segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Exercícios físicos interrompem desenvolvimento do câncer de próstata


O segredo do benefício do exercício está em substâncias conhecidas como miocinas, ou mioquinas.

 

Mioquinas contra o câncer

 

Esqueça o repouso na cama: Os exercícios físicos podem ser uma arma fundamental na batalha dos pacientes com câncer contra a doença.

 

O exercício faz com que os músculos secretem proteínas chamadas mioquinas (ou miocinas) em nosso sangue - e os pesquisadores agora descobriram que essas mioquinas podem suprimir o crescimento do tumor e até ajudar a combater ativamente as células cancerosas.

 

Um ensaio clínico observou pacientes obesos com câncer de próstata submetidos a treinamento físico regular por 12 semanas, com amostras de sangue sendo coletadas antes e depois do programa de exercícios.

 

Os pesquisadores então pegaram as amostras de sangue e as aplicaram diretamente nas células vivas do câncer de próstata.

 

"Os níveis de miocinas anticâncer dos pacientes aumentaram nos três meses. Quando pegamos o sangue pré-exercício e o sangue pós-exercício e os colocamos sobre as células vivas do câncer de próstata, vimos uma supressão significativa do crescimento dessas células com o sangue pós-treinamento. Isso é bastante significativo, indicando que o exercício crônico cria um ambiente supressor do câncer no corpo," disse o professor Robert Newton, da Universidade Edith Cowan (Austrália).

 

Terapia de privação de androgênio

 

Embora as miocinas pudessem sinalizar às células cancerosas para crescerem mais devagar - ou pararem completamente - elas sozinhas não conseguiram matar as células do tumor.

 

No entanto, as miocinas podem se associar a outras células do sangue para combater ativamente o câncer.

 

"As miocinas por si mesmas não sinalizam para as células morrerem. Mas sinalizam para nossas células imunológicas - células T - para atacar e matar as células cancerosas," explica o pesquisador Jin-Soo Kim.

 

O professor Newton acrescenta que os exercícios também complementam outros tratamentos de câncer de próstata, como a terapia de privação de androgênio, que é eficaz e comumente prescrita, mas também pode levar a uma redução significativa da massa magra e um aumento da massa gorda. Isso pode resultar em obesidade sarcopênica (ser obeso com baixa massa muscular), problemas de saúde e até outros cânceres.

 

Todos os participantes do estudo estavam passando por terapia de privação de androgênio e eram obesos. Durante o programa de treinamento, contudo, eles mantiveram a massa magra e perderam massa gorda.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Myokine Expression and Tumor-suppressive Effect of Serum following 12 Weeks of Exercise in Prostate Cancer Patients on ADT

Autores: Jin-Soo Kim, Rebekah L. Wilson, Dennis R. Taaffe, Daniel A. Galvão, Elin Gray, Robert U. Newton

Publicação: Medicine and Science in Sports and Exercise

DOI: 10.1249/MSS.0000000000002783

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=exercicios-fisicos-interrompem-desenvolvimento-cancer-prostata&id=14998&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Edith Cowan University


O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 31:8

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário