quinta-feira, 15 de agosto de 2013

20 melhores exercícios para perder peso

Natação, corrida, ciclismo e caminhada são algumas das opções

Perder peso é o desejo de quase todas as mulheres que estão (ou consideram estar) com uns quilinhos a mais. Porém, a tarefa nem sempre é fácil. Emagrecer exige disciplina e persistência. Uma boa alimentação é a base de tudo, mas não é segredo para ninguém que as atividades físicas podem dar uma forcinha nesta batalha contra a balança!

De acordo com Leandro Galende, bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o procedimento mais indicado para provocar impacto positivo no controle de peso corporal é praticar os chamados exercícios aeróbicos, com esforços de média a longa duração, de caráter dinâmico, em ritmo constante e de intensidade moderada. “Neste sentido, a caminhada, a corrida, o ciclismo e a natação são grandes aliados para as mulheres que desejam reduzir a quantidade de gordura corporal”, destaca.

Abaixo você confere uma lista com essas e outras atividades excelentes para perder peso:

1. Corrida
A corrida é uma modalidade de exercício físico muito conveniente aos programas de controle de peso corporal, conforme explica Leandro Galende. “Uma das vantagens é a maior demanda energética para a prática da corrida, diminuindo, assim, o tempo para se alcançar os resultados desejados, se comparada a outras formas de exercício físico”, diz. Com a corrida, dependendo da intensidade, é possível gastar cerca de 500 calorias por hora.

2. Natação
A natação é, sem dúvida, um exercício ótimo para perder peso, especialmente no verão, quando as pessoas se sentem mais motivadas a ir às aulas que, além de tudo, refrescam. “A natação traz como fator positivo a flutuabilidade que, no meio aquático, reduz a sobrecarga articular. Como a água oferece mais resistência do que o ar, a natação ainda provoca um bom ganho na massa muscular”, destaca Leandro Galende. É possível gastar até 800 calorias em uma hora de aula.

3. Ciclismo
O ciclismo pode ser praticado de forma tradicional ou em bicicletas indoor, destaca Leandro. “Nesse tipo de atividade, a sobrecarga imposta nas articulações de sustentação do peso corporal é mínima, minimizando o risco de lesão”, diz o profissional. Andar de bicicleta ao ar livre é, além de tudo, uma ótima opção de lazer. E a boa notícia é que, dependendo da intensidade em que se pedala, é possível queimar de 500 a 1000 calorias por hora.

4. Spinning
Ainda dentro da proposta de pedalar, as aulas de Spinning, realizadas hoje na maioria das academias de todo o Brasil, são ótimas para quem quer perder peso. “Um lado positivo das aulas de bike indoor é o fato do aluno poder ter o controle de carga e intensidade ajustado às suas necessidades”, destaca Leandro Galende.

5. Caminhada
Embora algumas pessoas duvidem, a caminhada é, sim, uma grande aliada para pessoas que querem perder peso. “A caminhada é recomendada para as mulheres que procuram sair do sedentarismo ou para aquelas com excessiva quantidade de peso corporal e que não toleram esforços físicos mais intensos. Por gerar menor impacto articular, diminui o risco de lesões”, diz o profissional Leandro.
Se for feita de forma moderada (não muito devagar), pode proporcionar um gasto de, aproximadamente, 350 calorias por hora.

6. Step
O step é uma atividade aeróbica que se utiliza de uma plataforma (chamada step; em português, degrau), na qual a praticante pode fazer diversos movimentos, de modo geral, subindo e descendo dela. O exercício tonifica especialmente as pernas, quadris e bumbum. Pode queimar até 800 calorias em uma hora, dependendo do ritmo da atividade.

7. Tênis
É um esporte que, além de queimar calorias, ajuda a tonificar coxas e pernas. Exige movimentos rápidos, bastante atenção e ainda proporciona socialização entre os jogadores. Pode queimar até 800 calorias por hora.

8. Elíptico
O Elíptico pode ser definido como um simulador de caminhadas sem impacto, mas, além de proporcionar movimentação das pernas, o aparelho possui braços que podem proporcionar um trabalho de membros superiores simultaneamente aos inferiores. Com o Elíptico, fica a seu critério a intensidade do exercício, assim, é possível alcançar um treino com grande ganho de resistência e alto índice de queima calórica (até 600 calorias por hora).

9. Remo
O remo é uma excelente maneira de tonificar os braços e, também, uma atividade muito prazerosa. Queima até 600 calorias por hora, melhora a postura, alivia o estresse e aumenta massa muscular. Pode ser feito em locais abertos ou simplesmente com a máquina de remo na academia.

10. Dança
Talvez essa seja uma das maneiras mais divertidas de se perder peso. A dança trabalha com todo o corpo e ajuda a aliviar e/ou evitar o estresse. Mas atenção, a atividade deve ser feita por pelo menos uma hora, em ritmo intenso (nada de enrolação!). Assim é possível queimar entre 600 e 800 calorias.

11. DVD de exercício
Assistindo e seguindo corretamente as instruções de um DVD de exercícios físicos é possível queimar cerca de 300 calorias em uma hora. O lado positivo da atividade é que pode ser feita no conforto do lar.

12. Andar a cavalo
Não é todo mundo que tem um cavalo à disposição. Mas andar a cavalo uma vez por semana é uma boa maneira de se manter em forma e também de fazer um passeio agradável, observando a natureza. A atividade pode proporcionar o gasto de mais de 200 calorias por hora, além de ajudar na tonificação do bumbum, abdômen e coxas.

13. Jump
As aulas de Jump (em que a praticante pula/dança sobre uma cama elástica) têm feito muito sucesso nas academias, inclusive pelo alto gasto calórico que proporcionam. Em uma hora de atividade é possível queimar de 300 a 600 calorias, dependendo do ritmo das coreografias.

14. Zumba
Esta é uma atividade recente que têm feito muito sucesso entre as mulheres que querem perder peso ou, simplesmente, gostam de se exercitar. A aula de Zumba mistura diversos movimentos e ritmos, tornando-se uma atividade prazerosa e que pode queimar cerca de 500 calorias por hora.

15. Lutas
As lutas, como Boxe, Muay thai e Jiu jtisu, já se tornaram febre na maioria das academias. Além de promoveram algo gasto calórico (cerca de 600 calorias por hora), ajudam a definir o corpo e a aliviar o estresse.

16. Ioga
O alongamento é bom para o corpo e para a alma. O que pouca gente sabe é que praticar Ioga também pode ajudar as pessoas que querem perder peso! Além de melhorar a flexibilidade, diminuir dores musculares, é possível queimar cerca de 180 calorias por hora nessas aulas.

17. Futebol
Jogar futebol, ainda que informalmente, é uma maneira maravilhosa de queimar calorias (cerca de 400 por hora) e, logo, perder peso.

18. Musculação
As atividades de força feitas na academia, associadas a exercícios aeróbicos, são essenciais para perder peso, além de aumentarem a massa magra e modelarem todo o corpo da mulher.

19. Jardinagem
Pouca gente sabe, mas cuidar do jardim pode queimar cerca de 200 calorias por hora. Mas é preciso se proteger do sol e se manter hidratada, tomando muita água!

20. Limpar a casa
Que tal unir o útil ao agradável? Limpando a casa você pode gastar cerca de 200 calorias por hora. Para dar um ânimo a mais à atividade, faça uma seleção de músicas agradáveis e dance enquanto varre, tira o pó etc. A tarefa tende a se tornar mais divertida.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/20-melhores-exercicios-para-perder-peso/ - Por Tais Romanelli - Foto: Thinkstock

Um comentário: