Calorias na prática
Uma medida tão simples quanto mostrar quanto
exercício é necessário para queimar as calorias de um refrigerante é suficiente
para diminuir o consumo das bebidas adocicadas por adolescentes.
Os adolescentes que viam cartazes explicando a
quantidade de quilômetros que precisariam caminhar para queimar as calorias de
uma lata de refrigerante mostraram-se mais propensos a sair da loja com uma
bebida com um número inferior de calorias, com uma bebida menor ou com uma
bebida mais saudável, como um suco.
Melhor do que isso, o acompanhamento dos voluntários
mostrou que as novas escolhas mais saudáveis persistiram semanas depois que os
cartazes foram retirados.
O experimento foi realizado pela equipe de Pesquisas
em Saúde Pública da Dra. Sara Bleich, da Universidade Johns Hopkins, nos
Estados Unidos.
Traduzindo calorias em quilômetros
Os pesquisadores concluíram que simplesmente mostrar
quantas calorias cada produto tem não é suficiente para quebrar os maus hábitos
alimentares - traduzir essas medidas em quilômetros a andar é mais eficaz.
"As pessoas realmente não entendem o que
significa dizer que uma lata de refrigerante normal tem 250 calorias,"
comenta a Dra. Bleich. "Se você for dar às pessoas informações sobre
calorias, provavelmente há uma maneira melhor de fazer isso.
"O que a nossa pesquisa revelou é que, quando
você explica calorias de uma forma facilmente compreensível, como quantos
quilômetros de caminhada são necessários para queimá-las, você pode incentivar
a mudança de comportamento."
Os cartazes comparavam os refrigerantes com bebidas energéticas e
com suco de frutas - cada lata de bebida adocicada contendo 250 calorias tem o
equivalente a 16 colheres de chá de açúcar, o que exige 50 minutos de corrida
ou 8,5 km de caminhada para serem queimadas.
Adolescentes conscientes
Os pesquisadores observaram 3.098 compras feitas por
adolescentes com idades entre 12 e 18 anos e entrevistaram 25% deles depois de
saírem da loja.
Dos 35% que disseram ter visto os cartazes, 59% disseram
acreditar neles e 40% disse ter mudado sua compra em razão do alerta.
"Esta é uma maneira muito barata para que as
crianças com idade suficiente para tomar suas próprias decisões de compra bebam
menos bebidas adoçadas com açúcar, e a medida parece ser eficaz mesmo depois de
[os cartazes] serem removidos", diz Bleich.
Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=quantos-km-preciso-andar-queimar-esse-refrigerante&id=10166&nl=nlds - Imagem: Harvard School of Public Health]
Nenhum comentário:
Postar um comentário