sexta-feira, 26 de novembro de 2021

4 motivos para você nunca mais usar palito de dente


Além de machucar a gengiva, os palitos de madeira podem causar diversas complicações de saúde bucal

 

É muito comum ver alguém com um palito de madeira na boca tentando remover restos de alimentos presos entre os dentes, principalmente após uma refeição. Porém, o que algumas pessoas podem não saber é que a prática é inadequada e, além de não limpar corretamente os dentes, pode acabar prejudicando a saúde bucal.

 

De acordo com Luciana Toledo, especialista em Periodontia e Implantodontia, isso acontece porque o palito age como um agente agressor, não como uma ferramenta de higiene. E esse é apenas um dos quatro motivos para deixar de usar o palito de madeira nos dentes. Confira a seguir:

 

1. Remove a camada protetora dos dentes

Ao ser utilizado nos dentes, o palito de madeira age como um agente agressor, podendo causar a chamada lesão de abrasão. "O uso do palito pode causar o que chamamos de lesão de abrasão, ou seja, pode ocorrer perda de uma parte do dente, geralmente na porção mais fina do esmalte, próximo à gengiva", alerta Luciana.

O esmalte é o tecido mineralizado que reveste a dentina e a polpa dentária. Assim, ele atua como a camada de proteção do dente contra a invasão de bactérias causadoras de problemas de saúde bucal. Consequentemente, por conta da lesão de abrasão, outras complicações podem surgir, prejudicando ainda mais a saúde e a higiene dos dentes.

 

2. Machuca a gengiva

"Além da abrasão, por ter a ponta fina e apontada, o palito de dente pode machucar a gengiva que pode inflamar e/ou infeccionar", afirma a especialista. A gengivite, inflamação da gengiva, pode ser causada também pelo acúmulo de placas bacterianas, que podem ser removidas com a higienização bucal adequada.

Por conta das feridas constantes na gengiva, pode ocorrer também a retratação gengival, expondo parte da raiz do dente e, consequentemente, provocando desconforto e riscos de contrair uma doença bucal.

 

3. Causa sensibilidade nos dentes

Você já sentiu uma dor ou um desconforto ao beber ou comer um alimento gelado? Pois saiba que esse é um dos principais sinais de sensibilidade nos dentes, que pode ser provocada pela lesão de abrasão, segundo Luciana.

A sensibilidade é provocada quando há perda do esmalte e exposição da dentina, que contém poros ligados aos nervos do dente. Por isso, quando a dentina está exposta a mudanças de temperatura, sentimos dor ou incômodo de curta duração.

 

4. Estimula o surgimento de cáries

Ainda por conta da retração gengival, somado à má higiene bucal, o uso dos palitos nos dentes pode estimular o surgimento de bactérias causadoras da cárie. "A principal consequência da má higiene bucal é o aparecimento da cárie, que é uma doença infecciosa, transmissível e que pode levar à perda do dente afetado", explica a especialista.

Outros problemas também podem surgir por conta da má higienização bucal e do uso de palitos de madeira, como a halitose, mais conhecida como mau hálito.

 

Como higienizar a boca adequadamente?

Além da escovação após cada refeição, o passo principal para desenvolver uma higienização bucal adequada é substituir os palitos de madeira pelo fio dental. Com ele, você pode retirar os restos de alimentos dos dentes, além de remover uma boa parte da placa bacteriana.

 

"O fio dental deve ser utilizado em conjunto com a escova dental após as principais refeições, antes de dormir e sempre que forem ingeridos alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como doces e bolachas. Pedaços muito pequenos de fio dental podem dificultar o acesso às regiões do fundo da boca. É importante enrolar o fio dental usado em um dos dedos para não levar sujeira de um dente para o outro e, sempre que necessário, pegar um novo pedaço de fio", exemplifica Luciana.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/38237-4-motivos-para-voce-nunca-mais-usar-palito-de-dente - Escrito por Murilo Feijo - Redação Minha Vida


Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Efésios 6:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário