sábado, 28 de novembro de 2015

7 alimentos que podem prejudicar a saúde da sua boca

Nossa saúde bucal pode revelar muito de nossos hábitos e vícios. Não se trata só de escovar os dentes após uma sobremesa açucarada ou antes de uma entrevista de emprego pela manhã. Nossa boca pode nos manter saudáveis ou doentes, pois as bactérias bucais não ficam restritas somente aos dentes e gengivas. Transitam por todo o organismo e, dependendo do seu sistema imunológico, podem produzir doença em várias outras partes do nosso organismo.

Alimentos açucarados como as frutas secas deixam o pH da boca mais ácido, propício ao desenvolvimento de bactérias que provocam as cáries.

Café não só contribui para um sorriso amarelado e manchado, como deixa os dentes mais pegajosos facilitando o acúmulo de resíduos de comida nas superfícies.

Sucos e molhos industrializados possuem corantes que, assim como o café, podem provocar manchas e desmineralização dos dentes. Além do alto teor de açúcar na composição.

O ácido dos refrigerantes corrói os dentes, deixando-os ainda mais vulneráveis à ação dos açúcares.

O álcool diminui a produção de saliva, responsável por remover partículas de alimentos e proporcionar uma proteção contra o ácido dos doces. A pele da boca é muito delicada e o álcool é corrosivo para as gengivas, bochechas e pele.

Os carboidratos refinados tendem a causar fermentação, produzindo ácido lático, que também desmineraliza os dentes.

Frutas cítricas, como limão, laranja e mexerica devem ser consumidas com moderação por conta da acidez. O truque de usar canudo para tomar seus sucos pode reduzir um pouco o contato da bebida com o esmalte do dente.


Um comentário:

  1. Olá, sou Neidson e venho aqui lhe fazer um convite para participar do mais novo agregador de conteúdos da web.
    É o solinks.tk. Cadastre-se conosco e aumente consideravelmente seu tráfego. Trazendo muito mais visitas e rendimentos para seu blog/site.
    Cadastre-se e boa sorte!
    http://solinks.tk/

    ResponderExcluir