quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Estudo mostra o que faz um relacionamento ser bem-sucedido


Pesquisa com quase 12 mil casais revela os aspectos que fazem a relação ser bem-sucedida

 

Saber qual é a chave para um relacionamento de sucesso é o desejo de muitos casais. E, ao que tudo indica, um estudo elaborado por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, parece ter encontrado os fatores que influenciam para uma relação promissora.

 

Publicada na edição de agosto da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), a pesquisa analisou quase 12 mil casais (foram exatos 11.196 pares), a partir da reunião de informações sobre os participantes coletadas em 43 bancos de dados de 29 laboratórios diferentes.

 

Como ter um relacionamento de sucesso

Segundo o levantamento publicado na PNAS, os milhares de casais estudados foram questionados sobre possíveis indicadores que interferem no relacionamento em que eles estão e quais fatores eles levam em conta para que a relação seja bem-sucedida.

 

Para a pesquisa, os cientistas removeram fatores como amor, paixão, confiança, intimidade e também, a título de um possível pedido de revisão do trabalho, indicadores como afeto, apreciação, conflito, empatia, investimento, percepção de resposta do parceiro, motivos de sacrifício e satisfação nas relações sexuais.

 

"Independentemente de quais variáveis são retidas como potenciais preditores, as análises produzem resultados altamente semelhantes", disseram os pesquisadores. De acordo com os gráficos ilustrados pela pesquisa, as características individuais que levam à construção de um relacionamento de sucesso foram:

 

Orientação comunal

Crença no destino

Controle pessoal

Foco em prevenir coisas

Foco em promover coisas

 

Quanto às características de uma relação bem-sucedida, os destaques foram a ambivalência, evitar o apego, necessidade de autodeterminação, força comunal e comunicação.

 

Fórmula do relacionamento perfeito?

Não existe uma cartilha ou uma fórmula que consiga definir o que é um relacionamento ideal. Na publicação do estudo, os pesquisadores lembram que, apesar dos apontamentos, é importante ressaltar que diferenças individuais e as informações relatadas pelos casais não têm efeito preditivos - ou seja, não são garantia de sucesso absoluto.

 

"Essas descobertas implicam que a soma de todas as diferenças individuais e experiências do parceiro exercem sua influência na qualidade do relacionamento, por meio das próprias experiências específicas de relacionamento de uma pessoa", dizem os pesquisadores.

 

Isso corrobora para uma das principais conclusões do estudo: embora tenham seu papel nessa "receita" conjugal, as características individuais não são tão decisivas para determinar o sucesso de um relacionamento. O ponto mais importante nesta equação, segundo a pesquisa, é a convicção sobre o comprometimento do outro na relação.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/noticias/36768-estudo-mostra-o-que-faz-um-relacionamento-ser-bem-sucedido - Escrito por Redação Minha Vida – foto newsrondonia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário