Nos dias atuais, as maiores dificuldades dos pais e educadores são impor limites e disciplina as crianças pelas mudanças que ocorreram na educação dos filhos de tempos atrás até o presente.
Algumas
décadas atrás, bastava o professor olhar firme para um aluno que ele logo
entendia que estava fazendo algo de errado e deveria mudar seu comportamento.
Além disso, o professor também podia aplicar algum castigo para educá-lo. Hoje,
os professores podem fazer caretas, falar e gritar que os alunos não
lhe dão atenção, e aplicar castigos não corresponde à educação moderna.
Antigamente,
a situação financeira dos pais em sua maioria não era boa e eles não davam tudo
o que os filhos pediam. Eles tinham mais a atenção e tempo dos pais,
principalmente da mãe que não trabalhava e contribuía eficazmente na educação
dos mesmos, colocando algumas regras de comportamento e castigos quando
necessários. As crianças tinham tempo certo para estudar, brincar, comer,
dormir, etc.
Hoje, em
virtude da jornada de trabalho, os pais, deixam de participar da vida dos
filhos durante o dia e tentam compensá-los com bens materiais e sem fazer
cobranças nas tarefas cotidianas. Não existem limites para as crianças em
relação ao tempo de ver televisão, jogar videogame, à hora de ir dormir, de
ficar na internet, do que comer e do presente que quer ganhar; dando a entender
que elas podem fazer tudo e quando querem.
As
crianças precisam desde cedo ter regras, tanto no sentido do que é permitido
fazer quanto do que não é, do que é certo e do que não é, aprender a restringir
certas vontades, aceitar que existe uma hora para cada atividade e a de trocar
uma coisa por outra. Alguns fatores contribuem para a falta de limites em
crianças como o excesso de tolerância, a falta de punição no momento adequado e
a falta de coerência na ação dos pais. Os pais precisam compreender que dar
limites não é ser mau, e sim dar-lhe proteção e cuidado, que tem a hora de
dizer sim e também de dizer não. Segundo o ponto de vista educacional, permitir
tudo ou não permitir nada são hábitos igualmente nocivos ao comportamento da
criança.
Aí é que
entra a escola, a qual acaba arcando com a responsabilidade de dar limites às crianças,
e de forma especial, os professores das primeiras séries do ensino fundamental
que além de ensinar os conteúdos de sua série, têm de desdobrar-se em
psicólogos, “tios” e conselheiros para entender e ajudar os alunos com
problemas comportamentais.
Os
limites da criança devem ser dados através de disciplina e o esporte pode
colaborar ensinando valores que serão úteis em sua formação educacional como:
respeitar as regras, adversários, colegas e professores; que ela depende dos
colegas para obter bons resultados; aprender a ganhar e perder; ter
responsabilidade com os horários de treinamento; que deve estudar mais para
compensar as horas usadas nos treinos e se alimentar corretamente e em horários
estabelecidos.
O
esporte será um grande aliado dos pais e da escola na difícil tarefa de educar
a criança, pois para isso é preciso paciência, dedicação, perseverança,
responsabilidade e amor do educador para o educando. As crianças tornar-se-ão
adolescentes e adultos responsáveis, compreensivos e agradecidos pelas
cobranças e bons exemplos recebidos na sua infância de seus pais e educadores.
Como
afirmou Pitágoras, “Educai as crianças de hoje e não será preciso punir os
homens de amanhã”.
Por Professor
José Costa
Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.
1 Coríntios 16:14
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