sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Sintomas de virose: quais são, o que significam, como tratar

Veja os principais sintomas das viroses, que variam conforme seu tipo

O que é virose
Virose é uma infecção provocada por algum tipo de vírus, como sugere o próprio nome, e que afeta o sistema imunológico do paciente afetado.

Assim, em teoria, doenças como gripe, dengue e até mesmo a infecção por HIV poderiam ser consideradas viroses. Porém, na prática, os médicos costumam se referir a viroses quando lidam com infecções do trato respiratório ou gastrointestinal .

Ainda, a referência à micose é dada por infecções que duram um tempo determinado, em geral com sinais e sintomas brandos e provável evolução para a cura, sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.

Com essa classificação tão abrangente, existem diversos tipos de sintomas que caracterizam viroses, que normalmente variam conforme o tipo de vírus e as regiões do corpo que eles costumam afetar. Podemos dividir as viroses em dois grupos: as viroses gastrointestinais e as respiratórias.

Sintomas de virose gastrointestinal
Diarreia
Vômito
Febre
Dor abdominal
Inchaço dos gânglios
As viroses gastrointestinais são muitos comuns no verão e costumam atacar o sistema digestivo e tem como principal sintoma a diarreia, que pode durar de três a sete dias.

Sintomas de virose respiratória
Febre baixa
Congestão nasal
Corrimento nasal claro como água
Garganta irritada e com dor
Espirros
Dores no corpo
Dor de cabeça
Inchaço dos gânglios.
As viroses respiratórias normalmente são causadas pelos vírus da gripe (influenza) e também os vírus que causam resfriados comuns. Elas normalmente causam sintomas clássicos do sistema respiratório.

Sintomas de viroses específicas
Doenças como a dengue, febre chikungunya, Zika vírus, malária e febre amarela também são viroses e costumam ter sintomas específicos que ajudam a diferenciá-las de outras doenças causadas por vírus, como:

Manchas na pele, em caso de dengue e Zika vírus
Dores fortes nas articulações, como na febre chikungunya e febre Mayaro
Calafrios e ligeira rigidez na nuca, comuns na malária
Pele amarelada (icterícia) e hemorragias, característicos da febre amarela

Quanto tempo pode durar uma virose?
As viroses costumam ser autolimitadas, ou seja, têm sintomas que duram um período curto de tempo e se curam espontaneamente, entre 5 e 10 dias.

Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações.

Como saber se é uma virose?
O diagnóstico de uma virose é feito com base no exame clínico dos sintomas e histórico do paciente e pedidos de exames conforme as suspeitas do médico.

Algumas viroses podem ter seu agente causador identificado pela sorologia específica, mas nem todas elas possuem esse tipo de exame.

Normalmente, quando o paciente é diagnosticado com uma virose, o hemograma mostra um aumento nos linfócitos (glóbulos brancos que atuam na defesa do organismo).

Como curar uma virose mais rápido?
O tratamento das viroses normalmente consiste em tratar e minimizar seus sintomas, já que existem poucos medicamentos para os vírus em si. O tratamento dos sintomas envolve remédios para redução da febre e melhora da dor, além de orientações gerais de saúde.

No entanto, cuidados em casa podem ajudar no prognóstico e aliviar os sintomas mais rapidamente. São eles:

Hidratação constante
Repouso
Alimentação saudável e leve
Uso dos medicamentos indicados pelo médico
Evitar locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, etc.
Evitar compartilhar talheres e copos com outras pessoas
Em casos de pessoas com diarreia, é importante a reidratação com soro caseiro.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/25228-sintomas-de-virose - Escrito por Nathalie Ayres – Foto UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário