domingo, 7 de fevereiro de 2010

Oração do amanhecer


Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.


Quero olhar o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente; compreensivo, manso e prudente; ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.


Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam Tua presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia, eu Te revele a todos.


Autor desconhecido

sábado, 6 de fevereiro de 2010

TOSTÃO MARCOU O MAIOR GOL DA SUA CARREIRA

O gol que o Tostão acabou de marcar foi o maior da sua carreira.

O Presidente Lula define prêmio para jogadores que venceram a Copa do Mundo; valor pode chegar a 465 mil reais.
O presidente Lula e a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil negociam aposentadoria e indenização para os atletas da seleção que ganharam Copas do Mundo. O benefício valerá inicialmente aos ex-jogadores de 1958 e se estenderá, posteriormente, a quem atuou nos Mundiais de 1962, 1970, 1994 e 2002. Reunião na Casa Civil discutiu as cifras a serem pagas aos campeões. Inicialmente, o valor negociado para cada um gira em torno de mil salários mínimos, no caso da indenização (465 mil reais), e de dez salários mínimos (4.650 reais), o teto da Previdência, para a aposentadoria.

O texto abaixo foi escrito por TOSTÃO, ex-jogador de futebol, comentarista esportivo, escritor e médico, e foi publicado em vários jornais do Brasil:

Tostão escreveu:
Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.

Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.

O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época.

O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.
É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.

A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.
Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.

Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.

Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.

Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.

Tostão

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CORDEL DO BBB-10

Vale a pena ler. Cordel do BBB-10

São 25 septilhas (estrofes de 7 versos).

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…

FIM

Autor:Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara, na Bahia.
Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.
Graduado em Letras Vernáculas e pós-graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O medo causado pela inteligência

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas.
O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: “Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta".
Ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava n'uma carreira difícil.
Isso, na Inglaterra. Imaginem aqui, no Brasil.
Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa:
“Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma Ciência”.
A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência.
Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições.
Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder.
Mas, é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar.
Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos.
Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do "Elogio da Loucura", de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida.
É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social.
Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota, automaticamente, a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras, à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar.
Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas...
Enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender.
É um paradoxo angustiante!
Infelizmente, temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.
Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues... "Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra".
O problema é que os inteligentes gostam de brilhar! Que Deus os proteja, então, dos medíocres!...

O autor é José Alberto Gueiros.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Esporte e estudo: caminhos paralelos

Ao longo dos séculos o esporte tem contribuído na formação integral do homem e ganhou mais importância quando foi incluído na escola, seja nas aulas de educação física ou como prática esportiva de competição. E esta parceria vem dando certo um servindo de apoio ao outro, quando o objetivo e desenvolver no homem, mente sã em corpo sadio. Esporte não é apenas saúde, mas também educação, cultura e lazer.

Na escola o aluno aprende a resolver os problemas matemáticos, treinando assim, a rapidez do seu raciocínio; aprende a interpretar um texto; recebe orientações para se concentrar nas explicações e conhece as normas de disciplina. No esporte o atleta precisa utilizar rapidamente o raciocínio para finalizar ou criar uma jogada; precisa interpretar o que o técnico pede; tem a necessidade de se concentrar e de respeitar as regras; colocando assim, na prática do esporte, o aprendizado da sala de aula.

O aluno que pratica esporte acaba gostando mais de estudar, da escola, participa dos eventos escolares, faz novas amizades, respeita mais os colegas e professores e o rendimento escolar melhora muito; mas infelizmente, quando os filhos cometem algum erro ou tiram nota fraca na escola, alguns pais os castigam tirando-os do esporte, e às vezes continuam deixando-os passear no shopping, passar horas jogando vídeo game, assistindo televisão ou grudado na internet em salas de bate-papo e não procuram saber se está acontecendo algo de errado com eles na escola, na rua ou em casa.

O professor-técnico deve ter a compreensão e o bom senso de acompanhar seus alunos com relação ao rendimento escolar em outras disciplinas, já que eles passam muitas horas treinando seu esporte; orientando-os para que estudem mais, porque de nada adianta o aluno ser um bom atleta se seu rendimento escolar for fraco.

O esporte deve ser incentivado pelos pais e por todos os educadores, que devem ver na prática desportiva uma promoção de vida mais saudável e um convívio social agradável dos alunos, para que eles sejam estimulados a estudar e ter sua formação integral como ser humano. No futuro próximo eles serão gratos a todos, transformando-se em bons e úteis cidadãos para a sociedade.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 000245-G/SE

Parecido não é igual

Uma relação de palavras a ratificar que, parecido não é igual. Ratificar? Ou será retificar?

RETIFICAR x RATIFICAR
Retificar é corrigir: Ele precisa retificar os seus erros.
Ratificar é confirmar: O ministro ratificou a informação.

ARREAR x ARRIAR
Arrear é pôr arreios: Vou arrear o seu cavalo.
Arriar é baixar, fazer descer: Arria a cortina, por favor!

CAVALEIRO x CAVALHEIRO
Cavaleiro é homem que anda a cavalo: Era o melhor cavaleiro da Fazenda Santa Fé.
Cavalheiro é homem gentil, educado, cortês: Ele era muito cavalheiro com as mulheres.

CELA x SELA
Cela é pequeno quarto: O empresário ficou preso em cela especial.
Sela é arreio de cavalo: Comprou uma sela nova para a cavalgada de domingo.

DESPENSA x DISPENSA
Despensa é armário para armazenar alimentos: Guardou o feijão e o arroz na despensa.
Dispensa é o ato de dispensar, licença: Pediu dispensa do serviço e foi para casa.

LOCADOR x LOCATÁRIO
Locador é o proprietário do imóvel: O locador queria aumentar o valor do aluguel.
Locatário é o inquilino: O locatário foi despejado.

PEÃO x PIÃO
Peão é trabalhador, serviçal: Nesta fazenda há muitos peões.
Pião é brinquedo: Ensinou o filho a rodar pião.

SENSO x CENSO
Senso é juízo, faculdade de sentir: Ela não teve senso crítico nem de humor.
Censo é contagem, recenseamento: O governo pretende fazer um novo censo escolar.

Fonte: Divirta-se e aprenda – Editora Construir

Frases sobre Educação

“Educar é fazer os jovens serem honestos cidadãos e bons cristãos.” Dom Bosco

“Somente a paixão de ensinar demonstrada pelo professor pode conduzir o aluno à paixão de aprender na sala de aula.” Maria Lucia Weiss

“Para o aluno, o mestre é o grande espelho da sua vida. Se esse espelho for ofuscado, toda uma esperança estará perdida.” Fritz Karl

“O mais belo trabalho do mundo é o de lecionar.” Raissa Gorbatchev

“A escola deve ser o espaço de discussão de temas morais. Onde se possa refletir sobre valores, para que cada um chegue a uma conclusão própria.” Isabel Vieira

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir: saber.” Eça de Queiroz

“Sem educação não há democracia consolidada e justiça social.” Oded Grajew

“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino.” Samuel Lima

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem uma recompensa ou um castigo.” Petir Senn

“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” Coelho Neto

“A educação criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.” Trevelyan

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” Epíteto

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” Mário Quintana

“A sabedoria, por sua mera existência, é o constante questionamento do saber.” Juan José Saer

“O ganho de nosso estudo é termo-nos tornado melhor e mais sábio.” Montaigne

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Paulo Freire

“Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.” Maomé

“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” Provérbio Chinês

“Ensinar é aprender duas vezes.” Joseph Joubert

“O educador deve fazer-se amar e não fazer-se temer.” Dom Bosco

“O objetivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num cidadão bom.” Platão

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” Galileu Galilei

“Mandai educar o vosso filho por um escravo e, em lugar de um escravo, tereis dois.” Adágio Grego da Antiguidade

“O ignorante que procura se instruir é como um sábio; o sábio que fala sem discernimento semelha um ignorante.” Ibn Ali Talib

“A cultura forma sábios; a educação, homens.” Louis Bonald

“O princípio da educação é pregar com o exemplo.” Anne Turgot

“Aprender a ler é como aprender a viver: não termina nunca.” Leandro Konder

“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.” Cora Coralina

"Não dê palmadas pedagógicas em seu filho. No futuro, ele não terá limites para nada na vida." Professor José Costa

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta" Chico Xavier

"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria" Sêneca

Seleção de frases por: Professor José Costa

Dicas para a saúde vocal

* A voz expressa sentimentos e emoções, possibilitando o nosso convívio social e profissional.

* Voz é o som produzido através do ar que vem dos pulmões, provocando a vibração das pregas vocais (conhecidas como “cordas” vocais), na altura da laringe.

* As alterações da voz podem ser percebidas através de sintomas como rouquidão, cansaço vocal, falhas ou mudanças na voz, pigarro, dor e ardor.

* Doenças sérias, como o câncer de laringe, muitas vezes têm como sintoma apenas uma rouquidão permanente.

* A maioria dos problemas da voz está relacionada ao uso inadequado e/ou abusivo da voz, diferentemente do câncer de laringe, que é provocado quase sempre pelo fumo e álcool.

* Devemos seguir recomendações simples que ajudarão na manutenção da nossa saúde vocal: mantenha o organismo hidratado, ingerindo pelo menos oito copos de água por dia; evitar gritar ou falar alto, principalmente em locais barulhentos.

* O cigarro e as bebidas alcoólicas irritam a mucosa que reveste o aparelho fonador, por isso devem ser evitados.

* Evite também o pigarro, a tosse e os ambientes com poeira, mofo e fumaça.

* Fale pouco quando estiver gripado ou em crise alérgica.

* Caso perceba algum sintoma como rouquidão persistente (por 15 dias ou mais), dor, ardor ou mudança na voz, procure um fonoaudiólogo para receber as devidas orientações e encaminhamentos.

Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região

Cuidados com a saúde bucal


Problemas mais comuns e como preveni-los

PLACA BACTERIANA
Diariamente, uma camada de bactérias circula na superfície dos seus dentes. Essas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa é a causa da cárie, tártaro e doenças das gengivas.

GENGIVITE
O acúmulo da placa bacteriana também tem efeitos na gengiva, que se torna inflamada e, por vezes, apresenta sangramento. O sangramento gengival é um sinal de doença da gengiva. Essa doença é chamada gengivite. Sem tratamento, essa situação pode levar a uma forma mais grave do problema.

TÁRTARO
Se a placa bacteriana não for removida regularmente e eficazmente, poderá endurecer e formar o tártaro. Uma vez formado, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista.

CÁRIE DENTÁRIA
As bactérias presentes na placa bacteriana regularmente produzem ácidos, a partir da nossa alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de o esmalte ser a substância mais dura do nosso organismo, ele é dissolvido por esses ácidos. As lesões provocadas (cáries), se não forem tratadas, vão aumentando de tamanho, podendo levar a perda do dente.

MAU HÁLITO
Apesar de poder apresentar outras causas, o mau hálito é frequentemente provocado pelo acúmulo de placa bacteriana e/ou presença de doenças bucais. A remoção da placa bacteriana é fundamental para ter um hálito fresco, assim como para a manutenção de uma boa saúde bucal.

SENSIBILIDADE
Sensibilidade dental é a dor causada pela exposição da dentina em função de uma cárie, de uma fratura dental ou pela exposição da raiz, causada pela retração da gengiva. Como a raiz é coberta pelo esmalte, os milhares de pequenos canais no interior do dente ficam expostos, comunicando-se com o nervo. Assim, quando alimentos frios ou doces demais entram em contato com o nervo, este responde ao estímulo através da dor.

EROSÃO ÁCIDA
Erosão ácida é o desgaste precoce do esmalte dos dentes e é causada principalmente por alimentos e bebidas ácidas como vinagres, refrigerantes, sucos e frutas ácidas. Algumas das conseqüências da erosão ácida são o amarelamento dos dentes, bem como pequenas fissuras, alteração na forma dos dentes e sensibilidade.

PREVINA PROBLEMAS DENTAIS
Pratique boa higiene bucal usando o fio dental e escovando os dentes. Consulte seu dentista regularmente.

Fonte: Colgate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brasil é 88º em índice de desenvolvimento da educação

O alto Índice de Desenvolvimento Humano que o Brasil conquistou há dois anos não chegou à educação. O relatório Educação para Todos, divulgado hoje pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o país na 88ª posição no IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia.

Dos quatro dados que a Unesco usa para montar o IDE, em três o Brasil vai bem e tem resultados acima de 0,900 - o mínimo para ser considerado de alto desenvolvimento educacional. São bons os números de atendimento universal, analfabetismo e igualdade de acesso à escola entre meninos e meninas. Já quando se analisa o índice que calcula quantas das crianças que entraram na 1ª série do ensino fundamental conseguiram terminar a 5ª série, o País despenca para 0,756, um baixo IDE.

Educação no Mundo
O relatório de 2010 do programa Educação para Todos, da Unesco, aponta que 72 milhões de crianças no mundo ainda estão fora da escola. No ritmo atual, serão ainda 56 milhões em 2015, e não há indícios que isso será acelerado nos próximos anos.

O analfabetismo atinge ainda 759 milhões de pessoas e a perspectiva é que diminua para 710 milhões nos próximos 15 anos. Sem contar que a má qualidade das escolas e a alta evasão não garantem que o acesso às salas de aula se transforme em ensino efetivo.

Dos 128 países para os quais a Unesco obteve dados para esse relatório, 62 devem atingir as metas de acesso à educação de qualidade. Outros 36, entre eles o Brasil, estão a caminho, mas tem resultados mistos, com problemas especialmente no analfabetismo e na qualidade. Trinta 30 estão longe das metas e até regredindo, como é o caso da República Dominicana e da Venezuela.

Fonte: Agência Estado.
Brasília, 20/01/2010