segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dez dicas para prevenir o câncer

O câncer é uma doença que, anualmente, mata milhares de brasileiros. Contudo, a grande maioria dos tumores pode ser evitada através da adoção de hábitos de vida saudáveis e atenção à saúde. Confira dez dicas de como se prevenir do câncer:

1ª – Evite o tabagismo. O cigarro libera cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas pelos fumantes e não fumantes.

2ª – Alimentação saudável é fundamental. Mantenha uma dieta rica em frutas, legumes, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, queijo branco, e evitar alimentos industrializados, gordurosos, enlatados ou excesso de sal.

3ª – Faça atividade física. Apenas 30 minutos de atividade física, leve ou moderada, já ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer. Pequenas mudanças, como trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, caminhar, dançar e fazer atividades domésticas são boas maneiras de começar a se movimentar.

4ª – Homens entre 50 e 70 anos devem ser orientados sobre a necessidade de investigar o risco de câncer de próstata, especialmente se tiverem histórico familiar da doença.

5ª – Mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar o exame preventivo ginecológico (papanicolau) anualmente. Essa é a melhor forma de identificar precocemente o risco de câncer do colo do útero.

6ª – O exame clínico das mamas, através da mamografia ou ultrassonografia, deve ser realizado anualmente por mulheres com mais de 40 anos. Pessoas que têm casos de câncer de mama na família devem começar a triagem a partir dos 35 anos.

7º – Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, ou, no mínimo, ter seu consumo limitado. Homens não devem ingerir mais do que duas doses diário, enquanto que as mulheres não devem ultrapassar uma dose, o que corresponde a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.

8ª – Pessoas com 50 anos ou mais devem realizar, anualmente, o exame para detecção de sangue oculto nas fezes.

9ª – É fundamental proteger-se do sol. Evite a exposição prolongada entre às 10h e 16h, e use sempre proteção adequada: chapéu, barracas, protetores solares e óculos escuros.

10ª – Cuidar dos dentes também é uma forma de prevenir o câncer. A higienização correta dos dentes e da língua, através do uso de fio dental e da escovação, bem como consultar um dentista regularmente ajudam na prevenção de tumores na boca e garganta.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário