores. A opção correta é limpar com uma escovinha de bebê ou com um papel levemente umedecido.

De acordo com Vanessa Carvalho, não se deve lavar qualquer espécie de cogumelo porque eles são como uma esponja: "eles absorvem toda a água da lavagem, sendo que já possuem muito líquido em seu interior, justamente onde está todo o sabor", defende a chef de cozinha.

 

Alimentos que DEVEM ser lavados

Tirando os exemplos acima, os outros alimentos devem ser lavados.

 

Um grande exemplo que nem sempre lembramos são as latas de alumínio. "Latas devem ser lavadas antes de serem consumidas, porque normalmente elas ficam em armazéns antes de irem ao mercado. Pode ser que insetos ou ratos tenham tocado essas latas durante o período no armazém", fala a especialista Vanessa Carvalho.

 

Amigo da saúde cardiovascular e um rico alimento muito rico fibras, o abacate é um alimento que frequentemente não é lavado antes do consumo devido ao fato de sua casca ser descartada na maioria das vezes. Mas Vanessa Carvalho alerta:

 

"O abacate deve ser lavado antes de consumido. Quando você corta, a lâmina da faca passa pela casca e em seguida toca o fruto. Dessa forma, qualquer bactéria que há na casca irá passar para o fruto."

 

E não é só o abacate não: todas as frutas de casca dura precisam ser lavadas antes do consumo. "As pessoas não costumam lavar alimentos como jaca, mamão e melão, por exemplo, mas eles devem ser lavados", salienta Vanessa Carvalho.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/38151-4-alimentos-que-nao-devem-ser-lavados - Escrito por Adrielly Marcelino - Redação Minha Vida


Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.

Romanos 12:12


Nenhum comentário:

Postar um comentário