quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Os 7 piores alimentos para consumir no café da manhã


Eles trazem uma falsa sensação de estar se alimentando bem. Veja os motivos e repense o seu cardápio matinal

 

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, é o que dizem muitos médicos, nutricionistas e preparadores físicos. A razão dessa afirmação é que a sua primeira refeição vai preparar o seu corpo para o restante do dia.

 

Então, é importante que o café da manhã seja composto por alimentos de alto valor nutricional, que saciem a fome sem causar picos de insulina no sangue, sem deixá-lo com fadiga e que sejam de digestão lenta até a próxima refeição.

 

Levando tudo isso em consideração, veja quais são alguns dos piores alimentos para consumir no café da manhã, pois oferecem o efeito contrário ao desejado.

 

1. Pão branco

Os pães feitos com farinha branca, que é refinada, não oferecem um alto valor nutricional (justamente pelo refinamento da farinha), além de elevarem os picos de insulina no sangue e serem de digestão rápida (por causa do carboidrato simples). Mesmo alguns pães integrais levam a farinha branca em maior quantidade, então fique de olho nesse detalhe na hora de escolher de pão.

 

2. Suco de frutas

Quando você prepara um bom suco de frutas no café da manhã, bem fresquinho, só com a fruta e água, dá aquela sensação de estar sendo a pessoa mais saudável do mundo. Mas, não é bem assim. Quando a fruta inteira é transformada em suco, ela perde muito valor nutricional, transformando-se em uma grande dose de açúcar no seu sangue. Prefira comer a fruta inteira para que suas fibras sejam aproveitadas, melhorando a digestão e equilibrando a liberação de insulina.

 

3. Iogurtes açucarados

Se for para comer iogurte no café da manhã, prefira uma opção natural, integral e sem açúcar, aquele branco. Os iogurtes açucarados e coloridos, com sabor de fruta, só vão aumentar os níveis de insulina no seu sangue e serão digeridos rapidamente. Além disso, não possuem uma boa quantidade de bactérias saudáveis para nutrir a sua microbiota intestinal, sendo que esse é o principal benefício de um bom iogurte na alimentação.

 

4. Bolos, bolachas e panquecas

Todo tipo de massa que for consumir no café da manhã pode ter a mesma armadilha do pão branco. Se for feito com trigo comum, refinado, não é bom, pelos mesmos motivos mencionados no item do pão branco. Se você adora comer panqueca, bolo ou bolacha no café da manhã, prefira fazer suas versões em casa, escolhendo uma farinha integral e controlando a quantidade e o tipo de açúcar.

 

5. Margarina

A margarina está presente na mesa de milhares de brasileiros, pois é uma opção tradicional e mais barata para passar no pão. Mas, a margarina não é uma boa escolha do ponto de vista nutricional. Esse produto é rico em óleos poli-insaturados, basicamente composta de uma mistura comprimida de gordura do sebo de vaca, leite desnatado, partes menos nobres do porco e da vaca e bicarbonato de soda. Enquanto isso, a manteiga é feita de leite e sal. Qual será a opção mais natural e saudável para o seu café da manhã?

 

6. Granola

A granola é um dos ingredientes preferidos de quem faz dieta ou procura se alimentar bem. Ela pode ser dupla com o iogurte e várias outras receitas. Mas, se você escolher uma granola comprada pronta, há o risco de estar consumindo uma bomba de açúcar. Se quiser comer granola saudável, faça a sua granola caseira, e aí sim poderá inclui-la no seu café da manhã sem medo, junto com o iogurte natural.

 

7. Geleias

As geleias de frutas podem parecer ótimas opções para o café da manhã, pois ficam bonitas na mesa e trazem a sensação de estar comendo fruta. Mas, assim como acontece no suco, algumas propriedades importantes são perdidas durante o preparo, e o açúcar prevalece, mesmo sendo apenas o açúcar natural da fruta, que vai aumentar os níveis de insulina no seu sangue mais do que o necessário logo no começo do dia. As geleias sem açúcar adicionado têm seus benefícios, mas devem ser consumidas com moderação.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/piores-alimentos-cafe-da-manha/ - por Priscilla Riscarolli


Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

1 Tessalonicenses 5:16-18


Nenhum comentário:

Postar um comentário