sábado, 24 de outubro de 2020

5 alimentos que podem prejudicar a saúde bucal


Os alimentos são importantes para a saúde, mas alguns podem impactar a saúde bucal; veja quais são e como cuidar

 

Aquela frase "você é o que come" também é verdadeira quando se trata de saúde bucal. Geralmente, esse ditado está associado a alimentação saudável, ao benefício que os nutrientes trazem para a saúde. Mas, as pessoas esquecem que essa também é a melhor forma de manter dentes, língua, gengiva e bochechas longe de problemas, uma vez que uma dieta pobre em nutrientes facilita o aparecimento de problemas bucais.

 

Além disso, existem, sim, alimentos que são mais prejudiciais para saúde bucal, pois facilitam o aparecimento de cárie, placa bacteriana e outros problemas. Mas também tem aqueles mais benéficos, como: as fibras, leite e derivados, água, além dos ricos em vitamina D, A e C. Confira a lista de alimentos para consumir com mais cuidado abaixo!

 

Alimentos açucarados: refrigerantes, balas, doces e demais alimentos ricos em açúcar são os principais responsáveis pelo aparecimento de cárie, uma doença infecciosa e transmissível, que causa desgaste nos dentes. Isso acontece porque ao entrar em contato com as bactérias bucais, o açúcar refinado altera o pH, causando a perda de mineral da superfície dos dentes (esmalte dentário) e favorecendo a cárie.

 

Cafeína: substância presente em refrigerantes, chocolates, chás e no próprio cafezinho, a cafeína, apesar de não afetar a estrutura bucal, pode ser maléfica para a estética, pois quando consumida em grandes quantidades deixa os dentes com um aspecto amarelado. Somam-se à cafeína, alimentos com molhos vermelhos, de coloração roxa e outros de forte pigmentação.

 

Alimentos ácidos: apesar da vitamina C ser benéfica para dentes, ossos e gengivas, é preciso atenção, isso porque os alimentos ricos nesse nutriente também são muito ácidos, caso da laranja e do abacaxi, por exemplo, causando a desmineralização do esmalte do dente quando ingeridos em excesso, deixando-o mais poroso.

 

Com excesso de gorduras: alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas contribuem para o sobrepeso que, por sua vez, aumentam o risco de doenças periodontais e cárie. Portanto, tente manter uma dieta equilibrada para evitar quadros como a gengivite, que é a inflamação da gengiva.

 

Ricos em farinha branca: aqui, a dica é trocar os alimentos ricos em farinha branca por aqueles integrais. A farinha branca, ao contrário dos grãos integrais, não é tão nutritiva e pode elevar o índice glicêmico, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças gengivais. Além disso, ao substituir a farinha branca por alimentos integrais, você estará consumindo mais fibras, que ajudam na auto limpeza dos dentes.

 

Como manter uma boa saúde bucal?

Para evitar as consequências ruins que esses alimentos podem causar à saúde bucal, a melhor indicação é manter bons hábitos diários, alimentícios e, claro, uma boa higienização bucal. Mas será que você realmente sabe como deve ser essa limpeza?

 

A recomendação é escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia. Dando prioridade aos momentos após as refeições e antes de dormir. Mas o primeiro cuidado começa aí: ao terminar suas refeições é preciso aguardar meia hora antes de iniciar a escovação ou realizar um bochecho com água caso queira fazer a higienização imediatamente.

Esse passo é importante quando temos a presença de ácidos na alimentação que podem acelerar o processo de perda de estrutura, dessa maneira, colaboramos para prevenir a perda mineral dos nossos dentes.

 

A partir daí, você deve utilizar o fio dental. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, este item é indispensável, pois ele remove os restos de alimentos de espaços que a escova não alcança, reduzindo as chances do aparecimento e endurecimento de placa bacteriana, que pode se transformar em tártaro.

 

Já para a escovação de dentes e língua, opte por um creme dental como o Colgate Total 12 Anti-Tártaro, que tem fórmula avançada e antibacteriana, contando com micropartículas que promovem até 40% menos tártaro*. E para potencializar a higienização, o ideal é investir por um enxague bucal. O produto prolonga a ação do creme dental e no caso do enxaguante bucal da linha Colgate Total 12 Anti-Tártaro, a proteção contra bactérias é ainda maior.

 

Lembre-se ainda de visitar o dentista ao menos duas vezes por ano para fazer um check-up da sua saúde bucal.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/36838-5-alimentos-que-podem-prejudicar-a-saude-bucal?utm_source=news_mv&utm_medium=MS&utm_campaign=8758930 - Escrito por Informe Publicitário - Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário