quinta-feira, 11 de novembro de 2021

8 alimentos que podem ser consumidos com casca


Descascar algumas frutas e verduras pode fazer com que nutrientes importantes sejam perdidos

 

Frutas, legumes, verduras e vegetais são conhecidos por suas propriedades saudáveis, sendo alimentos necessários para uma boa qualidade de vida, já que seus diferentes tipos trazem uma série de benefícios para a saúde.

 

Seja por costume ou por precaução, muita gente consome esses alimentos apenas após descascá-los. Porém, essa prática nem sempre é a ideal, já que muitas das cascas são ricas em nutrientes e podem ser ingeridas normalmente.

 

Para ajudar a entender qual tipo de casca pode ser consumida, Elaine Cristina Alves Lima Rosa, nutricionista da Clínica Simone Neri, deu alguns exemplos que devem ser incluídos no cardápio. Confira:

 

1. Batata

Segundo a especialista, na casca da batata é que está a maior parte das fibras, o que gera a sensação de saciedade. "Além disso, ela é fonte de flavonoides, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo contra infecções e doenças. Muito indicada para ajudar na digestão, contém também minerais, como fósforo, potássio e zinco".

 

2. Maçã

A casca da maçã é rica em vitamina C, fibras e compostos fenólicos. Elaine explica que eles agem em conjunto na prevenção de diversas doenças, pois ajudam a aumentar a imunidade e auxiliam na digestão das gorduras. "E a sua concentração de água ajuda na regulação intestinal, prevenindo e tratando tanto prisão de ventre quanto diarreias".

 

3. Cenoura

A casca da cenoura contém, em sua maior parte, betacaroteno, um antioxidante que pode ser convertido em vitamina A e ajuda a combater os radicais livres, promove o bronzeado da pele e protege contra o envelhecimento precoce.

 

4. Pepino

A casca do pepino é rica em vitamina K e antioxidantes. Ela também possui uma alta concentração de fibras e minerais, como a sílica e o magnésio. "A sílica é essencial para que o tecido conjuntivo seja saudável devido à proteção de músculos, tendões, ligamentos, cartilagem e osso", conta a nutricionista.

 

5. Abobrinha

Todas as partes da abobrinha devem ser consumidas. Por ser rica em diversas vitaminas e minerais, ela ajuda a prevenir doenças, como câncer de próstata. Já a casca, que possui uma alta quantidade de fibras e água, auxilia no combate à constipação intestinal, sendo considerada um laxante natural. Ela também previne o inchaço e a sensação de estufamento, além de ajudar na perda de peso.

 

6. Pera

Elaine conta que a casca dessa fruta possui uma grande concentração de fibras e baixo índice glicêmico. "Isso ajuda no controle das taxas de açúcar e gordura no sangue, auxiliando no funcionamento do intestino e na melhora gradativa da prisão de ventre".

 

7. Pêssego

A casca do pêssego é rica em vitaminas A e E, que protegem a pele contra os danos dos raios ultravioletas. "Também tem ação diurética e previne a retenção de líquido. É rica em fibras, auxiliando também na saciedade e intestino saudável", fala a nutricionista.

 

8. Berinjela

A cor roxa da casca da berinjela contém resveratrol e antocianinas, compostos antioxidantes poderosos no controle da glicose e da resistência à insulina. "Ela melhora a aparência da pele por ajudar a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Contém também vitaminas A, B e C, e minerais, como cálcio, potássio e zinco", finaliza Elaine.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/38158-8-alimentos-que-podem-ser-consumidos-com-casca - Escrito por Paula Santos

 

Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que dúvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

Tiago 1:6

Um comentário: