segunda-feira, 28 de maio de 2012

O importante papel da alimentação no desempenho esportivo

A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada são um dos fatores importantes e essenciais para otimizar a performance, sendo esta, dependente e intimamente relacionada às características individuais do esportista e/ou atleta, às condições de treinamento; além de aspectos psicológicos e ambientais, diretamente ligados a estes fatores.

Além de todos estes fatores deve-se levar em consideração, a modalidade esportiva e características individuais do atleta como: idade, sexo, peso, estatura, composição corporal, aptidão física e estado nutricional.

A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo e que quando consumidos proporcionem energia necessária para manter as funções vitais, tanto em repouso quanto em atividade física.

Para você que é esportista/atleta o nutriente que menos deve ser reduzido na dieta é o carboidrato, para que se possa conservar a massa muscular. Dietas deficientes e pobres em carboidratos depletam rapidamente o glicogênio muscular e hepático e, subseqüentemente, reduzem o desempenho nas atividades, causando queda de performance e até pausa na atividade.

O consumo de carboidratos representa um importante elemento nutricional relacionado com os exercícios físicos, tanto no campo competitivo como na atividade física voltada para a saúde. Um correto oferecimento nutricional deste nutriente energético poderá aprimorar a qualidade do exercício realizado, maximizando o rendimento com redução da fadiga. Portanto é imprescindível, a ingestão de carboidratos, antes, durante (dependendo do tempo de atividade) e depois da atividade física.

Faça com que a nutrição seja uma das prioridades do seu treinamento. A nutrição apropriada pode: otimizar os depósitos de energia; reduzir a fadiga e o tempo de recuperação; reduzir lesões e/ou recuperá-las mais rapidamente; manter a saúde geral do atleta.

Fontes consultadas:
1. MARINS, J. A participação dos carboidratos na hidratação: Uma breve revisão. Revista Mineira de Educação Física. 7 (1): 64-81, 1999.
2. WILLIAMS, M. Nutrição para a saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. São Paulo: Manole, 2002.
3. American College of Sports Medicine, American Dietetic Asociation and Dietitians of Canadá. Nutrition and Athletic Performance. Med. Sci. Sports Exerc. 32: 2130-2145. 2000.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/o-importante-papel-da-alimentacao-no-desempenho-esportivo.aspx - Por Anna Christina Castilho

domingo, 27 de maio de 2012

Rua de Lazer: ferramenta de inclusão social em Itabaiana

Em meados de 1986, quando retornava da UFS com o amigo Valtênio Souza, tive a idéia de criar o Projeto Rua de Lazer em Itabaiana.

A minha inspiração de criar a Rua de Lazer surgiu durante a disciplina Recreação do Curso de Educação Física da UFS, ministrada pelo Professor Maurício Roberto que desenvolvia atividades recreativas com os alunos do curso. O principal objetivo da Rua de Lazer era oferecer lazer à comunidade itabaiannese, principalmente as crianças e jovens, aos domingos e feriados através de atividades recreativas e esportivas nas ruas e praças dos bairros e povoados da cidade..

O Professor Valtênio gostou da idéia e resolvemos procurar Maria Mendonça, ex-diretora do CEMB, para expor o projeto. Ela também gostou e pediu um dia de prazo para falar com o Prefeito João Germano, que prontamente aceitou. Na segunda reunião com Maria, ela indicou os nomes dos Professores Wilson Reis e Benjamin Alves para compor a equipe que desenvolveria o projeto, e assim foram feitas outras reuniões até o projeto ficar pronto.

Como Wilson Reis já tinha experiência na construção de acessórios esportivos na função de Diretor do Módulo Esportivo de Itabaiana, confeccionou os materiais necessários ao desenvolvimento do projeto. No dia 12 de outubro de 1986, dia das crianças, colocamos o projeto para funcionar na prática, foi na Praça Fausto Cardoso atraindo centenas de crianças e jovens, principalmente os nossos alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, os quais nós tínhamos mais contatos e até pela força esportiva que a escola tinha na cidade. Em 1987, os professores Josiel Batista e Jair Marinheiro foram convidados a fazer parte da equipe, perfazendo o total de seis professores. Por causa da Rua de Lazer centenas de crianças e adolescentes itabaianenses foram motivados a praticar esporte nos diversos colégios durante anos.

Na Rua de Lazer foram desenvolvidas várias atividades, entre elas: basquete, futsal, handebol, voleibol, queimado, peteca, futebol de mesa (jogo de botão), tênis de mesa (ping pong), perna de pau, tamanco japonês, pular corda, corrida de saco e outras mais. A Rua de Lazer também tinha um cunho social, algumas pessoas ganhavam dinheiro vendendo pipoca, algodão doce, rolete de cana, picolé, sorvete e balas nas proximidades do evento.

Esta fase da Rua de Lazer foi desenvolvida até o ano de 1988, porque em 1989 ao assumir a Prefeitura de Itabaiana, o então Prefeito Luciano Bispo dispensou os professores e com isto, acabou a Rua de Lazer no município, já que o mesmo não contratou novos professores para o devido prosseguimento do projeto.

A partir de 1996, o Vereador Wilson Reis resgatou e implantou a Rua de Lazer na sua 2ª fase, acrescentando outras atividades recreativas como: cama elástica, salto sobre o cavalo, balanço, chute no pneu, escorregadora. Também foram incluídas apresentações de grupos de danças, musicais e culturais. Esta fase da Rua de Lazer foi desenvolvida pelo Vereador e sua equipe de apoio, mantida com recursos próprios e alguns patrocínios do comércio local.

Em 2005, na administração da Prefeita Maria Mendonça, o Diretor do Departamento de Esportes Professor Wilson Reis, implantou a 3ª fase da Rua de Lazer com o apoio da Prefeitura Municipal e realizando-a nas diversas ruas da cidade, bairros e povoados.

Com o término do mandato da Prefeita Maria Mendonça, mais uma vez a Rua de Lazer foi esquecida e atualmente o lazer da nossa juventude nos finais de semana é andar de shineray e ingerir bebidas alcoólicas, pois eles não têm espaços esportivos e atividades recreativas, esportivas e culturais para ocupar os seus horários ociosos.

Que a Rua de Lazer retorne o mais breve possível e beneficie as crianças e jovens da nossa querida Itabaiana, pois eles são carentes de eventos esportivos e atividades recreativas, as quais deveriam ser oferecidas pelo poder público para incentivar a prática esportiva e através dela, diminuir a violência e o uso de droga ilícita ou não em nosso município.

Professor José Costa

Colégio Dom Bosco, tradição no ensino itabaianense

O Colégio Dom Bosco é a marca da tradição em Itabaiana. Com um histórico de ensino já conhecido em toda a cidade e até no Estado, essa escola se destaca pela filosofia de educação voltada para um desenvolvimento testemunhal, com bases em preceitos religiosos que visam enaltecer a solidariedade humana na presença de Deus. Em 2013 completará meio século de existência, ou seja, 50 anos de contribuição no desenvolvimento da cidadania do agreste sergipano e em especial da cidade de Itabaiana. Esse será um aniversário a se comemorar muito, pois o colégio se orgulha de fazer parte da história desta cidade e mais ainda de muitos nomes ilustres terem se formado com o auxílio dessa escola.

O Dom Bosco se orgulha de ser um colégio tradicional. Mas hoje, se adaptando à modernidade, a instituição passa por mudanças a fim de se tornar mais “antenada” com a atualidade e atender às necessidades da população que acredita no seu trabalho.

A escola tem em sua grade curricular não só as aulas obrigatórias dos dias letivos. Desenvolvem-se projetos e atividades que visam a interação social entre os alunos, a inserção dos pais na escola e o conhecimento agregado às etapas de construção das atividades. Em 2012 há alguns projetos que já são tradição da Escola, como o de LEITURA, o da CULTURA AFRO e INDÍGENA, a NOITE LITERÁRIA e os JOGOS INTERNOS. No dia 01 de junho vai ser realizado no auditório da própria escola o PROJETO DE LEITURA do ensino fundamental, dirigido por Gilvanete, coordenadora desse nível de ensino. O tema geral deste ano é “Mergulhar nas palavras é mais que avaliar o escrito. Verdadeiramente, é fazer do livro o corpo, da leitura o espírito” e cada série trabalhará com um tema específico, a saber: 6.º ano: “Contraste de Estilos: A face infantil na literatura de Jorge Amado” (Conhecer a vida e a obra do autor, seus marcantes cenários com apresentação musical e teatral); 7.º ano: “Ler para ter uma vida saudável” (baseado em quatro pilares: atividade física, alimentação equilibrada, boa noite de sono e evitar o estresse. Apresentação de pesquisa, de musicais e de paródias), 8.º ano: “Traços da identidade nordestina: a Literatura de Cordel, os autores que destacam o sertão e a textualidade da música de Luiz Gonzaga” (dando ênfase à obra de João Cabral de Melo Neto, com peça teatral; Patativa do Assaré, com declamação de poema e comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, apresentação musical) e 9.º ano: “A leitura cotidiana” (Com produção de textos, dramatização e apresentação musical, com ênfase a temas atuais, especialmente a violência). O projeto tem como meta fazer os alunos desenvolverem o gosto pela leitura prazerosa. Assim, os professores, através de várias atividades, como apresentações musicais que se interliguem às leituras, apresentação de peças teatrais ou exposição de autores e obras, levarão os alunos a pensarem além dos livros, para conectar cada texto à realidade circundante, afim de que percebam que o mundo da leitura é o seu próprio mundo e as páginas dos livros são extensões de suas próprias vidas, mas de um modo mágico. Um projeto dessa extensão conta com a participação maciça da família, pois o hábito da leitura tem de começar em casa, incentivado pelos pais.

O objetivo da escola é cada vez mais incutir no aluno o engajamento nas atividades extraclasse, para que assim se possa construir cidadãos conscientes do seu papel social e ativos na construção e na modificação da própria realidade. Cada projeto tem o fim específico e conta como complemento das atividades curriculares que são pensadas no planejamento anual do colégio. Esse é um compromisso da escola, pois ela não quer apenas transmitir conhecimentos, mas também valores éticos e morais.

O colégio Dom Bosco está inovando a cada dia. Já conta com um simulado em todas as unidades, envolvendo o ensino fundamental e médio (atividade que já se estende desde o ano passado). E mais, para o Ensino Médio, o simulado Enem conta com a prova de redação para todos os alunos, um diferencial que serve especialmente para o treinamento da produção textual. Também em 2012 foram postas em prática as aulas laboratoriais de biologia e química. Além disso, o Geo+Enem é outro reforço para que o corpo discente do Dom Bosco esteja cada vez mais preparado para os desafios que os esperam. As Olimpíadas INTERGEO são mais um incentivo aos estudos, assim como a EFISI (Encontro de Física de Itabaiana) e as Olimpíadas de Química. Há destaque no esporte para o JEPI (Jogos das Escolas Particulares de Itabaiana), em que o Dom Bosco foi o maior campeão por dois anos seguidos (2010/2011) e, recentemente, o garoto José Ryan consagrou-se campeão de karatê dos Jogos Escolares da TV Sergipe.

São 50 anos de dedicação. Uma vida inteira na formação de pessoas que constroem a nossa sociedade. Dá um orgulho danado representar esse povo com Educação e Testemunho. O modo particular de o Dom Bosco mostrar seu valor. Novidades surgirão, para que esse colégio venha assumir o seu papel de gigante na educação e dominar o conhecimento a fim de contribuir para o desenvolvimento de todos os que confiam em seu trabalho. Essa é a sua marca, esse é o seu orgulho, pois o Dom Bosco é uma escola de princípios éticos e é nessa linha que seu trabalho se diferencia.

Equipe Diretiva

sábado, 26 de maio de 2012

10 alimentos bons para a nossa saúde mental

Todo tipo de alimento já foi associado a algum benefício. Há várias dietas para prevenir milhares de condições – ou então para melhorar algum atributo – por exemplo, há quem coma peixe para ficar mais inteligente, por causa do ômega-3.

Embora não exista tratamento atual que comprovadamente cure a doença de Alzheimer ou a demência, estudos dizem que existem alimentos que desempenham um papel positivo na saúde mental em geral. Quer experimentar uma dieta para um cérebro saudável? Confira a lista abaixo.

1) AMORAS

Todo mundo sabe que quanto mais velho ficamos, mais difícil fica aprendermos coisas novas. E por quê? Para processar novas informações, as células do nosso cérebro precisam “conversar” umas com as outras. Quanto mais velhas elas ficam, mais inflamam e mais difícil fica para elas se comunicarem. A solução? As maravilhosas amoras possuem potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis que diminuem essa inflamação e incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações.

2) CAFÉ

Alguns pesquisadores acreditam que a cafeína e os antioxidantes do café são protetores. Um estudo finlandês com mais de 1.400 consumidores de café revelou que as pessoas que bebiam entre três e cinco xícaras de café por dia (com idade entre 40 e 50 anos) tinham 65% menos chance de desenvolver mal de Alzheimer em comparação com os que tomam menos de duas xícaras por dia. Vamos fazer um cafezinho?

3) MAÇÃS

As maçãs são a fonte principal de quercetina, um químico de plantas antioxidantes que mantém os fluidos mentais protegendo as células do cérebro. A quercetina também defende as células do cérebro de atentados de radicais livres que podem danificar o revestimento exterior dos neurônios e, eventualmente, levar ao declínio cognitivo. Se quiser aproveitar bem, coma as maçãs com casca, local onde se encontra a maioria da quercetina.

4) CHOCOLATE

Em 2009, um estudo descobriu que comer pouco menos de 10 gramas de chocolate por dia ajuda a proteger contra perda de memória relacionada à idade. O crédito vai para os polifenóis do cacau, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

5) CANELA

Um dos sintomas do mal de Alzheimer são as placas beta-amilóides, bem como o “emaranhado” no cérebro causado por proteínas que podem matar células do cérebro. Agora, pesquisas recentes da Universidade da Califórnia revelam que dois compostos da canela – proantocianidinas e cinamaldeído – podem inativar estas proteínas. A pesquisa ainda está no começo, mas se não ajudar, uma pitada de canela também não vai fazer mal nenhum a ninguém.

6) ESPINAFRE

As folhas verdes do espinafre possuem nutrientes como folato, vitamina E e vitamina K, que impedem a demência. Um estudo de 2006 revelou que comer três porções de folhas verdes, vegetais amarelos e/ou crucíferos por dia pode atrasar o declínio cognitivo em 40%. Desses três itens, as folhas verdes são as que mais protegem. Tente regar seu espinafre com um pouco de azeite. Sua gorduras saudáveis aumentam a absorção das vitaminas lipossolúveis E e K.

7) AZEITE EXTRA VIRGEM

Já ouviu falar em ADDLs? Elas são proteínas induzidas pela doença de Alzheimer que são tóxicas para o cérebro. Nos estágios iniciais da doença, elas “grudam” nas células do cérebro, tornando-as incapazes de se comunicarem umas com as outras e, eventualmente, levando à perda de memória. O azeite extra virgem pode ser um inimigo potente contra ADDLs, pois é rico em oleocanthal, um composto que desativa as perigosas proteínas.

8 ) SALMÃO

O salmão é uma grande fonte de DHA, uma gordura ômega-3 predominante no cérebro, que os pesquisadores acreditam que protege contra a doença de Alzheimer. É também a fonte número um na natureza para obter vitamina D, um nutriente que protege contra o declínio cognitivo. Um estudo de 2010 revelou que os idosos que têm deficiência de vitamina D são 40% mais propensos a sofrer de perda de memória relacionada à idade. Melhor comer um salmão, não?

9) CARIL

A cúrcuma, uma prima do gengibre, é uma das principais especiarias do caril (ou curry). A cúrcuma é especialmente rica em curcumina, um composto que inibe a doença de Alzheimer. Ele não só bloqueia a formação de placas de amilóide beta, como também impede a inflamação dos neurônios e reduz o colesterol que entope as artérias (o que poderia reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro).

10) SUCO DE UVA CONCÓRDIA

Os mesmos polifenóis saudáveis para o coração no vinho tinto e no suco de uva, especialmente na variedade feita a partir de uvas vermelhas e roxas do tipo concórdia, podem também proteger seu cérebro. Pesquisadores descobriram que idosos com declínio de memória que beberam suco de uva diariamente melhoraram significativamente sua memória espacial e sua habilidade de aprendizagem verbal. Os pesquisadores acreditam que, como as amoras, os polifenóis do suco de uva melhoram a comunicação entre as células cerebrais. [CNN]

Fonte: http://hypescience.com/10-alimentos-bons-para-a-nossa-saude-mental/ - por Natasha Romanzoti

O beijo na boca pode transmitir doença?

Normalmente não. Mas se a defesa imunológica da pessoa estiver enfraquecida, o corpo pode pegar algumas doenças. "A mais comum é a candidíase, o famoso ‘sapinho’. Ela é causada por um fungo e aparece na forma de vermelhão, ardência e pequenas feridas no canto da boca", diz a dentista Fernanda Franco, dos hospitais Moinhos de Vento e Santa Casa de Porto Alegre (RS). Mais graves são as infecções causadas pelos vírus da família dos herpes."O herpes bucal ataca os lábios e a região ao redor. Mas também podem aparecer feridas dentro da boca ena gengiva", afirma Fernanda. Tem mais: a troca de saliva pode gerar ainda a mononucleose infecciosa, que provoca febre e faringite e se manifesta em pequenas manchas no céu da boca, infecções na gengiva e úlceras parecidas com aftas.

Apesar de raro, até a tuberculose pode ser transmitida pela saliva. Mas sem neuras: esses problemas não são freqüentes. Se a pessoa está saudável, o organismo se defende das centenas de vírus, fungos, protozoários e bactérias, que se alojam principalmente entre a gengiva e os dentes quando a gente beija alguém. Então, uma bela higiene bucal é vital. Vale o básico: escovar bem os dentes e usar fio dental - até para reduzir o risco de você estar com um tremendo bafo e espantar aquela supergata. Quem usa piercings na língua ou no lábio também deve ficar esperto. Beijo na boca só após a cicatrização e a higienização correta. Tomando os devidos cuidados, é só partir pro abraço. Quer dizer, pro beijo.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-beijo-na-boca-pode-transmitir-doenca - por Dante Grecco