sábado, 21 de fevereiro de 2015

4 segredos para ter sinal Wi-Fi na casa inteira

Se você mora em uma casa particularmente alta ou ampla, ou com um layout complicado, então você pode ter problemas com zonas mortas onde sua conexão de banda larga sem fio (mesmo de alta velocidade) simplesmente não pega direito.
A boa notícia é que existem maneiras de melhorar seu sinal Wi-Fi pela casa toda.

Por exemplo:

Atualize seu roteador

Algumas empresas são mais exigentes sobre instalar seu próprio hardware do que outras. Sua melhor aposta é a de verificar com o seu provedor de internet ou em um fórum de suporte e pedir uma lista de hardware compatível com sua conexão.
Em seguida, se você estiver propenso a gastar com isso, pode procurar por um roteador melhor para sua casa. O AC3200 Ultra Wi-Fi Router, da D-Link, por exemplo, é uma boa opção. Mas antes de abrir a carteira, verifique as especificações do seu roteador atual e veja quanta diferença um upgrade vai fazer.
Substituir as antenas do roteador é outra opção, embora muitos novos modelos tenham antenas internas. Se você tem um modelo com antenas externas, então você pode aumentar o sinal wireless usando antenas melhores ou mudando sua direção.

Mude a posição do roteador

Pode parecer óbvio, mas mover o roteador é uma das formas mais eficazes de melhorar o sinal do Wi-Fi. Lembre-se que a maioria dos roteadores lança o sinal em todas as direções ao mesmo tempo, portanto o ideal seria colocar seu dispositivo no meio de sua propriedade ou o mais próximo disso possível.
Paredes, piso, móveis, espelhos e objetos de metal todos têm um efeito negativo sobre o sinal, então faça alguns ajustes no design de sua casa, se necessário. Quanto mais recentes forem os laptops, tablets e smartphones usados para se conectar à internet, maior será a velocidade a longas distâncias.
Monitores de bebê, telefones sem fio e micro-ondas também podem causar interferência, e mudar o canal usado pelo seu roteador pode reduzir isso (procure ajuda no manual do seu roteador se não tiver certeza sobre como fazer isso). Muitos roteadores oferecem a opção de usar bandas 5GHz ou 2,4 GHz; a primeira tem mais canais e menos chance de interferência, mas o alcance do sinal não vai tão longe.
Pode valer a pena uma atualização de firmware também. Se houver um software mais recente disponível para o seu modelo de roteador, isso pode fazer uma diferença significativa nas capacidades dele. Verifique com o fabricante do seu roteador ou seu provedor de serviços de internet para ver se há atualizações disponíveis.

Compartilhe Wi-Fi com os vizinhos

Se você está vive em casas com terraço ou apartamentos, por exemplo, pode ser uma boa ideia colocar o seu roteador no piso térreo e o do seu vizinho acima. É claro que há um elemento de confiança aqui – só funciona se você conhece bem seus vizinhos e se vocês dois tiverem uma conexão de banda larga rápida. Doar um pouco de sua banda larga pode ser um pequeno preço a pagar para ter um bom acesso à internet no quarto superior de sua casa. Trocar as senhas com seu vizinho pode dobrar as chances de ficar online sem nenhum custo extra.
Só não se esqueça de manter o controle sobre o que a casa alheia pode acessar em sua rede doméstica. As configurações de rede em seu computador permitem que você restrinja o que compartilha com outras pessoas.

Invista em um repetidor

Repetidores são aparelhos que fazem exatamente o que seu nome sugere: repetem o sinal original a uma distância maior (mas geralmente perdem velocidade ao longo do caminho).
Também é possível adquirir um adaptador powerline, também chamado de kit powerline, dispositivos que utilizam a fiação elétrica de sua casa para fazer o trabalho de transferência de bytes a partir de/para seu roteador. Das duas opções, o kit powerline é definitivamente a melhor – e também a mais cara.
Você ainda pode usar um antigo roteador em conjunto com algum software de código aberto para fazer o mesmo trabalho que um repetidor.
Para simples navegação na web, um repetidor deve dar. Já se você está assistindo ou baixando vídeos HD pesados, por exemplo, o kit powerline é mais recomendável. Como é normalmente o caso, pagar extra por equipamentos de qualidade (marcas com melhores avaliações) vai valer a pena a longo prazo.
Antes de escolher algum hardware, no entanto, você vai precisar fazer uma pesquisa com base na configuração que você tem em casa e o que você é capaz de fazer com ela. [Gizmodo]

Um comentário:

  1. Minha nossa são dicas simples que vão me ajudar e muito, muito obrigado por compartilhar.http://www.saudeumdesafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir