quinta-feira, 8 de agosto de 2013

7 doenças que atingem mais as mulheres que os homens

Lúpus, depressão, doença celíaca, esclerose múltipla e outras doenças acometem mais a parcela feminina da população que a masculina

Existem alguns problemas de saúde que atingem muito mais facilmente as mulheres do que os homens. No topo da lista estão as doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca a si mesmo. Veja algumas doenças – autoimunes ou não – que afetam mais as mulheres:

Esclerose Múltipla
É uma doença do sistema nervoso central. Os primeiros sintomas, como dormência a paralisia muscular ou perda de visão, aparecem entre 20 e 40 anos. Há tratamentos para ajudar a diminuir os sintomas, mas ainda não há cura.

Lúpus
Ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca equivocadamente tecidos saudáveis, causando dano da pele, articulações e vários órgãos. Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, dores de cabeça, inchaço nos pés, mãos e olhos, e perda de cabelo. Não se sabe a causa da doença.

Síndrome da Fadiga Crônica
A doença é definida como devastadora e complexa. Tarefas básicas como se vestir ou tomar banho deixam a pessoa sobrecarregada. Há também outros sintomas como dor muscular, perda de memória e insônia.

Depressão
É duas vezes mais comum em mulheres do que homens, embora não se saiba a razão. Pode ser algo ligado às questões biológicas, como menstruação, parto e menopausa, que causam flutuações hormonais.

Doença Celíaca
O problema acontece quando há uma reação imunológica negativa ao comer glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Além de problemas gastrointestinais, como perda de peso, inchaço, dor de estômago e diarréia, pode afetar também a capacidade reprodutiva.

Síndrome do Intestino Irritável
Uma doença comum, que afeta o intestino grosso, provocando cólicas, dor, inchaço, diarréia e prisão de ventre de forma consistente por pelo menos três meses. As causas são desconhecidas. Os sintomas são mais fortes no período menstrual.

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Podem acontecer mais nas mulheres porque o revestimento da vagina é mais delicado que o do pênis, o que torna mais fácil a entrada de bactérias e vírus.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Quanto exercício as crianças precisam fazer?

Um estudo com 3 mil crianças feito por pesquisadores europeus descobriu que 15% delas tinham níveis de pressão arterial, colesterol e dobras cutâneas que indicavam risco futuro de doenças cardiovasculares.

Diretrizes do Serviço Nacional de Saúde Americano atualmente recomendam que, para manter uma vida saudável, as crianças se exercitem por cerca de 60 minutos por dia. Eles calcularam que os meninos com idades entre 2 e 5 anos precisavam fazer pelo menos 70 minutos de exercícios diariamente, e as crianças entre seis e nove anos deveriam realizar 80 minutos de atividades físicas. Os pesquisadores ainda ressaltam que, dentro desse tempo, 20 minutos devem ser de exercício vigoroso.

Meninas em ambos os grupos etários podem se manter saudáveis com 60 minutos de atividade por dia, como recomendado pelas diretrizes atuais, mas isso também deve incluir 20 minutos de exercício vigoroso.

O estudo demonstra que algumas crianças podem estar em risco de desenvolver “fatores de risco” para doenças cardiovasculares, apesar de realizarem a quantidade indicada ​​de exercício, disseram os pesquisadores.

Em um estudo separado, pesquisadores norte-americanos desenvolveram um modelo matemático que pode distinguir as crianças com alguma gordura de pessoas em risco futuro de obesidade.

O modelo, com base na diferença entre o montante que uma criança come e a energia que utiliza no dia-a-dia, explica que algumas crianças podem “superar” o ganho de peso na infância, mas outros devem comer menos para evitar tornar-se obesos. Ele prevê, por exemplo, que uma menina de dez anos que está 10 kg acima do peso, mas que até os cinco anos tinha um peso normal, está comendo cerca de 400 calorias a mais por dia do que o recomendado para uma vida saudável. [Telegraph]

domingo, 4 de agosto de 2013

A valorização do esporte na escola

Na escola, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica como determina a LDB, Lei nº. 9394/96. Enquanto o esporte como prática de competição é colocado à disposição dos alunos conforme os interesses da mesma, podendo oferecer desde os esportes coletivos como: basquete, futsal, handebol, voleibol aos individuais, a exemplo de natação, judô, ginástica, karatê, badminton. A iniciação esportiva deve começar nas primeiras séries nas aulas de educação física e nas escolinhas de maneira lúdica, até chegar às equipes de treinamentos que representarão a escola em competições.

     Nos dias de hoje, uma das referências para a escola ser tida como boa e atraente é oferecer o esporte como elemento importante para contribuir na formação integral dos alunos; e os diretores ou donos das escolas devem entender que o esporte não é despesa e sim investimento, sendo o retorno certo e rápido através do aumento de alunos matriculados.

     O esporte é um excelente meio de promover e tornar a escola mais conhecida na sociedade, principalmente quando obtém bons resultados nas diversas competições estaduais e classifica suas equipes para disputar competições nacionais, e para isto deve haver investimentos em professores qualificados com formação acadêmica e compromissados com o esporte; ginásio de esportes ou quadra poliesportiva; piscina e materiais esportivos apropriados e em boa quantidade a cada esporte oferecido pela escola. O ideal é oferecer aos alunos treinos em dias intercalados de duas a três vezes por semana para que eles tenham condições de aprender o esporte e disputar competições de igual com outras escolas. 

     A escola que promove o esporte está oferecendo meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis na escola e em toda a sua vida como: responsabilidade, respeito, disciplina, amizade, trabalho em equipe, liderança, equilíbrio emocional, perseverança, honestidade e solidariedade, estimulando o aluno a ser “bom cristão e honesto cidadão”. O esporte ensina tudo o que um homem precisa saber para viver em sociedade.

     O aluno que pratica esporte acaba gostando mais da escola, porque sente prazer e orgulho de representa–lá nas competições e com isto, permanece por mais tempo estudando na mesma. .

     A escola deve valorizar o esporte como instrumento para a educação, saúde e o desenvolvimento sociocultural de seus alunos.

José Costa
Professor de Educação Física
CREF 00245-G/SE

Conheça esportes bizarros da “2ª divisão” das Olimpíadas

As Olimpíadas reúnem, a cada quatro anos, os principais esportes do mundo. Só que muita gente fica de fora do principal evento esportivo do planeta porque pratica esportes que não são tão famosos, e assim não se encaixam nos critérios do Comitê Olímpico Internacional para entrar no programa dos Jogos.

O que acontece, então? Eles entram nos Jogos Mundiais, espécie de “Segunda Divisão” das Olimpíadas, evento que reúne os “excluídos”. Neste ano, os Jogos ocorrem em Cali, na Colômbia, desde o último dia 25 de julho, e terminaram neste domingo.

Só que muita bizarrice aparece lá. Conheça 10 esportes que, provavelmente, jamais aparecerão nas Olimpíadas, mas fazem sucesso nos alternativos Jogos Mundiais.

Punhobol
Poucos esportes coletivos no Brasil podem dizer que possuem quatro títulos títulos mundiais, juntando mulheres e homens. O punhobol é um deles. Nesse esporte em que os atletas apenas podem socar a bola, o Brasil tem dois títulos de Campeonato Mundial entre os homens, um entre mulheres, e é o atual campeão dos Jogos Mundiais no masculino.

Mas o que é o punhobol?
Duas equipes de cinco atletas são divididos em uma quadra com uma corda esticada a 2 m de altura no centro. Como no vôlei, o objetivo é colocar a bola no chão do rival (sem encostar na corda), mas só se pode encostar na bola com o punho ou o antebraço. A disputa é em melhor de cinco sets de 11 pontos.

Corfebol
Espécie de basquete, o corfebol é jogado de forma mista, com mulheres e homens no mesmo time – dois times de oito, com quatro mulheres e quatro homens. E sé é permitido marcar jogadores do sexo oposto.
Com uma bola que lembra  a de futebol, o objetivo é encestar a bola, assim como no basquete, mas em uma cesta sem redes e sem tabela para ajudar a mira. Só que correr ou quicar a bola não é permitido.



Cabo de Guerra
Esporte olímpico entre 1900 e 1920, o Cabo de Guerra ainda vive nos Jogos Mundiais.
Oito atletas de cada lado tentam puxar a corda mais forte que o adversário – vence quem fizer a corda rival passar quatro metros do centro.

Corrida de patins
Pensava que patins com rodinhas era só uma brincadeira de criança e que, em esportes profissionais, só patins de gelo ou para apresentações artísticas existiam? Nada disso.
Nos Jogos Mundiais, corridas com patins in-line são esporte, em diversas distâncias.


Sumô
Acha que o sumô é uma luta exclusivamente japonesa? Nada disso. Lutadores de todo o mundo se reúnem nos Jogos Mundiais para disputar quem consegue retirar o rival da área demarcada primeiro.
E qualquer um pode participar: o sumô não possui restrição de peso. Mas, claro, os “gordinhos” dominam por motivos óbvios.



Natação com pé de pato
Quando César Cielo nada os 50 m livre, é comum ele terminar a prova sem levantar a cabeça para respirar. Há uma versão da natação em que isso é simplesmente o normal.
É a natação submersa – que fez parte dos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris. Modernizada, ela sobrevive nos Jogos  Mundiais até hoje – os nadadores atravessam a água em apneia.
Só que também há a versão regular, na superfície. Com o pé de pato, os recordes são muito superiores aos da natação normal: nos 50 m, por exemplo, a marca é de 14s34, contra 20s91 de Cielo.

Dança
Sim, dança aqui é esporte. Até samba entra na dança, com o perdão do trocadilho.





Pólo de Canoa
Os “gladiadores aquáticos” tentam colocar uma bola no gol adversário, enquanto “passeiam” de canoa e batem com os remos nos barcos adversários. Sim, isso existe e é esporte olímpico – ou da “Série B” olímpica.




Salvamento/Orientação
Salvar vidas é um esporte. Confuso, certo? Tentaremos explicar: uma série de eventos tenta provar as técnicas, forma física e motivação de atletas em situações que encontram no dia a dia de seus trabalhos. Quais trabalhos? Salvar vidas. Ou seja, é um esporte em que os participantes ficam por exemplo, no dia a dia, na praia, observando que não sabe nadar. E sim, eles precisam buscar pessoas de verdade (ou bonecos em tamanho real) nas situações perigosas dentro da competição.
Já a orientação consiste em salvar a si próprio. Os atletas são colocados em um ponto desconhecido e precisam usar um mapa para passar por diversos terrenos e chegar o mais rápido possível ao ponto final. Eles são obrigados a passar por pontos de referência, para garantir que não foram “espertinhos” e cortaram caminho.

Crédito: Divulgação/Jogos Mundiais

sábado, 3 de agosto de 2013

Qual a diferença entre os tipos de quadra de tênis?

A principal diferença é a forma como a bolinha quica em cada piso. Parece pouca coisa, mas quem joga tênis sabe que isso pode mudar o jeitão da partida. Exagerando um pouco, é como se cada piso abrigasse um esporte diferente. Basta comparar um jogo numa quadra de grama e outro numa de saibro. Nesta última, a bolinha quica devagar, dando mais tempo para os tenistas defenderem as rebatidas. Por isso normalmente os pontos acabam decididos só depois de longas trocas de golpes. Já na grama não tem nada disso: a bola quica rápido e fica difícil defender as patadas mais fortes. Sem falar que a grama desgasta fácil, criando "morrinhos artilheiros" na quadra. "A bola pinga para qualquer lado. Não dá para prever. Imagina quando um cara saca a 240 km/h e você não tem idéia de como a bola vai quicar. Sem chance", diz o ex-tenista Fernando Meligeni. É por isso que as quadras de grama são boas para jogadores mais ofensivos. Já o saibro é bem melhor para quem prefere trocar muitas bolas, como o Guga faz. Seja como for, o piso favorito da maioria dos tenistas não é nem o saibro nem a grama, mas o sintético. Tradicionalmente, ele é feito de lâminas plásticas bem duras, que fazem a bola quicar num meio-termo entre a lentidão do saibro e a velocidade máxima da grama. Entre os Grand Slams, os quatro principais torneios do mundo, dois têm quadras sintéticas (Abertos dos Estados Unidos e da Austrália), um de grama (Wimbledon, na Inglaterra) e um de saibro (Roland Garros, na França).

Sacando cada piso

Atrito e amortecimento determinam a altura do quique e a velocidade da bola

SAIBRO
A quadra de terra batida não é feita exatamente de terra, mas de pó de tijolo. Isso deixa o piso bem fofo. Quando a bolinha quica, a maior parte da força dela é absorvida pelo chão. Então ela perde velocidade. A bola chega numa trajetória quase que horizontal, mas o grande atrito com o piso faz ela subir, tornando o jogo ainda mais lento.

PEQUENO DESLIZE

O pó do saibro deixa a quadra bem lisa. Quem é acostumado com o piso usa isso para escorregar em direção à bola, chegando mais rápido nela.

SINTÉTICO

Apesar de ter uma camada interna de borracha, as quadras sintéticas não absorvem tanto o impacto da bolinha quanto o saibro. Assim, ela perde menos velocidade e não sobe tanto, mantendo uma trajetória mais horizontal que na quadra de terra batida. Isso deixa a troca de bolas mais rápida. A velocidade desse tipo de piso depende da espessura da camada interna de borracha: quanto menor, mais veloz ele é.

EM CAMADAS

Essa quadra é feita com várias camadas de materiais: uma de pedra em pó, três de asfalto, uma de borracha sintética e outras duas de resinas acrílicas.

CARPETE

Não, esse piso não é igual ao carpete da sua casa. "Parece mais um borrachão", diz Fernando Meligeni. Ele até absorve melhor o quique da bolinha que uma quadra sintética, o que teoricamente faria ela perder mais velocidade. "Mas, como o carpete fica em ginásios fechados, sem vento lateral, o jogo se torna mais rápido que no piso sintético", afirma Meligeni.

PISO ERRANTE

A quadra é feita de compostos de borracha e só tem o nome de carpete porque o piso pode ser enrolado para mudar de ginásio.

GRAMA

Esse piso tem mais a ver com um tapete que com um campo de futebol. A grama é densa e baixinha, podada a uma altura de só 8 milímetros. A superfície oferece pouco atrito para frear a bolinha, que ao deslizar na grama quase não perde velocidade e fica rente ao chão. Por isso o ritmo do jogo aqui é o mais rápido.

QUADRA CARECA

A grama se desgasta rápido e a terra embaixo nunca é bem plana, o que deixa a quadra irregular e o quique da bola imprevisível.

Qual é a melhor estação para ficar grávida?

Alguns saberes antigos, rapidamente catalogados como mitos pela ciência moderna, aos poucos vão sendo incorporados ao "saber oficial".

Há poucos dias, pesquisadores que se dispuseram a estudar o assunto com boa vontade reconheceram que nosso sono de fato segue os ciclos lunares.

Agora foi a vez de reconhecer uma conexão entre a saúde dos recém-nascidos e a estação do ano em que eles vêm à luz.

Janet Currie e Hannes Schwandt, da Universidade de Princeton (EUA), constataram que a saúde dos recém-nascidos acompanha um ciclo seguindo as estações do ano.

O estudo se concentrou no aspecto estatístico, motivo pelo qual ele não oferece explicações sobre como ou porque as estações afetam a saúde das crianças, mas serviu para eliminar explicações fáceis, como a de que bebês nascidos no inverno seriam menos saudáveis porque estariam mais sujeitos a resfriados.

Segundo os dois pesquisadores, a associação que surge na análise dos dados é uma "relação quase mística".

Gravidez e estações do ano

Já em 1930, estudos davam conta de que as crianças nascidas no inverno eram mais propensas a problemas de saúde mais tarde na vida, incluindo um crescimento mais lento, incidência de doenças mentais, e até mesmo a morte precoce.

Entre as explicações propostas estavam doenças, temperaturas extremas e níveis de poluição mais elevados associados com o inverno, quando as mães grávidas e os bebês, sobretudo os prematuros, estariam mais vulneráveis.

Mas, olhando para dados demográficos mais gerais, o quadro verificado agora ficou bem mais complicado.

As mães que não são brancas, são solteiras, ou não têm educação universitária são mais propensas a ter filhos com problemas de saúde e de desenvolvimento. Elas também são mais propensas a conceber no primeiro semestre do ano.

Isso torna difícil separar os efeitos socioeconômicos dos efeitos sazonais, ou seja, das estações do ano.

Currie e Schwandt, então, adotaram uma abordagem diferente para enfrentar a questão: eles analisaram apenas irmãos. Como nascem da mesma mãe, isso elimina o fator socioeconômico e permite a comparação dos nascimentos entre as estações.

Mês das noivas, não dos bebês

No estudo, feito no hemisfério norte, Maio é a época menos favorável para engravidar, concluíram os pesquisadores.

Os bebês concebidos em Maio (e, portanto, que nascem no meio do inverno) têm uma chance 13% maior de nascerem prematuros, têm peso abaixo da média e seu tempo de gestação é de quase uma semana abaixo da média.

Como o baixo peso ao nascer e a prematuridade tem sido associado a diversos problemas de saúde - sistema imunológico mais fraco, visão e audição piores e desenvolvimento cognitivo mais lento -, essa variação pode ajudar a explicar as diferenças na vida adulta, afirmam os pesquisadores.

Como o estudo foi feito para o hemisfério norte, é de presumir que os resultados devam ser invertidos para o Brasil, onde as estações são opostas.

Mas esta é apenas uma suposição, e considera que os efeitos registrados devem-se à temperatura, umidade e outras condições climáticas. Se o efeito é realmente invertido, somente uma análise similar no hemisfério sul poderá revelar.

Como Maio está no meio da primavera no hemisfério norte, se a inversão for verdadeira, as conclusões valeriam para concepções no mês Novembro no hemisfério sul, com os bebês nascendo no meio do inverno.

Com informações da Science