segunda-feira, 29 de novembro de 2021

A história do esporte no Colégio Estadual Murilo Braga

 


     Hoje, 29 de novembro de 2021, o CEMB comemora o 72º aniversário. Em sua homenagem, compartilharei com todos itabaianenses e sergipanos a belíssima história do esporte no Colégio Estadual Murilo Braga.

 

 A história do esporte no Colégio Estadual Murilo Braga

 

      Aliada ao estudo, a prática esportiva no Colégio Estadual Murilo Braga sempre foi uma referência no Estado, com excelentes participações em diversas competições esportivas, principalmente nos Jogos da Primavera. A vitoriosa história do esporte caminha paralelamente às boas aprovações dos estudantes nos vestibulares, tornando o CEMB um dos colégios estaduais de referência em educação de qualidade de Sergipe.

     O Murilo Braga foi fundado em 1949, e já no início da década de 50, o Sr. José Adelson de Oliveira ministrou aulas de educação física, seguido por José Samuel de Almeida. A partir de 1960, assumiu o engenheiro Macedo e posteriormente o Sr. Pompeia. Neste meio tempo foi construída a primeira quadra esportiva. No final da década de 60, o técnico Labody que veio assumir a Associação Olímpica de Itabaiana também assume as aulas de educação física do CEMB, neste período foi construída a segunda quadra. A partir de 1971, alguns ex-alunos fizeram um curso de educação física em Aracaju que os habilitou a ensinar educação física no CEMB e os mesmos começaram a introduzir a prática esportiva nas aulas. Também ensinaram educação física os professores João Patola, Tuica, Elze, Laudelina, Eva, Simônia, Ivonete e Assunção.

     Em 1973, o Murilo Braga participou pela primeira vez dos Jogos Estudantis em Aracaju, nas modalidades de voleibol e handebol, tendo à frente os professores José Antônio Macedo e Gercivaldo dos Santos. Foi o início de uma trajetória belíssima de participações em competições esportivas, que por quatro décadas elevou não só o nome do CEMB, mas também de Itabaiana. Posteriormente, o handebol teve vários professores, entre eles: Marcos Baiano, Wilson Reis, Zuleide, Alberto Fontes, Lucy, Jair Marinheiro e Nivaldo Santos, que em 2001 sagrou o Murilo Braga campeão sergipano pela categoria B masculino e representou o Estado e Itabaiana nos Jogos Escolares Brasileiros, JEBs, em Brasília.

     Em 1976, o professor Romilto Mendonça, o primeiro egresso do CEMB formado no curso de Educação Física da UFS, introduziu o basquete no Murilo Braga, esporte este que deu muitas glórias ao colégio, assumido depois pelos professores José Antônio, José Costa, Benjamin Alves, Manoel Aelson, Maria Aparecida e Leila. Naquele ano o CEMB participou pela primeira vez da competição de basquete da categoria A masculino dos Jogos Estudantis. Também participaram dos jogos as 4 equipes de handebol masculino e feminino.

     Em 1977, com a inauguração do Módulo Esportivo de Itabaiana, algumas turmas de educação física e treinamento foram transferidas para o mesmo. A partir desta data, o CEMB ficou com 4 quadras disponíveis e mais a pista de atletismo e o campo de futebol. Com a utilização do Módulo foram introduzidas turmas de atletismo, ciclismo, futebol, tênis de campo, futsal, karatê e GRD lecionadas pelos professores Manoel da Costa Lima, Marcos Lima, Roberto Andrade, Valtênio Souza, Henrique Santos, Gersonito Santos, Ronaldo Lima, Jorge Cruz, Sandra e Maria Aparecida. Nesse mesmo ano, o professor Marcos Baiano assumiu a direção do Módulo Esportivo e veio a ser o primeiro Coordenador de Educação Física do CEMB. Posteriormente, assumiram a coordenação de educação física os professores Wilson Reis, José Costa, Henrique Santos, Josiel Batista, Jair Marinheiro, Ronaldo Lima e Benildes Salgado.

     Em 1979 o professor Wilson Reis substituiu o professor Marcos e inovou totalmente o esporte e a educação física do CEMB, introduzindo a opção de escolha pelo aluno ao esporte ou ginástica escolar. Os alunos da 5ª série eram direcionados para a iniciação esportiva e a partir da 6ª série escolhiam um dos esportes oferecidos. Formadas as turmas de educação física de cada esporte, os professores escolhiam os atletas de destaque e formavam as equipes na categoria Infantil, A, B e C. Foi o início de um grande trabalho com milhares de alunos praticando esporte e com isso as equipes ficaram mais competitivas nos jogos. Nesse ano, o CEMB ganhou o seu primeiro título nos Jogos Estudantis, foi na categoria B masculino de futsal. Em 1981, foi a vez de o basquete ser campeão, ocorreu pela categoria A feminina.

     Em 1982 o Murilo Braga obteve a sua melhor classificação no computo geral dos Jogos da Primavera, a 4ª colocação, entre mais de 80 escolas participantes. O CEMB sempre ficou entre as 10 melhores escolas de Sergipe, a campeã do interior e entre as 4 melhores da rede pública. Também participou dos Jogos Infantis, Jogos das Escolas Públicas, Campeonato Escolar e Campeonato Sergipano nas diversas modalidades, sempre conquistando vários títulos. Algumas modalidades foram destaque nas conquistas dos títulos pelo Murilo Braga como: basquete, futsal, ciclismo, futebol de campo, handebol e tênis de campo.

     Diversos alunos do CEMB foram convocados para as seleções sergipana de handebol, basquete, futsal e tênis de campo representando o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros, JEBs e Campeonato Brasileiro das Modalidades Esportivas.

     Em 1994, o governo do Estado inaugurou o Ginásio de Esportes José Milton Machado, o “Miltão”, um sonho dos professores, diretores e alunos do Colégio Estadual Murilo Braga que foi concretizado 45 anos após a fundação da escola. A partir desse ano, as aulas de educação física que eram realizadas no Módulo esportivo passaram a ser lecionadas no Miltão pela oferta de horários que variavam entre 6 às 22h, período suficiente para enquadrar todas as turmas. No Miltão já foram realizadas diversas competições que levaram multidões para prestigiar e torcer pelos nossos atletas como a Seletiva dos Jogos da Primavera, Campeonato de Futsal do Nordeste, Copa TV Sergipe de Futsal, Copa TV Sergipe de Handebol, Campeonato Serrano de Basquete envolvendo atletas de todo o estado, Campeonato Sergipano de Futsal e os Jogos Internos do CEMB, mobilizando milhares de alunos. Infelizmente o Miltão ficou dois anos e meio interditado, de 2013 a meados de 2015, impossibilitando os alunos e professores de usá-lo para as aulas de educação física e do treinamento esportivo.

     Em 1996, com a nova LDB, ocorreram várias mudanças nas aulas de educação física das escolas públicas, entre elas, a disciplina foi incluída na grade curricular com as aulas reduzidas de três para duas na semana e no mesmo turno de aula; as turmas tornaram-se mistas; aulas teóricas na sala de aula; diminuição das turmas de esporte e aumento das turmas regulares de educação física. Na mesma época, o governo do Estado acabou com os Jogos da Primavera e criou os Jogos Estudantis da Rede Pública de Sergipe, desestimulando a competição e, consequentemente, fazendo cair o nível técnico das equipes públicas pela falta de disputa com as escolas particulares. Por conseguinte, o esporte no CEMB, como em outras escolas públicas, declinou e se arrasta por conta de alguns abnegados professores, verdadeiros heróis.

      Em 2006, o governo do Estado construiu uma quadra esportiva coberta nas dependências do CEMB que, somada ao Ginásio Miltão, renovou as esperanças dos professores para a motivação dos alunos à prática esportiva, teria dado certo se não tivesse ocorrido a diminuição pela metade dos alunos da unidade escolar e, consequentemente, a dificuldade de formar novas equipes para os treinamentos.

     Em 2015, o ginásio de esportes Miltão foi reinaugurado pelo governo do Estado e entregue à comunidade estudantil, ficando disponível para as aulas de educação física e esportes. Nesse mesmo ano, o CEMB voltou a participar dos Jogos da Primavera nas modalidades de badminton e futsal. Atualmente, o Murilo Braga só tem 4 professores de educação física em atividade Eder Marinheiro, Nailene Ribeiro, Rosilene e Vanessa por conta de que muitos se aposentaram das atividades profissionais.

     Saudades dos tempos de glória do esporte no Colégio Estadual Murilo Braga, mas continua a esperança de que algum dia a história se repita, e o esporte possa voltar a brilhar e contribuir na formação integral de milhares alunos, razão da dedicação de professores, diretores e funcionários desta grandiosa instituição de ensino.

 

Por Professor José Costa

 

José Costa, Professor de Educação Física, 60 anos, estudou no CEMB por 07 anos, de 1972 a 1979 e trabalhou no CEMB como Professor de Educação Física por 37 anos, de 1980 a 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário